topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 887 - 25/11/2013 a 01/12/2013
Arquivos do Correio
Terça, 03 de Dezembro de 2013
Recomendar

 


Mídia e oposição engrossam coro fiscalista pra encurralar governo

Paulo Passarinho

 

alt

 

Curiosamente, a despesa corrente que desequilibra as despesas públicas é o pagamento dos juros, jamais questionado pelos analistas vinculados à defesa do modelo macroeconômico defendido pelo sistema financeiro. É como se este tipo de despesa fosse “natural”, inquestionável. E seu motor é a taxa de administração da dívida pública, sempre igual ou superior à própria taxa Selic. Desse modo, por mais que “economizemos” recursos para a formação do superávit primário, vamos continuar a observar a elevação do endividamento público, com todas as manipulações interpretativas que temos visto.

 


 

‘Subsídios públicos para as concessões de aeroportos são excessivos’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Ao Correio, Pedro Azambuja concede entrevista do alto de suas quatro décadas de aviação, desde comandante até sindicalista, com um período na assessoria da presidência e superintendência da Infraero. Hoje, é consultor da ANAC e presta serviços a empresas que atuam no setor. Assim, oferece tanto a visão de maior interesse público como também privado. Considera o nível de subsídio, na casa de 80% ou 90%, um negócio arriscado, inclusive para a iniciativa privada. Além disso, Pedro mantém a preocupação com a saúde econômica da Infraero e, neste caso, traz uma revelação.

 


 

POLÍTICA

 

Bergogliomania e crise (3)

Osvaldo Coggiola

 

Uma carreira meteórica, garantida pelo favor de Karol Wojtila, que tinha reduzido o teólogo progressista Leonardo Boff e seus partidários ao silentium obsequiosum, e proclamado claramente que “a Igreja católica não é uma democracia”.

 


 

Petróleo, Diplomacia e Divisas Internacionais

Mauricio Metri

 

Porque o governo não se valeu do Artigo 12º e preferiu leiloar o Campo de Libra, a  política de exploração deste será determinada no âmbito do seu Comitê Operacional (Artigo 24º), composto pelo presidente da empresa pública e por um representante de cada uma das empresas consorciadas (Artigo 23º) - Petrobrás, a francesa Total, a anglo-holandesa Shell, e as chinesas CNPC e CNOOC. Qualquer iniciativa estratégica das autoridades brasileiras para uso do petróleo será objeto de disputas no âmbito do referido Comitê. Além desta perda de capacidade decisória, parte das receitas derivadas será remetida aos países de origem das empresas estrangeiras consorciadas.

 


 

Barafunda brasileira

Frei Betto

 

Aliados do governo acusam a grande mídia de conivência com a espetacularização do julgamento. Por que então o Planalto não dá andamento aos projetos de regulamentação e democratização da mídia? Por que não impede a formação de oligopólios?

 


 

Mensalão e (En)Cena(ção) Política

Renato Nucci Jr.

 

A voracidade em se mandar Dirceu e Genoíno para a cadeia é parte da luta desencadeada pela classe reinante organizada em torno do PSDB visando retomar o controle do aparelho de Estado em 2014. Com um governo dito de esquerda, que realiza um programa que não mexe nos interesses das frações hegemônicas da burguesia, a oposição de direita perdeu seu discurso. O único meio de retomar o controle dos aparelhos de Estado foi o de utilizar o discurso moralista, de forte traço udenista, do combate à corrupção.

 


 

Genoíno x Norambuena: a exceção e a regra

Celso Lungaretti

 

Estive duas vezes na Papuda visitando o Cesare Battisti e não discordo. Mas, se lá as condições são inadequadas para um enfermo, o tratamento que recebem os presos colocados sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em penitenciárias como a de presidente Bernardes, é infinitamente pior, até mesmo homicida, como bem ressaltou o professor Carlos Lungarzo, que há mais de três décadas atua na defesa dos direitos humanos em nosso continente.

 


 

Democracia e Totalitarismo

Gilvan Rocha

 

Se as circunstâncias nos impõem o dilema, democracia versus totalitarismo, não temos como vacilar. O inimigo maior é o totalitarismo e a democracia burguesa, no que pese seus claros e graves limites, se põe acima do repugnante nazifascismo ou do totalitarismo stalinista.

 


 

Olho espião

Frei Betto

 

Apenas uma nação tem conseguido driblar a espionagem estadunidense: Cuba. Isso tanto irrita a Casa Branca que, contrariando todos os princípios do Direito, mantém presos nos EUA os cinco heróis cubanos.

 


 

Classes e luta de classes: ainda as questões de análise

Wladimir Pomar

 

As sociedades urbanas e industriais resultaram de transformações profundas nas formas anteriores de produzir; novas relações de produção e, com isso, profunda transformação das antigas classes sociais em novas, embora nem todas as anteriores tenham sido extintas.

 


 

A República fede

Otto Filgueiras

 

Uns e outros se acusam de mensaleiros, de receber propina no esquema do Metrô, e outras mais. Ambos se defendem, dizem ser intriga de adversários, mas demonstram que há algo de pobre nesse outro lado do Equador.

 


 

SOCIAL

 

Ressonâncias de Aprendizagem na Ocupação-comunidade Dandara

Gilvander Luís Moreira

 

O território, ao ser ocupado em 9/4/2009, estava abandonado e não produzia nada. Hoje, em centenas de hortas nos quintais das mil casas de alvenaria já construídas, alimentos são produzidos e, conforme dizem alguns, “o que mais Dandara produz são pessoas

 


 

Conjuntura Indigenista: governo investe na desmobilização dos povos

Cleber César Buzatto

 

O governo federal dá sinais cada vez mais evidentes de que comanda as fileiras anti-indígenas na direção de dificultar e inviabilizar o reconhecimento e a demarcação das terras indígenas e de abrir caminho para acelerar a exploração das terras demarcadas.

 


 

INTERNACIONAL

 

A ilegitimidade do novo golpe-fraude em Honduras

Mario Ardón Mejía

 

Esperamos que o povo hondurenho e seus organizadores possam portar-se à altura das circunstâncias e conduzir o país a uma saída que venha a reverter um processo eleitoral fraudulento, o qual tem sido conduzido com a maior irresponsabilidade.

 


 

Pobre mercenário: por que o Uruguai retira suas tropas do Haiti?

Fernando Moyano, de Montevidéu para o Correio da Cidadania

 

A pesada implicação do aparato militar nas “missões” traz um acelerado desgaste: os custos são cada vez maiores e os lucros menores. O “prestígio internacional” resultou em enorme desprestígio pelos vícios militares, agravados por sua condição muito mais parasitária. O Uruguai ficou exposto na vitrine haitiana. A saída do Haiti é uma medida de prudência, antes que sobrevenham males maiores. Um recuo imposto pelo setor mais lúcido da burocracia da Frente Ampla, vencendo resistências internas.

 


 

Equador: a opção pela dependência

Elaine Tavares

 

Alegando que o país tem imensas riquezas minerais que necessitam ser exploradas para que as gentes possam ascender a bons níveis de consumo, o governo vem passando por cima daquilo que foi a pedra fundamental da nova Constituição: a vontade popular.

 


 

O lobby está perdendo

Luiz Eça

 

Até mesmo o falcão Harry Reid pensa na possibilidade de acabar nem apresentando o projeto das novas sanções ao Irã... Mas, não se enganem, os congressistas do Israel, first são muitos e bem organizados. E é certo que Netanyahu vai fazer muitas denúncias de supostas descobertas de infrações e burlas dos iranianos. No entanto, a aprovação do acordo preliminar já foi um acontecimento altamente significativo.

 


 

Líbia implodiu a democracia criada com a “guerra humanitária” da OTAN

Achille Lollo, de Roma para o Correio da Cidadania

 

Os generais do Pentágono descobriram que na Líbia os EUA estão repetindo o mesmo erro que o governo Bush cometeu no Afeganistão com os Taleban e Osama Bin Laden. Quer dizer: os emissários de Hillary Clinton  usaram  muita leviandade e dólares para cooptar as lideranças dos grupos do fundamentalismo islâmico (jihadistas, salafitas, irmandade muçulmana  e outro radicais sunitas), para mover uma “guerra santa” contra Kadafi e seu exército.

 


 

ECONOMIA

 

Energia nuclear: falsa solução para um falso problema

Heitor Scalambrini Costa

 

O vale tudo e a insanidade predominam. Chegam à raia da desonestidade científica e intelectual ao afirmarem que “as usinas nucleares não oferecem risco à população”. Mentem descaradamente associando eventos que estão ligados à questão da gestão do setor elétrico, à falta de investimentos e de manutenção das redes, e mesmo à incompetência dos gestores do sistema elétrico nacional.

 


 

 

Recomendar
Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates