topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 882 - 21/10/2013 a 27/10/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 28 de Outubro de 2013
Recomendar

 

 

‘O patrimônio público está sendo entregue aos grupos econômicos, sem contrapartida e compromisso’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Na segunda parte da entrevista com Ildo Sauer, o Correio discute a direção que o governo tem dado para outras áreas essenciais da infraestrutura. “Interessante lembrar que a candidata Rousseff dizia: ‘é um crime privatizar o pré-sal e a Petrobras’. Pois ela está fazendo as duas coisas: quebrando a Petrobras e privatizando o pré-sal. E privatizando energia, porque é mais fácil para o empresário ter direito de consumir energia do que ser dono das usinas”, alerta, apontando ao sacrifício imposto a Furnas e Chesf, que preservou os lucros dos empresários.

 


 

‘No maior campo de petróleo já descoberto do mundo, Dilma conseguiu anular até os avanços de Lula’

Valéria Nader, Da Redação

 

alt

 

De um lado, o governo; de outro, a oposição; e, em meio a eles, a mídia privatista. Todos juntos têm produzido uma avalanche de informações absolutamente desencontradas. Uma guerrilha comercial e pré-eleitoral, onde cada um levanta dados e faz análises de acordo com seus próprios interesses. Mas o que realmente aconteceu no dia 21 de outubro de 2013, com o primeiro leilão do pré-sal? É para responder a esta pergunta que, novamente, o Correio conversou com o engenheiro e atual vice da Associação de Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira.

 


 

‘Governo tucano e reitoria terão que aprender a negociar com movimentos estudantis na USP’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Em meio a protestos com maior visibilidade nacional, a USP voltou a ser posta de manifesto, após a decisão do movimento estudantil em ocupar a reitoria, em moldes diferentes da tentativa de 2011, na qual os estudantes se dividiram até o fim sobre a atitude, quando uma violenta operação policial acabou sumariamente com o movimento. Dessa vez, talvez por conta de novos ventos, os pedidos de reintegração de posse da reitoria foram negados pela justiça. O Correio da Cidadania conversou com a advogada Luisa D’Avola, uma das porta-vozes do DCE uspiano.

 


 

POLÍTICA

 

Quem é o Brasil?

Gilvan Rocha

 

Constantemente, ouvimos dizer: o Brasil cresceu; o Brasil parou; a dívida do Brasil tem se mantido alta; os interesses do Brasil têm que ser preservados; as terras do Brasil são férteis; e por aí vão, referências e mais referências ao Brasil, como se se tratasse de uma figura que reúne todos nós.

 


 

O desafio de fazer valer o Estatuto da Juventude

Sérgio Botton Barcellos e Maciel Cover

 

O executivo e o legislativo, ao aprová-lo às pressas, demonstraram certo “analfabetismo político funcional”. Organizações e movimentos da juventude reivindicavam um estatuto que garantisse direitos, não uma carta de intenções que tirasse.

 


 

Eleição 2014 e religião

Frei Betto

 

Na campanha presidencial de 2014, veremos reprisar o que tanto afetou a de 2010: o fator religioso. O aborto e outros temas ligados aos direitos reprodutivos e à sexualidade são apenas o biombo que encobre algo muito mais ameaçador: o fundamentalismo religioso como força política.

 


 

O Leilão do Pré-sal e o Sistema Internacional

Mauricio Metri

 

Levando em conta esse contexto geral, a impressão que fica é que o Brasil acabou por criar um problema onde não havia. Trouxe para dentro do processo de exploração do campo de Libra empresas cujos históricos de atuação internacional não lhes conferem prestígio e cujos respectivos Estados nacionais de origem dispõem de um arsenal militar e um poder desproporcional ao brasileiro.

 


 

Classes e luta de classes: feudalismo

Wladimir Pomar


Olhando-se com atenção, o feudalismo constituiu uma formação social e política conflituosa, não apenas em sua origem, mas também em seu desenvolvimento.

 


 

Bloqueio a Cuba

Gilvan Rocha

 

Quando se viu Cuba, através de seu governo monocrático, fazer algum apelo dirigido aos trabalhadores da América do Norte? Por que esses trabalhadores não impediram que se desse o bloqueio a Cuba?


 

Vandalismo e minhocas

Plínio Gentil

 

É didático lembrar que o capital é também muito violento. Pra falar só do varejo, veja-se o caso de um banco, com seus juros contra o cliente, os pacotes de produtos inúteis que este é forçado a comprar

 


 

SOCIAL

 

‘A questão pedagógica está no foco dos professores e é até maior que a salarial’

Gabriel Brito, da Redação

 

Um embate entre governos de plantão e suas políticas de Estado mínimo e uma categoria que não só defende salários melhores como discute o modelo de educação. Em parceria com a Central3, conversamos com Ivanete Silva, do Sindicato dos Professores do Rio (Sepe).

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos e Síria – o estranhamento nos anos 60

Virgilio Arraes

 

Após o assassínio de Kennedy, em novembro de 1963, a política externa estadunidense adquiriu nova forma. A rivalidade sovieto-americana passou a refletir-se com mais intensidade na composição das alianças. Na visão da Casa Branca, três países durante a década de 60 estiveram mais próximos do Kremlin: Egito, Síria e Iraque. Os ânimos acirrar-se-iam mais ainda depois da Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.

 


 

ECONOMIA

 

A polêmica sobre Libra

Paulo Passarinho

 

Os custos de produção do consórcio responsável pelo campo são ressarcidos em petróleo e, desse modo, o que o consórcio é obrigado a partilhar com a União é apenas a parte restante do óleo, que representa o que seria o “lucro líquido”, em petróleo, da produção. Importante de destacar, também, que os royalties a serem recolhidos pelo consórcio serão em dinheiro e esse valor estará igualmente incluído como custo de produção.

 


 

Libra: Day After

Paulo Metri

 

O PIG e o PIP não falaram sobre a existência da alternativa de o campo de Libra, friso bem “campo”, posto não ser um reles bloco exploratório, dever ser entregue à Petrobras para 100% dos rendimentos, assim como 100% do petróleo produzido pertencerem ao governo brasileiro. O PIG e o PIP boicotaram esta alternativa. 99,9% dos brasileiros não souberam da sua existência.

 


 

Petróleo: a história se repete

Heitor Scalambrini Costa

 

Mais uma vez a presidente Dilma decidiu imitar FHC, pois, além de privatizar o petróleo, chama o exército contra aqueles que denunciam o entreguismo, como o tucano fez em 1995. Além disso, alimenta a judicialização e a criminalização por parte da mídia.

 


 

CULTURA

 

Depois de 1848, nada novo (1)

Frank Svensson


O caráter anti-cognitivo histórico, divergente do materialismo histórico, visa negar o desenvolvimento justo da sociedade. É avesso a considerar o fator trabalho como principal categoria do conhecimento histórico.

 


 

Biógrafos e biografados

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Hoje, tudo que era para ser público – terra, água, ar, florestas, rodovias, saúde etc. – tornou-se privado. E tudo que era para ser privado – intimidade das pessoas, sua vida sexual particular, sua vida familiar etc. – tem que ser público.

 


 

VÍDEO

 

A mineração protagoniza uma das mais violentas devastações da nossa história

 


 

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates