topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 848 - 25/02/2013 a 03/03/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 04 de Março de 2013
Recomendar

 

 

Governo financia entrega das infraestruturas do país a bancos e multinacionais

Paulo Passarinho


alt


Dilma resolveu lançar um ambicioso programa de concessões e investimentos, voltado para as áreas de infraestrutura. Para a formatação das propostas, o governo criou, em 2009, a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), uma curiosa união do BNDES com oito bancos com atuação no país. É esta empresa que estabelece as condições para a continuidade da entrega da infraestrutura do país a investidores privados e estrangeiros, com a transferência de recursos do Estado para os interessados. O que se disputa, a rigor, é a gerência de um projeto, pré-definido pelos interesses hegemônicos de bancos e multinacionais.

 


 

POLÍTICA

 

A contrarrevolução de uma blogueira

Julio Cesar Castro

 

Acaso sabe Yoani Sánchez de que, secularmente, a sina na terra à vista das naus é de ditadura da escravidão e da opressão? Tivesse essa tempestuosa crítica nascido na árida vida do nordeste das oligarquias, alcançaria estudos de qualidade? Se formada em jornalismo pelo Prouni, teria expressão panfletária nas principais mídias patrocinadas por multinacionais e políticos de rapina? Por que não diz que Cuba socorreu as vítimas da catástrofe do Haiti?

 


 

As tradições do conclave

Frei Betto

 

O isolamento dos cardeais visa a evitar intromissão do poder civil e vazamento dos debates que precedem os escrutínios. Porém, com as atuais tecnologias de captação de som à distância, não é improvável uma escuta remota do conclave.

 


 

Sede Vacante

D. Demétrio Valentini

 

Parecia que o impulso renovador do Vaticano II já tivesse se esgotado. De repente, a renúncia de um papa acaba mostrando que é possível, sim, mudar muitas coisas.

 


 

Rio, 448 anos de beleza e do caos

Léo Lince

 

Cidade mundial e, ao mesmo tempo, expressão concentrada da alma brasileira. Nem tudo, no entanto, são flores. Entre os males contra o Rio, o maior de todos é a pequena política. Os mercadores do interesse puro tomaram conta do templo majestoso. Aos 448 anos de existência, o Rio navega entre a beleza e o caos.

 


 

Tráfico de Pessoas: quem se importa?

Inês Virginia Prado Soares

 

Nota-se que o tema foi tratado de forma holística, com a percepção de que o êxito do II Plano vem da integração entre órgãos e da capacitação de todos. Há uma visão da necessidade de se criar e consolidar uma cultura de Educação para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.


 

Duplo poder papal

Frei Betto

 

O tempo urge, o mundo já ingressa na pós-modernidade e a Igreja Católica ainda reluta em efetivamente aplicar a decisões do Concilio Vaticano II e admitir que fora da Igreja também há salvação.

 


 

A Igreja-instituição como “casta meretriz”

Leonardo Boff

 

O cristão tem que ser adulto, não pode se deixar infantilizar nem permitir que lhe neguem conhecimentos em teologia e em história para dar-se conta de quão humana e demasiadamente humana pode ser a instituição que nos vem dos Apóstolos.

 


 

Avanços ilusórios

Wladimir Pomar

 

Se alguma crítica deve ser feita aos governos petistas, no caso, é não haverem aproveitado numa extensão maior os saldos comerciais externos para elevar substancialmente a importação de bens de capital.

 


 

SOCIAL

 

Planejamento urbano e o direito a vida: provocações para o debate

Sérgio Botton Barcellos

 

Percebe-se a que cada novo dia está sob uma encruzilhada em relação à gestão das cidades, no caso, entre coletivizar o poder sobre a cidade ou terceirizar sua gestão à lógica imobiliária e à especulação econômica desenfreada. Urge a realização de debates junto com a sociedade em relação a questões imediatas.

 


 

O Ministério Público Federal me acusou

Rafael Fortes Soares

 

Torno pública essa história com o objetivo de registrá-la e divulgá-la, pois creio que o episódio que narro abre um precedente perigoso. Caso não seja um precedente, mas praxe, pior ainda.

 


 

INTERNACIONAL

 

O pranto da injustiça

Ronnie Huete

 

As 362 famílias que perderam os seus familiares no incêndio de Comayagua, em 14/02/2012, se posicionaram pacificamente em frente ao palácio presidencial em 14/02/2013 para exigir uma resposta do governo de Honduras.

 


 

ECONOMIA

 

A redução do preço da energia e as esquerdas brasileiras

Antonio Julio de Menezes Neto

 

Por que o governo apresenta uma resposta à crise da economia mundial, uma crise do capitalismo, subsidiando empresas capitalistas? Não seria o momento de implementarmos algumas alternativas diferentes destas políticas clássicas usadas para salvar o capitalismo?

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates