Correio da Cidadania

A História da Universidade de Brasília será incompleta omitindo a significativa presença de Heron de Alencar

0
0
0
s2sdefault

 

O projeto da Universidade de Brasília (UnB) é obra de muitos, mas, quando do impasse de configurá-la arquitetonicamente, foi Heron de Alencar o principal assessor do arquiteto Oscar Niemeyer para tanto. Arquitetura não foi limitada a ser uma ação a posteriori de uma programação a priori.  Com o projeto original da UnB, inaugurou-se um trabalho de concepção conjunta programa/arquitetura. Nunca no Brasil havia se buscado com tamanho empenho o conhecimento do imprevisível em matéria de uma universidade que se queria parâmetro para uma Reforma Universitária no país.

 

alt
O professor Heron de Alencar (em cima) leciona no Institute de
Recherches de Pedagogie et Development - Sorbonne, Paris. 1964.

 

Desastroso foi esse enfoque haver sido impedido de ser acompanhado por uma contínua avaliação das implicações de sua aplicação, configurando um processo de registro de resultados e de participação dos usuários da UnB numa continuada e participativa projetação arquitetônica.

 

Os instrumentos para tanto foram previstos: institutos em correspondência às grandes áreas do conhecimento e da profissionalização, interdisciplinaridade, interação teoria/prática, conselhos interprofissionais e acadêmicos, uma dinâmica de grupos de trabalho em substituição à esclerosada departamentalização da antiga universidade, princípio de decisões por frente-ampla etc. etc.

 

O pensamento dialético caracterizou os propósitos e as atuações dos primórdios da UnB, mas os anos de chumbo escancararam as portas da universidade à departamentalização e ao individualismo acadêmico.

 

Urge resgatar a história desses propósitos iniciais e com isso também a biografia de quem foi Heron de Alencar, um intelectual orgânico e por isso mesmo discreto e cauteloso ante as crescentes ameaças ao progresso de nosso país. Foi forçado a exílio e faleceu em 1972 sem ter sido anistiado.

 

Tomo a liberdade de anexar a seguir o necrológio que Oscar Niemeyer, então também em exílio, escreveu sobre o irmão Heron ...

http://franksvensson.blogspot.com.br/2013/01/a-historia-da-universidade-de-brasilia.html

 

Frank Svensson é professor de arquitetura na Universidade de Brasília.

0
0
0
s2sdefault