topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 856 - 22/04/2013 a 28/04/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 29 de Abril de 2013
Recomendar

 

 

 

‘População não deve esperar que regulamentação das comunicações resulte de iniciativa do Executivo’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Na segunda parte da entrevista com Samuel Possebom, o Correio discute questões voltadas à radiodifusão, que suscita paixões políticas à esquerda e à direita, especialmente no que tange as discussões a respeito da criação de um inédito marco regulatório da comunicação social. Antes de tudo, Samuel refuta a principal crítica dos meios dominantes, que associam tal iniciativa à censura. No entanto, de acordo com suas colocações, podem ficar tranqüilos, ao menos em relação a qualquer atitude por parte do governo que tanto atacam. “Se alguém deve ser cobrado é a Dilma Rousseff, que, desde as primeiras semanas no governo, não considerou o assunto prioritário e relevante”.

 


 

Roteiro hollywoodiano das ‘revoluções coloridas’ ainda não vingou na Venezuela

Renán Vega Cantor

 

alt

 

O que vem se apresentando em termos políticos na Venezuela desde muito antes de 14 de abril – quando se celebraram eleições presidenciais – faz parte de uma estratégia calculada pela chamada “oposição” e seus porta-vozes midiáticos no plano mundial, e, sem nenhuma dúvida, é o resultado de um roteiro estabelecido nas usinas intelectuais do imperialismo, que se conhece pelo eufemismo das “revoluções coloridas”, uma típica estratégia made in USA.

 


 

EDITORIAL

 

Injustiça

 

Após o julgamento dos policiais responsáveis pelos 111 assassinatos no Carandiru, a advogada de um dos réus declarou que a sentença era injusta e que sociedade brasileira não aceitava aquele resultado. De fato, a sociedade não aceita o resultado do julgamento, mas não pelo motivo alegado, e sim porque ele se deu vinte anos após a prática da chacina.

 


 

POLÍTICA

 

Produção de Sentido

Frei Betto

 

Quais são, hoje, as instituições produtoras de sentido? Onde adquirir uma visão de mundo que destoe dessa mundividência neoliberal centrada no monoteísmo do mercado?

 


 

Lula, o patriota

Gilvan Rocha

 

O patriotismo do sr. Lula tem um viés faccioso, na medida em que presta os seus serviços a uma facção da burguesia, particularmente das empreiteiras, levando os seus pleitos a vários países.

 


 

Contra o “ativismo do judiciário”, governo do PT pretende mutilar a Constituição

Raphael Tsavkko

 

São duas PECs que, juntas, pintam um quadro assustador, onde o governo não aceita ser investigado, condenado e muito menos contrariado. Reforma profunda e perigosa no judiciário, à revelia dos nossos interesses.

 


 

Os consultores do papa

Dom Demétrio Valentini

 

A medida é original. Nenhum papa partilhou, oficialmente, o seu poder com outras pessoas. Mas além de original, esta medida tem objetivos bem claros e importantes.

 


 

A necessidade e alguns desafios do socialismo

Wladimir Pomar

 

Supor que a conquista do poder seja suficiente para transformar toda a propriedade privada em propriedade social e construir uma sociedade socialista também não passa de uma ilusão desfeita pela história.

 


 

SOCIAL

 

Internação compulsória e a redução da maioridade penal: criminalização da pobreza e da juventude

Sérgio Botton Barcellos

 

Nesse processo de preparação do Brasil para receber os megaeventos, o discurso da "higienização” das cidades e criminalização da pobreza está ganhando cada vez mais vulto, mesmo que sempre tenha perpassado o processo histórico de urbanização no Brasil.

 


 

Em solidariedade aos moradores de rua: comentando a nota da CNBB

Frei Marcos Sassatelli

 

Além da elucidação dos crimes e julgamento dos responsáveis, é preciso também que o governo - municipal, estadual e federal - assuma, como prioridade, a implementação de políticas públicas.

 


 

As razões da paralisação do magistério

Bernardo Caprara

 

Construir um processo de ensino e aprendizagem envolve, sim, apostar algumas fichas nas especificidades dos conteúdos divididos sob o prisma cartesiano, mas parece carecer com urgência de uma ressignificação do sentido pedagógico hegemônico.

 


 

Insustentabilidade dos agrotóxicos

Frei Betto

 

Não há meio termo nesse setor. É impossível garantir a qualidade, a segurança e o volume da produção de alimentos dentro desse modelo degradante. Não há como incentivar o uso correto de pesticidas.

 


 

INTERNACIONAL

 

Neocolonialismo, Vaticano, Equador e a Mãe Terra – Sinais

Grupo São Paulo

 

O noticiário internacional do início de 2013, em geral, sinaliza desesperança. Todavia, se bem atentarmos, também há sinais de esperança.

 


 

Efeitos colaterais do atentado de Boston

Luiz Eça

 

As bombas de Boston ainda podem fazer muitas outras vítimas: os islamitas e os imigrantes nos EUA. Os políticos e a grande mídia dos EUA não perderam tempo em associar o atentado à Al-Qaeda ou outro movimento similar. No entanto, não há um único indício que aponte nessa direção.

 


 

Duas panelas de pressão

Roberto Malvezzi - Gogó

 

O estrago físico, como em Boston, é poderoso: três mortos e mais de uma centena de feridos. O estrago emocional é indecifrável. Essa é a vitória psicológica dos terroristas.

 


 

ECONOMIA

 

Trabalho doméstico: seria bom se fosse verdade (3)

Henrique Júdice Magalhães

 

O Correio publica, a propósito da Emenda Constitucional 72, sobre o Trabalho Doméstico, a última parte da análise do pesquisador Henrique Júdice Magalhães, que discorre sobre os mitos que estão sendo produzidos.

 


 

Petróleo: otimização da entrega

Paulo Metri

 

Não existe decisão do CNPE determinando a diretriz para exportação, nem estudos deste Conselho mostrando a atratividade da mesma. Sobre os citados “Sistema Nacional de Estoques de Combustíveis” e “Plano Anual de Estoques Estratégicos de Combustíveis”, se existem, não são divulgados. A sociedade brasileira é totalmente desconsiderada, pois não é consultada para nada, inclusive não se pergunta a ela se quer que seu petróleo seja exportado.

 


 

Reforma Agrária versus Inflação

Julio Cesar de Castro

 

Cabe à consciência da ala lutadora do que restou do MST e dos formadores de opinião independentes trazer à flor do debate nacional as consequências de possível retorno àqueles insuportáveis tempos de inflação.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Sementes transgênicas: a contaminação do troca-troca

Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente

 

O "modismo de transgênicos e de venenos agrícolas" é uma bandeira agronegocial, que atende interesses específicos, compra e engana pessoas, não se diferenciando em nada das enganosas propagandas de "DDT`s", cigarros ou "agentes laranjas".

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates