topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 859 - 13/05/2013 a 19/05/2013
Arquivos do Correio
Terça, 21 de Maio de 2013
Recomendar

 

 

 

‘O Leilão do Petróleo é ilegítimo, deve ser anulado’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Seguindo sua triste saga colonial, o Brasil continua a viver ciclos de expansão econômica a partir da exploração desenfreada de matéria prima privilegiada. A seguir, o leitor pode conferir depoimentos de quatro diferentes especialistas do ramo, colaboradores freqüentes do Correio, concedidos especialmente ao jornal, denunciando a ilegitimidade do evento. Logo após os depoimentos, está uma ampla seleção de textos, da redação, de colunistas e de colaboradores, entre aqueles que o Correio vem corriqueiramente publicando ao longo dos últimos anos na análise do tema. Foram selecionados textos de 2010 até hoje, que estão separados por autor e em ordem decrescente no tempo.

 


 

‘É preciso criar espaço para uma candidatura programática e ideológica de esquerda’

Gabriel Brito e Valéria Nader, Da Redação

 

alt

 

Diante de uma política cada vez mais dominada por compadrios e acordos fisiológicos, sempre no viés eleitoreiro, o Correio da Cidadania inicia sequência de entrevistas com figuras relevantes, de dentro e fora da política parlamentar, do campo da esquerda, a fim de debater o atual momento político que vigora no país. Trata-se de lançar um olhar mais aprofundado para as eleições gerais de 2014, já mobilizadora de boa parte das energias dos grandes partidos e também da mídia. Em entrevista, o deputado federal do PSOL Ivan Valente faz uma primeira análise das movimentações já percebidas e das possibilidades que se anunciam.

 


 

EDITORIAL

 

Uma PEC contra o povo

 

Os deputados contrários à proposta não são poucos, mas não há segurança de que sejam suficientes.A intervenção do Promotor de Justiça no inquérito policial destinado à apuração de crime constitui determinação constitucional. Isto é essencial para que os crimes sejam julgados pelo Poder Judiciário.

 


 

POLÍTICA

 

Médicos cubanos no Brasil?

Frei Betto

 

O prestigioso New England Journal of Medicine elogiou a medicina cubana, que alcança as maiores taxas de vacinação do mundo, “porque o sistema não foi projetado para a escolha do consumidor ou iniciativas individuais”.

 


 

Beatos

Gilvan Rocha

 

Os crimes da Igreja Católica, do Islã, do stalinismo, não seriam possíveis sem a participação dos beatos, sempre dispostos a qualquer sacrifício para levar a cabo os seus credos.

 


 

Ainda sobre os monopólios

Wladimir Pomar

 

Será preciso construir algumas empresas estatais de porte monopolista que não só disputem os mercados com as outras empresas monopolistas, mas também dediquem atenção e recursos ao desenvolvimento das empresas nacionais de porte médio e pequeno.

 


 

Navegar é preciso

Frei Betto

 

Seria importante descolonizar a cabeça dos brasileiros de classes média e rica. Em vez de levar filhos e netos à Disneylândia, incutindo-lhes o consumismo, melhor e mais sábio seria trazê-los à floresta amazônica, ao Pantanal, à Chapada dos Veadeiros.

 


 

SOCIAL

 

A educação no balcão de negócios do senhor Haddad

Danilo Chaves Nakamura

 

Os professores já estarão cumprindo um papel decisivo nessa greve, caso consigam desativar o discurso do consenso político desse governo “educador”, que apenas reproduz uma política educativa sem projeto, objetivos ou conteúdos

 


 

A privatização da dor

Otto Filgueiras

 

Antes bandeira corajosa de deputados do PCdoB contrários a utilização de hospitais públicos pelos planos privados de saúde, agora troca de supostas influências de médicos comunistas de logotipo por votos nas eleições burguesas.

 


 

Massacre de Felisburgo: o que não pode ser esquecido

Gilvander Luís Moreira

 

Procurador de Justiça do MP-MG, Afonso Henrique de Miranda, alerta: “não estou trabalhando com a possibilidade de Chafik ser inocentado. Trabalho com provas, e temos suficientes”. Será feita justiça?

 


 

Os novos ataques ao SUS: serão definitivos?

Nelson Corrêa Viana

 

Vislumbramos um desmonte final do Sistema – mais do que está desmontado – e que “vem sendo negociado a portas fechadas, em encontros da presidente Dilma Rousseff com donos de planos de saúde".

 

 


 

INTERNACIONAL

 

Atentado na Turquia deve fortalecer Assad

Luiz Eça

 

Tudo indica que com o atentado na Turquia, os rebeldes deram um tiro no pé. Sua responsabilidade será possivelmente provada, embora os EUA e seus aliados procurem panos quentes no assunto. Com o prestígio dos rebeldes baixando, em face dos affairs das armas químicas e do atentado a bomba, Assad tende a crescer.

 

 


 

ECONOMIA

 

A defesa do óbvio

Paulo Passarinho

 

A verdade, nua e crua, é que voltamos a ficar – tal e qual na República Velha – extremamente subordinados às ondas de expansão do comércio internacional e aos humores dos financistas mundiais. São evidentes os imensos riscos que essa opção encarna. Contudo, assim como a euforia que marcou o país no período de 1994 a 1998 se desfez, parece que agora as ilusões daqueles que defenderam a ideia de um neodesenvolvimentismo não se sustentarão.

 


 

Brasil leiloado

Adriano Benayon

 

Para que doar um recurso valioso e estratégico, depauperando as reservas (mineral não dá duas safras), em troca de royalties de apenas 1/10 das receitas da exportação declarada pelas transnacionais? Que motivos, pois, afora abissal incompetência e/ou extrema corrupção, fariam as “autoridades responsáveis” presentear as empresas estrangeiras com 90% das receitas?  Trata-se de negócio ou de negociata?

 


 

Setor elétrico: reclamar melhora o serviço?

Heitor Scalambrini Costa

 

Reclamações têm aumentado nos últimos anos e os serviços pioram. Todavia é plenamente justificada a pouca procura aos órgãos de controle e fiscalização. Pelo descrédito de tais órgãos.

 


 

Especulação fundiária (urbana e rural) e dependência externa constrangem o desenvolvimento

Guilherme C. Delgado

 

Os desafios que estão postos não são fatalidades, mas constrangimentos estratégicos de caráter estrutural e essencialmente políticos. Mas será que governo e oposição leem a situação dessa forma? Ou continuam apostando no jogo de cartas marcadas?

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Mudanças Climáticas Globais e Leilões do Petróleo no Brasil - Parte I: A quem interessam. A quem não

Alexandre Araujo Costa

 

A histeria dos negadores das mudanças climáticas e outros radicais anti-ambientalistas que ladram contra um suposto “governo global” se torna mais e mais ridícula quando fica claro que o necessário é uma gigantesca luta para desbancar o governo global realmente existente.

 


 

CULTURA

 

Faleceu um homem de partido: Valdomiro Jambeiro

Milton Pinheiro

 

Valdomiro Jambeiro, com a sua simplicidade militante, nos legou uma lição: de como se pode ser comunista por toda uma vida.

 


 

 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates