topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Ela é da CIA? Imprimir E-mail
Escrito por Gilvan Rocha   
Sexta, 22 de Fevereiro de 2013
Recomendar

 

 

Confessamos não saber responder, a contento, se a blogueira Yoani Sánchez é patrocinada pela CIA. Sabemos, entretanto, que ela faz oposição ao governo castrista, por um viés claramente de Direita. Ela propõe, para Cuba, uma república democrática burguesa. É esse tipo de república que nós conhecemos aqui no Brasil, onde existem trinta partidos políticos e estamos em vias de ver esse número aumentar.

 

Por sua vez, no Brasil existe uma ampla liberdade de imprensa, pois ao lado da grande mídia, comprometida com o capitalismo, existe uma mídia alternativa que extrapola os estreitos limites da política conservadora, seja esse conservadorismo o mais retrógrado, representado por figuras do tipo Maluf/Bolsanaro, seja o moderado e até reformista de certos segmentos da burguesia.

 

Com certeza, não é essa a realidade política que observamos em Cuba. Lá, reina a ditadura de um partido único, sob a tutela dos irmãos Castro e outras figuras do mesmo naipe, empenhados em manter um poder que assegura a manutenção de uma forma de Capitalismo de Estado, incapaz de promover uma economia que ofereça ao povo cubano o merecido bem-estar social.

 

Mesmo que se deva reconhecer, naquela ilha, existirem bons serviços de saúde e educação, devemos lembrar que, em alguns países, nitidamente capitalistas, essas políticas sociais são muito mais avançadas e consistentes, ressaltando-se o exemplo dos países nórdicos. Assim sendo, fica evidente que uma revolução socialista não se realiza apenas por alguns feitos sociais. Em Cuba, devemos considerar que esses feitos são muito restritos, enquanto o povo carece de comida e, sobretudo, de liberdade para discutir livremente o seu cotidiano e seus destinos.

 

Os cubanos são politicamente tutelados por um partido avesso a qualquer tipo de tolerância e esse fato, comum aos países que formaram o fantasioso mundo socialista, prestou, e ainda presta, um dos maiores desserviços à causa anticapitalista.

 

A direita soube aproveitar dos descaminhos tomados em nome do socialismo, para utilizar dos seus desastrosos feitos, movendo uma campanha anticomunista. Um verdadeiro revolucionário, um socialista, não deve ter nenhum compromisso com a mentira, com a farsa, com a lenda. Um revolucionário socialista deve ter o mais estreito e inarredável compromisso com a verdade, desfazendo engodos e fantasias que só prejudicaram e prejudicam a caminhada em busca da emancipação humana.

 

Gilvan Rocha é militante socialista e membro do Centro de Atividades e Estudos Políticos. Blog: www.gilvanrocha.blogspot.com

Recomendar
Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates