Correio da Cidadania

Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a faz

0
0
0
s2sdefault

 

O documentário “Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fez” foi produzido em 2011 pela Moviola Presa Produções Independentes. A produção trata da trajetória política do casal mencionado no título do documentário, rememorando a atuação de ambos no movimento operário e popular brasileiro, desde os anos de chumbo da ditadura militar.

 

Metalúrgico, Waldemar Rossi se destacou por sua atuação na famosa Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, entre os anos 70 e 80. Ambos foram homenageados em cerimônia no Memorial da Resistência, antiga sede do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), em 15 de outubro de 2011 – dia marcado por massivos protestos dos movimentos Occupy em quase 100 países e 1000 cidades, em repúdio à crise econômica internacional causada pelo sistema financeiro.

 

Maria Célia, por sua vez, atuou nas Pastorais da Igreja, em época em que elas se destacavam por sua ampla atuação social, além de também ter participado de movimentos comunitários.

 

Até hoje, o casal mantém a militância política e social, atuando em questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores, dos menores, encarcerados, e também em questões relacionadas à saúde pública e feminina, no caso de Maria Célia.

 

Comentários   

0 #3 RE: Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fazModesto Azevedo 23-01-2013 16:37
Excelente depoimento do casal o que me faz lembrar do apoio de Célia Rossi em nossa 1ª Coordenação estadual de Moradia popular constituida no encontro realizado em 1988,Instituto Paulo VI em Taboão da Serra.Pra mim tambem foi uma supresa,pois somente hoje decobri que aquela mulher simples tratava-se da esposa de Valdemar Rossi
Um grande Abraço
Modesto Azevedo
Citar
0 #2 RE: Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fazJorge Renato Alves 27-12-2012 09:11
Simplesmente maravilhoso. Me estimula a acreditar que é possível, ainda, reconstruir ideais. Tenho disposição para isto. O que não poderemos admitir é que continue assim. Não podemos permitir sermos tachados de covardes. Nossos filhos precisam se orgulhar da gente. Parabéns pela iniciativa. Não é possível massificar iniciativas desta natureza. Vamos à luta outra vez.
Citar
0 #1 Waldemar Rossi e CeliaCeleste Marcondes 23-12-2012 18:04
Excelente ...um curso , uma história séria mas doce ,,,,só o bolo de chocolate que fica inacessível ...Célia do Céu vc está me devendo um bolo !! Beijos Celeste
Citar
0
0
0
s2sdefault