topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 881 - 14/10/2013 a 20/10/2013
Arquivos do Correio
Terça, 22 de Outubro de 2013
Recomendar

 

 

 

‘Governo está promovendo, com o pré-sal, a maior privatização e entrega da história’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O Correio entrevistou o engenheiro Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras no mandato de Lula, em uma conversa que teve início pelo leilão do pré-sal – do qual os atuais mandatários parecem que não vão arredar pé, a despeito de tantos clamores em contrário. “Esse hibridismo do projeto fernandista com o projeto lulista/dilmista coloca um contexto no qual o governo, agora, promove o leilão parcial do petróleo já encontrado, coisa que nenhum país do mundo faz. Vender petróleo já descoberto, em leilão, sem quantificar exatamente seu valor, é uma inovação estarrecedora”.

 


 

EDITORIAL

 

Libra e Dilma

 

A semana do dia 21 de outubro pode marcar um momento histórico. Aquele onde se terá registrado a maior privatização da história do Brasil. Agora, no setor do petróleo.

 


 

POLÍTICA

 

Ação Popular contra o Leilão de Libra

 

O Correio publica o protocolo da ação popular com pedido de liminar para sustar o leilão de Libra, já subscrita por diversas personalidades, dentre elas, o engenheiro Ildo Sauer e o jurista Fábio Konder Comparato. Ação ajuizada nas cidades de São Paulo, Curitiba e Brasília, tendo como autores Roberto Requião, Fábio Konder Comparato, Samuel Pinheiro Guimarães, Carlos Lessa, Fernando Siqueira, João Moraes, Paulo Metri, João Pedro Stédile e outros.

 


 

15 de outubro de 2013, São Paulo: a “batalha da algema”

Alceu Luis Castilho

 

O mesmo lúmpen intelectual que se jubila com o vídeo de um bandido sendo baleado, irresponsavelmente turbinado pelos meios de comunicação, é quem dá aval a esse tipo de política do atordoamento, essa estética do gás lacrimogêneo.

 


 

A recente afronta aos direitos e à vida dos povos indígenas e quilombolas no Brasil

Sérgio Botton Barcellos e Patrícia dos Santos Pinheiro

 

Nessa situação política e social, na qual os direitos sociais são sistematicamente violados, percebe-se que os governos direcionam sua ação política para assegurar a "governabilidade", que não dá conta da diversidade identitária do Brasil.

 


 

Jogo do poder

Frei Betto

 

A eleição de 2014 está fadada a se reduzir a uma competição de caciques políticos. Nos bastidores, as coligações, de olho em maior tempo de TV, serão armadas à base de promessas na distribuição dos ministérios, caixa 2, loteamento de cargos.

 


 

O leilão do pré-sal: a privatização na América do Sul e o modelo chinês

Wladmir Coelho

 

O povo brasileiro, ao apoiar em 1953 a fundação da Petrobras, pretendia proporcionar ao país exatamente o controle do bem econômico petróleo, entendendo seu emprego como fundamental para o desenvolvimento nacional. A propaganda oficial, em apoio ao leilão do petróleo, oferece um mundo de conquistas; todavia, não passa de ilusões habilmente construídas a partir da manipulação da história, confundindo a população com promessas de royalties para este ou aquele setor.

 


 

Vargas, Petrobras e o campo de Libra

Léo de Almeida Neves

 

Na sua Carta-Testamento, deixada ao povo brasileiro na manhã fatídica de 24 de agosto de 1954, quando dilacerou com um tiro seu próprio coração, Getulio Vargas disse: “tentei criar a potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás e, mal esta começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma”.

 


 

Classes e luta de classes: patriarcado e escravismo

Wladimir Pomar

 

Foi, em geral, a luta de classes entre os homens livres pobres e a aristocracia proprietária que promoveu experiências como a fugaz democracia grega (que não incluiu os escravos) e a vasta propriedade camponesa chinesa.

 


 

SOCIAL

 

Plebiscito Popular

Frei Marcos Sassatelli

 

Ante a recusa do Congresso Nacional em aceitar um Plebiscito legal, conforme estabelece a Constituição Federal, para decidir sobre sua convocação, os movimentos sociais deliberaram realizar um Plebiscito Popular por uma Assembleia Nacional Constituinte, exclusiva e soberana.

 


 

INTERNACIONAL

 

Chile: é tempo de se fazer memória

Grupo de São Paulo

 

Aintegridade, a postura política e a coragem de Salvador Allende, bem como a tragédia chilena, têm conteúdo forte. Levam à reflexão. Podem e devem inspirar as forças políticas em gestação no seio da juventude.

 


 

ECONOMIA

 

Paradoxos

Paulo Passarinho

 

Foi dada a largada da corrida eleitoral para o cargo de gerente da colônia Brasil. Dilma, Marina, Campos e Aécio procuram nesses últimos dias sinalizar posições simpáticas à comunidade financeira, representada pelos bancos e multinacionais.

 


 

Um dia da caça, outro do caçador

Paulo Metri

 

O Serviço de Inteligência brasileiro mostrou que é tão bom quanto a NSA, CIA e Agência canadense, pois conseguiu interceptar o que estava sendo interceptado por elas. Tratava-se de um correio eletrônico, cujo conteúdo, já traduzido para o português, é mostrado a seguir.

 


 

A entrega do Campo de Libra

Heitor Scalambrini Costa

 

A área de exploração do Campo de Libra é um reservatório totalmente conhecido, delimitado e estimado em seu potencial de reservas em barris. Ou seja, esta área não é um bloco onde a empresa petrolífera irá “procurar petróleo”. Em resumo: um negócio excelente para estas empresas, e péssimo para o país! Por que a política nacional do petróleo, a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), é contrária aos interesses nacionais e dirigida a favor das transnacionais estrangeiras de petróleo?

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte, Marina e os Black Blocs

Rodolfo Salm

 

Marina sempre foi uma decepção para aqueles que tinham esperanças na luta contra a barragem. Basicamente, ela nunca disse abertamente que as hidrelétricas não são alternativa sustentável. Agora, se eu pudesse, eu mesmo ajudaria a quebrar, a reduzir a pedacinhos o paredão de concreto armado que destruirá as praias e os ecossistemas de corredeiras da Volta Grande do Xingu. Bárbara mesmo é a construção dessa barragem, “na lei ou na marra”, como definiu o Lula em 2010 na época do leilão da obra.

 


 

CULTURA

 

Frankfurt: escritor mostrou o Brasil real

Celso Lungaretti

 

É uma peça exemplar, antológica, que reproduzo quase na íntegra, poupando os leitores de algumas passagens que, até por serem dispensáveis, tirariam o impacto do principal: o raio-X de um país profundamente injusto e desumano.

 


 

A ORDEM NA MÍDIA

 

‘A internet é a mesma revolução da prensa de Gutenberg’

Gabriel Brito, da Redação

 

‘Estamos num processo de extinção massiva do papel. O número de grandes jornais impressos vai cair muito rapidamente nos próximos poucos anos’(...) ‘Junho marcou o fim simbólico da mídia. Ela não é mais a mediadora da comunicação. O modelo está em implosão. Com o tempo, as redes sociais serão o caminho’.

 


 

 

Recomendar
Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates