topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 838 - 10/12/2012 a 16/12/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 17 de Dezembro de 2012
Recomendar

 

 

‘Mídia brasileira ataca ´Ley de Medios` argentina por temer projeto semelhante no Brasil’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Após cinco anos de sua idealização, a Argentina conseguiu concretizar a vigência de uma nova Lei de Mídia, redigida a fim de regulamentar a arena das comunicações e reordenar a ocupação do espectro eletromagnético, quebrando os monopólios da mídia comercial. Para elucidar a chamada Lei de Serviços de Comunicação Audiovisuais, o Correio entrevistou o estudioso, e editor da revista Caros Amigos, Laurindo Lalo Leal Filho. Com anos de estudo sobre os diferentes níveis de regulação, Lalo assegura que a nova lei é da mais alta consistência, além de amplamente debatida na sociedade: “são dois os grandes aspectos: o teórico-acadêmico e o da sustentação política”.

 


 

EDITORIAL

 

O preço da liberdade é a eterna vigilância

 

No total, foram 173 deputados cassados ao longo do período, dos quais 29 ainda estão vivos. Destes, 18 compareceram à homenagem, pessoalmente ou por meio de esposas, filhos ou netos, que os representavam. A cerimônia, bastante concorrida, consistiu na reintegração simbólica do mandato desses parlamentares.

 


 

POLÍTICA

 

Oscar Niemeyer, autodefinição

Frei Betto

 

Niemeyer, então com 102 anos, comentou que uma vez por semana recebia um grupo de amigos para aulas de cosmologia e astrofísica. Seu entusiasmo com o que aprendia lembrava um jovem estudante. Guardei dele um belo poema intitulado Autodefinição.

 


 

Trabalho escravo, quando acaba?

Frei Betto

 

Por que trabalho escravo em pleno século XXI? O lucro! Há uma estreita vinculação entre expansão do agronegócio no contexto da economia globocolonizada e a precarização das relações trabalhistas.

 


 

Justiça e Democracia

Julio Cesar de Castro

 

Passou dos limites tolerar o uso de verba pública em publicidade, como meio de amansar a imprensa prostibular, anestesiar a consciência das massas e criar mitos populistas. Pôr fim à política de compensações e dar aos salários poder aquisitivo maior.

 


 

SOCIAL

 

Crack, a epidemia da farsa

Paulo Silveira

 

É colocada em prática a velha e surrada estratégia. A veiculação sistemática na mídia de matérias confusas a respeito do crack não permite ao cidadão comum formar um quadro condizente com a realidade, levando-o a acreditar nos disparates veiculados a esse respeito. Cria-se o pânico e a justificativa para implantação de medidas de exceção.

 


 

INTERNACIONAL

 

Síria: Obama repetirá Bush?

Luiz Eça

 

Embora o poder de destruição das armas químicas seja terrível, a verdade é que seria estranho Obama preocupar-se com isso, depois de permanecer praticamente indiferente diante da morte de 40 mil pessoas.

 


 

A crise em Portugal: advertência para nós e para o mundo

Arnaldo Mourthé

 

Pudemos perceber que a votação da lei orçamentária para 2013, aprovada pela maioria governamental da Assembleia da República, com apenas uma defecção, e rejeitada pela unanimidade da oposição, mostra que o estamento político de Portugal está fortemente polarizado. Os governistas buscam justificar as barbaridades que estão cometendo. Já a oposição trabalha para levar a decisão a julgamento por inconstitucionalidade junto ao Tribunal Constitucional.

 


 

Laboratório da corporocracia

Ronnie Huete

 

A nação centro-americana submetida às decisões de quem conforma a corporocracia, através de seus servos econômicos estruturados em poderes estatais como o judiciário, legislativo e executivo, participou de um processo eleitoral primário em 18 de novembro.

 


 

ECONOMIA

 

Recuperar o estado de confiança face à dura incerteza da economia em crise Guilherme Costa Delgado

 

De maneira muito sintética, a abordagem do ex-ministro e professor Delfim Netto tem foco na ação econômica do Estado brasileiro com vistas a reanimar o ‘espírito animal’ dos empresários. Por outro lado, a visão comum sobre a necessidade de superação das condições de incerteza econômica financeira, que desde 2008 domina a economia mundial, faz de Wallerstein um obstinado defensor da ação política e civil, não propriamente para restaurar o estado de confiança no mundo dos negócios.

 


 

CULTURA

 

Fotos jornalísticas e fotos espetaculares

Chico Bicudo

 

É diferente, penso, de outras fotos polêmicas e famosas, como a da criança negra no Sudão, agachada, com um abutre à espreita (1993), ou a da garota vietnamita que corria nua, queimada por napalm (1972).

 


 

A perversidade do bem

Luiz Antonio Simas

 

No sábado (8), com a inauguração cheia de salamaleques da nova arena do Grêmio, foi dado mais um passo no processo sinistro de gentrificação dos estádios de futebol no Brasil. A perversidade suprema é matar a nossa cultura sorrindo e nos fazer sorrir também.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates