topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

A massa rompeu o silêncio Imprimir E-mail
Escrito por Vandique Magalhães   
Sábado, 22 de Junho de 2013
Recomendar

 

 

A maioria silenciosa está falando. E o seu grito ecoa pelo país inteiro. Mas, em princípio, deixa muitos atônitos sem entender o que está acontecendo. Até os grandes jornais, veículos de comunicação e os seus respectivos articulistas não conseguem explicar o que está acontecendo nas ruas. A luta pela redução das tarifas de ônibus encabeçada pelo movimento do Passe Livre desencadeou uma lista de reivindicações difusas.

 

Nem mesmo a Copa das Confederações, talvez o único grande espetáculo capaz de atenuar o desejo de mudança expresso pela massa, segundo estudo “À Sombra das Maiorias Silenciosas” do sociólogo francês Jean Baudrillard, consegue calar a voz rouca das ruas. Aliás, a sonora vaia que a presidente Dilma Roussef levou durante a solenidade de abertura do evento no dia 15 de junho em Brasília talvez tenha sido o prenúncio de uma insatisfação generalizada que até então estava entalada na garganta do povo brasileiro.

 

As manifestações foram catalisadas pelo vigor dos jovens estudantes e ganharam corpo nas ruas do país. Sem partido, sem representantes e com um forte desejo de mudança, o movimento só foi surpreendido ora pela violência desmedida da polícia ou pela atuação de vândalos que não se contêm e nem tampouco entendem o que o país está protagonizando.

 

A passividade e a indiferença da massa deram lugar à espontaneidade quase selvagem e implosiva por meio de um grito incontido por mudanças. Agora, ela deixou de ser a “maioria silenciosa” para se tornar sujeito da história política do país.

 

Revestida de certa imunidade à manipulação pelo poder e também à mistificação pelo futebol e ao espetáculo, a massa “silenciosa” tem muito a nos dizer e a nos ensinar. Mas a sua grande vingança é saber que ninguém pode dizer que a representa. E as suas reivindicações são mesmo difusas.

 

Depois da eclosão desses movimentos resta agora as autoridades e a classe política brasileira recorrerem ao exame das suas próprias consciências para saber o que está errado e o que precisa ser mudado. E olha que a lista é grande: de corrupção à violência, saúde, educação, transporte público, transparência, ética, e por aí vai...

 

Uma lição todos já tiveram: a massa está mais viva do que nunca e pode a qualquer momento voltar a romper o silêncio para dizer em alto e bom som que as coisas não vão bem, como um vulcão que saiu do seu estado de dormência para projetar lavas quentes ao seu derredor e chamuscar principalmente os que teriam o papel de representá-las na esfera política, com uma atuação exemplar, buscando satisfazer as necessidades mais básicas da população em geral.

 

Esperamos, sinceramente, que esse comportamento crítico e de certa forma revolucionário possa se refletir nas urnas nas futuras eleições. De qualquer maneira, o grande recado está dado, pois o que uniu essa massa de insatisfeitos foi o desejo de mudança aliado a um recurso moderno que superou a capacidade de mobilização dos veículos de comunicação tradicionais: as mídias sociais.

 

Vandique Magalhães é jornalista. E-mail: vandiquemagalhaes(0)hotmail.com.br

Recomendar
Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates