topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 870 - 29/07/2013 a 04/08/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 05 de Agosto de 2013
Recomendar

 


‘Em vez da sexualidade, a Igreja deveria priorizar os problemas de justiça social’

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O papa Francisco passou pelo Brasil, suscitando debates sobre as questões mais urgentes na relação Igreja-fiéis. Em entrevista ao Correio da Cidadania, Regina Soares Jurkewicz, da organização feminista Católicas pelo Direito de Decidir, analisa as nuances do novo papado e as ideias até aqui transmitidas nos primeiros dias. “Em princípio, ainda percebemos um conservadorismo, que se fortalece com a presença de um papa carismático. Porque ele é diferente do Ratzinger, que propunha uma visão da Igreja que só condena”, afirmou. Além disso, Regina não mostra satisfação a respeito de suas posições sobre questões da esfera moral e também do papel das mulheres dentro da Igreja.

 


 

‘Os dirigentes do PT estão de um lado e a presidente de outro. E isso é muito grave’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Após ultrapassar uma década no poder central, começam a ser feitos os primeiros balanços históricos do PT enquanto partido do poder, potencializados pelas eleições internas de novembro, repletas de chapas e teses que simbolizam uma forte disputa pela hegemonia interna.Em meio a tal reordenamento partidário e à crise política ensejada pelas vigorosas manifestações de junho, o Correio da Cidadania entrevistou a cientista política e professora aposentada da USP Maria Victoria Benevides, uma histórica militante do Partido dos Trabalhadores, que mostrou grande apreensão com o atual momento do partido e principalmente a situação de isolamento em que se encontra a presidente Dilma.

 


 

EDITORIAL

 

Socorro, o piloto sumiu!

 

A incapacidade de mudar uma peça de seu inexpressivo ministério para ajustá-lo às novas exigências da conjuntura revela sua absoluta impotência para enfrentar a guerra civil que tomou conta do PT – dividido em seis chapas que se digladiam pelo controle da sigla – e a conspiração permanente de sua base aliada.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Porto Alegre e as mobilizações de junho

Maurício Borges

 

A relação do PT e de seus governos com as massas nunca mais será a mesma. Quem corre contra o tempo agora são os governos e os partidos do social-liberalismo ou da direita tradicional. Quanto mais perto das eleições mais evidentes ficam suas possibilidades de fracasso

 


 

POLÍTICA

 

Francisco na “Cidade Maravilhosa”: seu populismo conservador permitirá o milagre de reverter a crise da Igreja?

Roberto Ramírez, de Buenos Aires para o Correio da Cidadania

 

Os cardeais foram astutos ao designar um papa sul-americano: Bergoglio repete em nível eclesiástico o clássico repertório teatral do político latino-americano populista de direita. Insistimos: estamos diante de um “clássico” da política latino-americana.

 


 

‘Nós temos muitos dados e provas para colocar todo o esquema do propinoduto abaixo’

Gabriel Brito e Paulo Silva Junior, da Redação

 

“São fatos que certamente fortalecem muito as lutas. Vamos reforçar o assunto do propinoduto, exigir soluções e a devolução do dinheiro aos cofres públicos, que ajudariam muito a resolver alguns problemas que aguentamos há muito tempo”, disse ao Correio da Cidadania o vice-presidente do Sindicato dos Metroviários, Sergio Renato Magalhães, em mais uma entrevista realizada junto da Webrádio Central3. Já sobre o dia nacional de mobilizações, no último dia 11, ressaltou sua importância, mas destacou que as centrais têm a tarefa de preparar mobilizações e greves maiores, no caso, visando o dia 30 de agosto, data da nova jornada.

 


 

O papa Francisco no Brasil

Waldemar Rossi

 

Nosso povo não precisa tanto de bispos professores de elevada instrução. A Igreja precisa de “pastores”, profundamente evangelizados, mas comprometidos com a pastoral social, com o povo. Sem isto, mudanças serão retardadas ou, pior, poderão provocar novo retrocesso.

 


 

“Cura gay”, modesta contribuição

Frei Betto

 

Saiba, Feliciano, que Alan Chambers, ex-presidente da associação Exodus International, destinada a curar gays, declarou em junho deste ano que também é gay, pediu perdão pelos sofrimentos causados a homossexuais e fechou a entidade.

 


 

Quem mudará: a igreja ou os jovens?

Frei Betto

 

A Igreja, para atrair jovens, deve renovar sua postura nesse mundo globalizado, pós-moderno, do século XXI. Para isso basta aplicar as decisões do Concilio Vaticano II e valorizar o protagonismo dos leigos, sobretudo dos jovens, na missão evangelizadora.

 


 

SOCIAL

 

Onde está Amarildo? Onde estão os “desaparecidos”?

Fábio Alves Araújo

 

Acabo de realizar uma pesquisa acadêmica sobre o desaparecimento forçado de pessoas. Encontrei vários casos similares. São muitos os Amarildos desaparecidos na região metropolitana do Rio de Janeiro. Cada favela, periferia, subúrbio, tem suas histórias de pessoas desaparecidas. Seria interessante construir uma geografia ou cartografia dos desaparecimentos.

 


 

INTERNACIONAL

 

Sob a vigilância atenta da NSA e do FBI

Amy Goodman

 

Estamos a poucas semanas do quinquagésimo aniversário da Marcha Sobre Washington pelo Trabalho e a Liberdade, data em que se comemora a passeata histórica na qual Martin Luther King Jr. pronunciou o famoso discurso intitulado de ‘Eu Tenho um Sonho’ (I have a dream). Enquanto essa data se aproxima, é importante recordar até que ponto King estava na mira do aparelho de espionagem interno do governo.

 


 

A Europa entra em ação contra os assentamentos

Luiz Eça

 

Neste mês, a Europa passou das palavras à ação, vibrando um duro golpe nos assentamentos israelenses na Palestina. Determinou sua exclusão nos acordos entre a Europa e Israel, em qualquer área: econômica, esportiva, acadêmica, científica e cultural.

 


 

Desenvolvimento ou Semi-colônia? Acordo YPF-Chevron

Adolfo Pérez Esquivel

 

Quando o governo argentino expropriou 51% da empresa Repsol, da Espanha, falou da nacionalização do petróleo e da recuperação da soberania; no entanto, agora, assinou contrato com a empresa estadunidense Chevron, oferecendo-lhes vantagens inéditas.

 


 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates