topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
São eles incompetentes? Imprimir E-mail
Escrito por Gilvan Rocha   
Sábado, 17 de Agosto de 2013
Recomendar

 

 

Há poucos anos, um certo intelectual “marxista-leninista-trotskista” veio a público com um artigo intitulado: “Elite Burra”. Não dizia se se tratava da elite do futebol ou do jogo do bicho. Porém, como uma certa esquerda, em consonância com a academia, tem substituído a palavra burguesia por elite, passamos a considerar que o autor, quando se referia à elite, estava falando da burguesia.

 

É necessário termos em consideração que a classe burguesa, nascida no seio do feudalismo, soube tanger os seus interesses com competência e habilidade. A sua primeira vitória deu-se quando, em aliança com o rei, conseguiu que fosse implantado o absolutismo que punha fim ao poder fracionado da nobreza e servia ao progresso da prática mercantil. Foi no capitalismo mercantilista que se deram os grandes descobrimentos marítimos, que enriqueceram a burguesia ligada a esses interesses.

 

Por sua vez, a burguesia, através de talentosos teóricos, elaborou um projeto para uma nova ordem econômica social. Esses teóricos, conhecidos como os “iluministas”, levaram à frente uma concepção de sociedade em contraposição à exaurida sociedade feudal. De posse de um projeto, a burguesia soube conspirar e estabelecer aliança política com os trabalhadores servis e o proletariado emergente, para levar  avante suas insurreições vitoriosas. Conquistado o poder político, a burguesia tratou de consolidar esse poder, o que fez com bastante competência.

 

Instalado e universalizado o capitalismo, ele se desenvolveu em ritmo acelerado, desaguando em sua fase superior, o imperialismo, quando então foram criadas as condições objetivas para o advento de uma nova ordem econômica e social.

 

Em sua fase imperialista, o novo sistema socioeconômico, entrou em processo de exaustão e, hoje, atravessa sucessivas crises de caráter econômico, financeiro e social. A burguesia, através de seus políticos, mostra uma inequívoca competência em manter a nau capitalista flutuando, apesar das tormentas, enquanto goza de inegável hegemonia política.

 

Quem, portanto, é incompetente? Uma burguesia que cumpriu e cumpre o seu papel histórico, ou uma determinada esquerda, claramente expressiva, que só acumulou e acumula derrotas? É preciso refletirmos, com todo rigor, sobre esse questionamento e evitar resmungos ou falsos triunfalismos.

 

Gilvan Rocha é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos – CAEP.

Blog: www.gilvanrocha.blogspot.com

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates