topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 861 - 27/05/2013 a 02/06/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 03 de Junho de 2013
Recomendar

 

 

Proposta de ‘política afirmativa’ para ensino superior público paulista pode provocar mais exclusão

Lalo Watanabe Minto

 

alt

 

Pretende-se equalizar as desigualdades (étnicas ou socioeconômicas) de acesso ao ensino superior público criando formas diferenciadas de acesso para ensinos também diferenciados. Com isso, a proposta produz mais segmentação, correndo o risco de que as metas anunciadas resultem apenas em ampliações “estatísticas”. O que está em jogo com o Pimesp, portanto, não é apenas a implementação das cotas e políticas afirmativas – sobre as quais os movimentos sociais organizados que vêm debatendo o assunto teriam muito a contribuir se chamados a participar –, mas o futuro da própria universidade pública.

 

 


 

 

Anistia: carona para torturadores não!

Plínio Gentil


alt

 

Por meio de uma interpretação forçada, conservadora e visivelmente conciliadora da Lei da Anistia, tem-se inviabilizado a responsabilização criminal daqueles que, valendo-se das leis então vigentes, mas ultrapassando seus limites, cometeram, com violência, crimes contra pessoas presas. A preservação da memória, pela qual tanto se trabalha ultimamente, só se completa com a aplicação da sanção penal aos culpados. Nenhuma conciliação é possível em termos tão desiguais: de um lado, mortos e desaparecidos, de outro, os seus algozes, de óculos escuros e exalando arrogância, dando entrevistas como se nada devessem à nação brasileira.


 


 

EDITORIAL

 

Videla e Comissão da Verdade

 

Com o impacto da morte do ditador, na prisão, o governo Rousseff, através de José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, tranquilizou os criminosos de Estado brasileiros e as instituições que os apoiam, assegurando que não promoverá qualquer iniciativa para cassar a auto-anistia por eles promovida e referendada pelo STF, em 2010.

 


 

POLÍTICA

 

2014 é agora

Osvaldo Coggiola

 

A um ano e meio das eleições gerais, o governo de Dilma Rousseff possui um índice de aprovação na casa dos 65%, e intenção de voto da ordem dos 55% segundo as sondagens divulgadas. A sua reeleição parece mais garantida do que a do próprio Lula, seu fiador político, em 2006. O jogo parece já feito; a política brasileira se encaminharia para uma aparentemente interminável mesmice.

 


 

Partido e democracia interna

Frei Betto

 

O que Michels denunciou há 102 anos é praxe ainda hoje. A direção do partido é progressivamente ocupada por um seleto grupo profissionalizado que, a cada eleição, distribui entre si as diferentes funções.

 


 

Um velho debate

Wladimir Pomar

 

Se o governo continuar esperando o espírito animal das burguesias nativa e estrangeira com concessões públicas, benesses tributárias e outros manjares sem risco, talvez a sina da economia de serviços se torne realidade.

 


 

SOCIAL

 

Os recursos do Pré-Sal para a educação

Otaviano Helene

 

Se privatizarmos a totalidade do petróleo a ser explorado por meio de concessões e deixarmos que ele se esgote o mais rapidamente possível, os recursos destinados à educação poderiam chegar, no máximo, a cerca 0,15% do PIB nos anos iniciais, atingindo, após cerca de duas décadas, quando a atual reserva provada tiver sido esgotada, a alguma coisa entre 0,20% e 0,25% do PIB. Esse valor é, grosso modo, a vigésima parte do que falta para atingirmos os necessários 10% do PIB. O preço pago vale a pena?

 


 

Grilagem de terras no Barreiro em Belo Horizonte?

Gilvander Luís Moreira

 

Jogar 700 famílias nas ruas, em completo abandono social, e manter os terrenos nas mãos dos especuladores é inadmissível. Lutamos pelo resgate das terras do Vale do Jatobá, ilegalmente repassadas à iniciativa privada.

 


 

A força e a rebeldia da Revolta do Busão, em Natal

Robério Paulino

 

Com a forte repressão e uma campanha imunda da mídia patronal contra os manifestantes, até aqui, fim de maio, o aumento passou, ainda que haja uma liminar pedindo a sua suspensão, ainda não julgada. Mesmo temporariamente enfraquecido, o movimento segue nestes dias realizando novas manifestações.

 


 

INTERNACIONAL

 

Viagem a Detroit, a cidade fantasma

Marcello Musto

 

Um deserto habitado apenas por cães vadios, dependentes de drogas sem abrigo e outras pessoas marginalizadas na sociedade. Um dos exemplos mais impactantes da outra América.

 


 

Queima de carros na Suécia: o rei está nu

Marconi Souto, de Estocolmo para o Correio da Cidadania

 

Em 10 anos, a direita conseguiu vender quase todas as conquistas dos trabalhadores do pós-guerra ao capital de risco internacional. Como no reino da Suécia está proibida a indignação, são os filhos bastardos os únicos com coragem para dizer que o rei está nu.

 


 

As crianças palestinas apanham como gente grande

Luiz Eça

 

As informações do relatório da Unicef foram confirmadas por uma comissão formada por nove conceituados juristas ingleses, liderados por um ex-juiz da mais alta corte, sir Stephen Sadley

 


 

ECONOMIA

 

Libra: a gota de petróleo a transbordar o barril

Paulo Metri

 

A subserviência ao mercado do governo brasileiro, acoplada à traição de brasileiros representantes dos interesses de grupos estrangeiros, inova ao entregar campo e, não mais área, para busca de petróleo. Libra foi descoberto pela Petrobras e, já sendo um campo, pretende-se entregá-lo às empresas petrolíferas, usando a mesma visão da privatização, comum no governo FHC. Na questão da entrega da riqueza do petróleo, o PT e o PSDB são irmãos siameses.

 


 

CULTURA

 

Adeus a Georges Moustaki

Gregorio Carboni Maestri, de New York

 

Adeus companheiro Georges. Um Dia Foste Embora, tinha que ser. Obrigado. Nunca deixarei de te ouvir e de te cantar: "Adolescência" e... "Dire qu'il faudra mourir un jour".

 


 

 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates