topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 845 - 04/02/2013 a 10/02/2013
Arquivos do Correio
Segunda, 18 de Fevereiro de 2013
Recomendar

 

 

Suplicy: ‘é preciso empenho para eleger senadores progressistas, à altura dos anseios de justiça do povo’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Difícil, na atual conjuntura política, encontrar uma palavra, ou uma sentença, pra avaliar o retorno de Renan Calheiros ao Senado. Encontrar uma justificativa editorial para tratar de um assunto dessa categoria neste sítio também não é tarefa fácil. Afinal, trata-se de mais do mesmo na arena da pequena política. Inevitável, portanto, a sensação de inocuidade no tratamento episódico de situações como essa. De todo modo, não é todos os dias que retorna a um alto cargo da República, e agora em brevíssimo período de tempo, personalidade carimbada pelas mais retrógradas práticas políticas. O Correio conversou com o senador pelo PT Eduardo Suplicy.

 


 

EDITORIAL

 

A eleição de Renan Calheiros

 

O sigilo do voto não foi colocado na Constituição para proteger os parlamentares, mas seus eleitores. A única maneira de evitar situações indesejáveis, como a da eleição de uma pessoa notoriamente corrupta para um cargo público, não depende do Congresso, mas do eleitorado. Portanto, a raiz do problema é a participação do povo na política.

 


 

POLÍTICA

 

A Lei de Geraldo e a Lei de Gerson

Reginaldo Parcianello

 

É fácil perceber que a Lei de Geraldo rasga e queima toda a filosofia e toda a literatura de meio milênio de luta contra a opressão e atentado aos direitos humanos. O propósito do governo e do MP é um só: ao cercear a ação política que não seja cega, surda e muda.

 


 

O enigmático golpe contra Lula (2)

Ronald Santos Barata

 

Já estamos vivendo a realidade do Governo Mundial que vem agindo aqui, sibilinamente, por muitas décadas, mas que aspira por ser mais formal, “legal” e consolidar a democracia que lhe interessa, isto é, sob o controle do dinheiro.

 


 

Delfim Netto ainda é aquele

João Paulo Stuart

 

O modelo econômico da ditadura significou, em síntese, a consumação do deslocamento dos centros de decisão em favor das transnacionais e do sistema financeiro. Isso potencializou os desequilíbrios estruturais do período precedente: dependência tecnológica e financeira e concentração de renda.

 


 

Barrar a insensatez

Leo Lince

 

Ficou claro que o processo de degradação do sistema político ultrapassou o perigoso umbral do sem retorno. Vai se ampliar o divórcio entre o sentimento cidadão e a lógica que anima os partidos da ordem no parlamento.

 


 

Por uma comissão independente para investigar a tragédia da boate Kiss em Santa Maria

Osvaldo Coggiola

 

No caso similar da Argentina, da discoteca República Cromañón, onde morreram quase 200 pessoas, após a mobilização das vítimas, familiares e populares, conseguiu-se a punição dos responsáveis do poder público.

 


 

O Vietnã

Gilvan Rocha

 

Para além de alguns versos alinhavados por Ho Chi Mim, os vietnamitas não produziram nenhuma literatura que pudesse agrupar pessoas em torno de um projeto de transformação.

 


 

Como envenenar crianças

Frei Betto

 

Muito além do peso, documentário de Estela Renner e produção de Marcos Nisti é obrigatório ser visto em escolas e famílias. Jamais tive conhecimento de um filme tão pedagógico quanto à alimentação infantil. 


 

Por que voltar às bases?

Wladimir Pomar

 

Se os socialistas quiserem ter uma ação transformadora, eles precisam discutir com esse enorme contingente que, para garantir aquele ideal de consumo, e ter acesso a condições de vida superiores, é necessário lutar por mais empregos, melhores salários e pela conquista de maiores direitos sociais e políticos.

 



INTERNACIONAL

 

Bajo Aguán: três horas para um crime

Ronnie Huete S.

 

A cada três horas se mata um camponês em Bajo Aguán pelo fato de trabalhar a terra, e os assassinos caminham em plena liberdade perseguindo a sua próxima vítima.

 


 

Cartão amarelo para Israel

Luiz Eça

 

Com o reconhecimento do Estado palestino pela ONU, basta que ele ratifique o Estatuto de Roma para poder responsabilizar Israel perante o TPI por sérias violações dos direitos humanos e das leis internacionais.

 


 

Estados Unidos: o posicionamento ambivalente diante do comércio de armas

Virgílio Arraes

 

Chega-se ao primeiro semestre de 2013 com a guerra do Afeganistão sem possibilidade de encerrar-se, devido principalmente à insistência de Washington. Londres mesma, governada pelos conservadores, anunciou sua retirada até 2015.

 


 

SOCIAL

 

Medida Provisória dos Portos ameaça direitos trabalhistas e aprofunda a privatização

Eduardo Guterra

 

A nossa luta é pela defesa do porto público e do trabalho portuário decente. Não aceitaremos que o governo derrube as emendas e aprove a MP sem acatar o debate e atender as reivindicações das categorias atuantes no setor.

 


 

ECONOMIA

 

Pense, reflita e diga não à energia nuclear

Heitor Scalambrini Costa

 

Estamos andando para trás no que concerne à matriz elétrica. Cada vez mais se instalam termelétricas a combustíveis fósseis, menosprezando os recursos naturais disponíveis.

 


 

João Teimoso neoliberal

Paulo Metri

 

Por que a Petrobras não aproveitou a situação para importar somente a gasolina e o diesel que sua distribuidora iria precisar? Por que a Petrobras teve que importar derivados e os entregar às distribuidoras privadas, a maioria delas estrangeira, por preço abaixo do que foi comprado no exterior?

 


 

Prejuízo da Petrobrás: a grande mentira

Emanuel Cancella

 

A sociedade tem que ficar atenta, já que a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, encabeça uma campanha junto à grande mídia para desgastar a companhia e possibilitar a privatização da Petrobrás, seja por inteiro ou, como já se cogita nos bastidores: a criação de uma empresa de refino e a venda de 30% das ações dessa empresa.

 


 

Finança mundial

Adriano Benayon

 

A financeirização da economia foi assumindo dimensões gigantescas. Ela se pode definir como a formação de ativos financeiros em proporção exponencialmente maior que a dos ativos reais e produtivos.

 


 

CULTURA

 

Carnaval e juventude

D. Demétrio Valentini

 

A juventude estará no centro das atenções da Campanha da Fraternidade. Muito oportuna a opção da CNBB de fazer da juventude o tema central deste ano. E, de novo, o confronto do carnaval com a quaresma se torna símbolo da situação.

 


 

O mito Lincoln e a história universal

Cassiano Terra Rodrigues

 

Temos um retrato perfeito de um grande estadista, um strategos, no sentido da Grécia Antiga, mais que um general, um grande líder político em tempos de guerra. Muito pouco o filme explora o quanto o próprio Lincoln parecia acreditar em si mesmo como um mito e o quanto ele mesmo trabalhou para ser visto como um mito.

 


 

O Historiador Jacob Gorender Faz 90 Anos

Mário Maestri

 

O Correio publica entrevista concedida à jornalista Patrícia Benvenuti, do Jornal Brasil de Fato, 3/02/2013.

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates