topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 851 - 18/03/2013 a 24/03/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 25 de Março de 2013
Recomendar

 

 

Com dificuldades e contradições, um povo revolucionário sobrevive em Cuba

Alexandre Haubrich, de Cuba, especial para o Correio da Cidadania

 

alt

 

Entre contradições, certezas e dúvidas, Cuba constrói sua Revolução e seu país de forma soberana e complexa, à imagem e semelhança de seu povo. Com participação política e dificuldades econômicas, os cubanos vivem. Sem luxos, com alguma desigualdade recente, mas com os direitos básicos garantidos, eles vivem. Com o bloqueio estadunidense e com parcerias com Venezuela, Rússia e China, a Revolução sobrevive e muda. É difícil encontrar alguém que queira desistir do socialismo. A crítica é sempre à economia, mas a manutenção do sistema político parece ser vontade de todos.

 


 

POLÍTICA

 

Esgarçamento da política

Frei Betto

 

Como considerar de esquerda quem elege Renan Calheiros presidente do Senado, e Henrique Alves, da Câmara? Você, caro(a) leitor(a), qualifica como de esquerda quem se apoia em Paulo Maluf, Fernando Collor de Mello e Sarney?

 


 

“O socialismo real”

Gilvan Rocha

 

Para tornar mais grave a nossa indigência, floresce o “marxismo legal”, amparado nos umbrais das academias, a produzir subjetividades e especulações, quando não a cometer desatinos, imputando como sendo um socialismo real aquilo que nunca chegou a ser socialismo.

 


 

A Igreja, a Ditadura e o papa

Gilberto Calil e Marcos Vinícius Ribeiro

 

São inúmeras as denúncias. Algumas apontam sua conivência, cumplicidade e intimidade com os ditadores enquanto outras o acusam de forma mais direta em ações de terror de Estado. A cumplicidade foi compartilhada por toda a alta hierarquia católica argentina e, portanto, não é de estranhar que Bergoglio apareça sorridente e confortável ao lado de ditadores, tendo atuado sistematicamente contra os movimentos católicos renovadores de base popular.

 


 

Escolha de Papa Francisco reinventa estratégia polonesa

Breno Altman

 

Além do avanço evangélico, especialmente na América Latina, a igreja da região, domesticada por João Paulo II e Bento XVI, também passou a ver sua influência afrontada por nova onda de governos progressistas.

 


 

Cria corvos

Leo Lince

 

Os “vendedores do Brasil” estão na moda.  Os chefes dos executivos – presidentes, governadores, prefeitos – já operam de acordo com a máxima “governar é intermediar negócios”. Ao legislativo compete afastar os obstáculos aos desígnios da máquina mercante. A primazia absoluta do mercado e a hegemonia do intestino grosso da pequena política são o verso e o reverso do modelo dominante.

 


 

Dez anos de governos de coalizão dirigidos pelo PT, uma análise em perspectiva histórica

Valerio Arcary

 

A classe dominante brasileira contribuiu para o reforço de sua autoridade. A burguesia brasileira confirmou a sua habilidade política assimilando Lula e o PT como a oposição eleitoral que o regime democrático necessitava como válvula de escape.

 


 

Por falar em fatos

Wladimir Pomar

 

O empresariado brasileiro, assim como o demotucanato, está precisando de um choque político que demonstre a decisão do governo em reverter a desindustrialização e outras destruições herdadas do período neoliberal.

 


 

Dentre reacionários e conservadores... “Francesco”

Julio Cesar de Castro

 

É tempo de restabelecer o legítimo Cristo da luta político-social, no processo de conscientização ante a exploração do homem pelo homem. Daí o Cristo pelos pobres.

 


 

O filho de Franciscos

Frei Betto

 

Nessa conjuntura em que governos populares e progressistas se disseminam pela América do Sul e Raúl Castro preside a CELAC, verá a Casa Branca no novo papa um aliado para recuperar sua hegemonia sobre o sul do nosso Continente?

 


 

INTERNACIONAL

 

Obama em Israel: missão de paz ou agradinhos

Luiz Eça

 

Posturas agressivas nas questões iraniana e síria poderiam ser usadas como moeda de troca por um “basta” na expansão dos assentamentos. A viagem de Obama pode ser relações públicas ou suscitar discussões que alterarem profundamente o Oriente Médio.

 


 

ECONOMIA

 

O autoritarismo nosso de cada dia não nos dai hoje

Paulo Metri

 

A ANP prioriza, claramente, nos convites para as audiências, a presença dos agentes econômicos, o que pode ser observado quando ela diz querer conhecer, através das audiências, as “críticas e sugestões dos agentes econômicos com relação ao pré-edital e ao novo contrato de concessão”. Nada é dito com relação à sociedade. A ANP não tem a isenção necessária para ser um verdadeiro árbitro.

 


 

Chávez e nuestra América

Paulo Passarinho

 

O legado das propostas institucionais e transformadoras de Chávez aí está. Esperamos que o amadurecimento das lutas populares e de novas lideranças – que superem a ação da esquerda que sucumbiu no Brasil, pela nefasta influência do lulismo – tenham a capacidade de transformar o que é hoje um sonho em realidade palpável.

 


 

“Apagão” elétrico: a população merece respeito

Heitor Scalambrini Costa

 

Tendo como ingredientes o modelo mercantil, a privatização, dirigentes incompetentes, decisões autoritárias e antidemocráticas e falta da falta de transparência, o resultado não poderia ser diferente do que encontramos hoje.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates