topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 864 - 17/06/2013 a 24/06/2013
Arquivos do Correio
Qui, 27 de Junho de 2013
Recomendar

 


‘Não há problemas técnicos nem financeiros pra implantar a Tarifa Zero’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Após provocar uma semana de históricas convulsões sociais que continuam chacoalhando o país, o Movimento Passe Livre obteve sua primeira vitória em praticamente dez anos de luta contra os preços e reajustes das tarifas do transporte coletivo. Para analisar o assunto, que seguirá em foco, o Correio da Cidadania entrevistou Lucio Gregori, ex-secretário de transportes de Luiza Erundina e um dos precursores do projeto Tarifa Zero. Talvez em sua principal afirmativa, escancara um impressionante detalhe que continua despercebido: a Lei de Mobilidade Urbana, sancionada pela presidente Dilma.

 


 

A Copa do Mundo já começou

Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

As manifestações prosseguem em todo o Brasil, agora adquirindo abrangência entre localidades menores, ao lado das grandes capitais. Também está aos olhos de todos uma reviravolta nos discursos de autoridades governamentais e nas abordagens da grande imprensa. Mas não há como se impressionar muito e comemorar esta que parece ser uma mudança de tom ou postura, seja de governantes, seja de sua Armada de Branca Leone, a imprensa. Há, pelo contrário, de se manter postura atenta para a leitura de entrelinhas, que agora serão o sinal mais evidente das investidas que poderão ser lançadas contra a cidadania.

 


 

EDITORIAL

 

17 de junho de 2013

 

Palavras de ordem como ‘Da copa abrimos mão, queremos saúde e educação’, ‘Era um país muito engraçado, não tinha escola, só tinha estádio`, dentre tantas outras, surgem como um dos elementos simbólicos que apontam para uma visão ampla da conjuntura e para o enriquecimento da pauta política. O que indica um profundo golpe nos projetos dominantes de poder de governos e partidos, aí incluídos  indistintamente PSDB e PT.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Os seis dias que abalaram o Brasil

Otto Filgueiras


Os jovens do MPL sabem que o modo de produção socialista ainda não conseguiu se concretizar em nenhum lugar do mundo, mas dizem que mulheres e homens precisam sonhar, com a condição de acreditar nos seus sonhos.

 


 

Ladeira acima e ladeira abaixo

D. Demétrio Valentini

 

O povo não se satisfaz com pequenas vantagens que a economia possa lhe dar. E um governo não pode se limitar a garantir o crescimento econômico. Temos necessidade de horizontes mais amplos.

 


 

A massa rompeu o silêncio

Vandique Magalhães


Revestida de certa imunidade à manipulação pelo poder e também à mistificação pelo futebol e ao espetáculo, a massa “silenciosa” tem muito a nos dizer e a nos ensinar.

 


 

Todos sob controle

Frei Betto

 

Eis a consagração do Estado Policial, capaz de controlar todos os seus cidadãos. O medo do terrorismo doméstico faz com que, hoje, 56% dos estadunidenses apoiem a vigilância telefônica e eletrônica da população.

 


 

A hora e a vez da rua

Plínio de A. Sampaio Jr.

 

Ao insistir que os recursos para financiar a redução das tarifas seriam retirados de outras áreas sociais, a essência do pleito dos manifestantes – inverter o critério de prioridade cristalizado na Lei de Responsabilidade Fiscal e liberar a política fiscal dos imperativos dos grupos parasitários que controlam o orçamento público – continuou olimpicamente ignorado por Haddad. Não entenderam o brado das ruas. A população não foi às ruas apenas por 0,20 centavos. Ela luta por uma mudança nos supostos da política fiscal.

 


 

E Agora?

Paulo Passarinho

 

A realidade dos protestos mostra não somente insatisfações difusas. Mostra revolta, ódio contra décadas de embromação, mentiras e falsidades de toda ordem. Mas há um claro sentimento de vingança no ar. Chegou a hora de cobrar responsabilidades. Lula e Dilma, como os presidentes pós-2002, devem explicações: quais foram as razões para, sendo vitoriosos eleitoralmente, terem capitulado politicamente e assumido as ideias dos derrotados nas urnas?

 


 

Financiamento eleitoral esdrúxulo dá nisso

Otaviano Helene

 

As recentes manifestações de rua mostram, com clareza, que o sistema de representação política está em frangalhos. Muitas coisas combinadas explicam isso e, certamente, o sistema de financiamento eleitoral privado é uma delas.

 


 

As maiorias sociais saíram às ruas. E elas, às vezes, assustam

Eduardo d´Albergaria

 

Estamos diante de um processo complexo e cheio de contradições. A direita também está disputando o movimento para fazer com que ele tenha sua cara. Mas, no Brasil, os partidos de direita se desintegraram (na medida em que o governo petista lhes roubou o programa) e sua principal voz de representação é a mídia corporativa – que desistiu de criminalizar as manifestações e agora disputa de forma muito habilidosa os rumos das mobilizações.  A ideia é transformar as pautas das manifestações em algo tão genérico para que se possa esvaziá-las de qualquer conteúdo efetivo para uma mudança estrutural.

 


 

O lugar da política

Murilo Gaspardo


Não estaria o Estado brasileiro historicamente apropriado por interesses privados, que não se restringem aos dos políticos e burocratas? Quanto custa uma campanha eleitoral? Não estaria a política dominada pelo dinheiro?

 


 

A redução da tarifa e os trabalhadores

Jorge Luiz Souto Maior

 

O momento, agora, na perspectiva dos trabalhadores e dos movimentos sociais, é de explicitar, sem medo, toda essa conjuntura, que se tentou mascarar pela fórmula da negação do conhecimento sobre o que estava acontecendo, para que fique registrado que os problemas sociais ainda persistem e que, portanto, a mobilização ainda tem razão de ser, sobretudo para que nenhum ajuste de preservação de poder, como forma de superação do momento de crise, seja feito de modo a, novamente, prejudicar os trabalhadores.

 


 

Não deixem abaixar as bandeiras vermelhas

Valério Arcary

 

O que aconteceu em São Paulo, no Rio de Janeiro e Salvador foi diferente, e muito, muito mais grave. Foi parecido com o Cairo, onde a Irmandade Muçulmana tentou impedir a esquerda de se apresentar publicamente.

 


 

Insatisfação latente

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Num primeiro momento há certo contentamento com políticas de compensação social, mas ele não dura eternamente. Depois de satisfeitas certas necessidades básicas, a população sai em busca da cidadania plena.

 


 

Dilma, a Copa e a Hora do Pesadelo

Demetrio Cherobini

 

O sonho secreto das forças políticas que comandam o Estado brasileiro há décadas é precisamente este: uma conciliação ampla e irrestrita entre trabalhadores e capitalistas.

 


 

A direita espreita “nossas” marchas ou as maiorias entraram em movimento?

Eduardo d’Albergaria

 

E nosso papel não é salvar a democracia representativa, mas, propor formas mais radicais de democracia. Só de se colocarem em marcha, essas pessoas já estão fazendo política. E elas precisam ser avisadas disso.

 


 

Protestos

Henrique Carneiro

Mais do que pela tarifa, foi o rechaço à violência da polícia que indignou o povo brasileiro! O movimento precisa avançar para um conteúdo programático mais profundo que permita a ampliação para os movimentos sociais.

 


 

A repressão policial não é conjuntural, é estrutural. Pela desmilitarização da polícia e da política!

Givanildo Manoel

 

Somos controlados pela polícia política do governo petista, que prendeu as lideranças dos protestos que ocorriam contra os crimes da Copa. Também somos vigiados pela polícia política do governo tucano, que agrediu e encarcerou manifestantes.

 


 

Brasil em convulsão: politizar as manifestações e unir a vanguarda

Milton Pinheiro

 

O papel dos lutadores sociais, neste momento, é fomentar de forma mais ampla possível a politização da luta, através das demandas massacradas pelo esgarçamento social patrocinado pelo capital.

 


 

Porque eu gosto das segundas-feiras

Marcelo Badaró Mattos

 

E como cresceria o movimento se sindicatos e centrais convocassem seus filiados para pararem o trabalho e engrossarem as próximas manifestações. E se sem-tetos, sem-terras, atingidos pelo megaeventos, cercados pelos caveirões e UPPs, cerrassem fileiras.

 


 

O povo voltou às ruas, Lamu!

Wladimir Pomar

 

Ao contrário do que proclamam os governos, os reajustes dos preços dos transportes são uma herança indexada dos anos 1990, cujo acumulado nos últimos anos é muito superior à inflação.

 


 

Socializar os sonhos na maior arquibancada do Brasil

Bernardo Caprara

 

As pessoas que arriscam sua integridade física, que se abrem às críticas ocupando as ruas e manifestando os seus descontentamentos, podem ser vistas com inúmeras lentes. Não peço que cheguemos a um consenso.

 


 

Ocupar a Paulista! Por um transporte público de qualidade, gratuito e universal!

João Gabriel Vieira Bordin

 

E, então, o que nós todos temos a ver com a luta por um transporte público gratuito, de qualidade e universal? Ora, tudo! À exceção do punhado de empresários, investidores e políticos que ganham com o atual modelo privatista.

 


 

Sobre vândalos, antropófagos, canibais, tucanos, petistas e pessoas

Osvaldo Coggiola

 

Quem recebe salário mínimo em SP e utiliza ônibus e metrô para ir e retornar do trabalho tem um gasto que equivale a quase 27% de sua renda, e passa mais de três horas por dia em meios superlotados, um mês por ano.

 


 

ECONOMIA

 

A era das imposturas e o brado das ruas

Paulo Passarinho

 

Imposturas sustentadas pelas classes dominantes, por seus meios de comunicação e por um leque de partidos corrompidos pelo grande capital, parecem não se coadunarem com o grito das ruas.

 


 

CULTURA

 

Para onde vai o mundo? Para onde queremos ir?

José Carlos de Assis

 

Simplício era o cara mais distraído do mundo. Só se deu conta de que estava no meio da grande manifestação política, quando uma multidão, na Av. Paulista, começou a empurrá-lo de um lado para o outro.


 

19 de junho: 60 anos do assassinato do casal Rosemberg

Wilson Skorupski

 

O mito da superioridade da civilização anglo-saxônica estava em jogo. A verdade é o que menos importava: ninguém além deles teria a capacidade de fazer a bomba atômica, se o fizeram é porque a receita, o segredo, foi roubado.

 


 

VÍDEO

 

Breves registros de uma vitória histórica

Vídeo de Nei Santi Jr.

 

Breves imagens da semana que marcou de maneira triunfal a retomada das mobilizações de massa no Brasil, absolutamente acima de qualquer prognóstico que se tenha tido notícia.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 27 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates