Correio da Cidadania

Consultas médicas “por ordem de chegada”: um desrespeito aos pacientes

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Há poucos dias, pedi por telefone uma consulta médica numa Clínica de Goiânia pelo plano da UNIMED da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (ADUFG). A atendente marcou a consulta na parte da tarde, a partir das 14h, “por ordem de chegada”. Chegando à Clínica, ela registrou a consulta e fiquei aguardando.

 

Depois de uma hora e 45 minutos de espera, perguntei se ainda iria demorar muito. A atendente me respondeu que havia dois pacientes na minha frente e provavelmente demoraria mais de meia hora.

 

Como não se tratava de um caso de urgência e devido a outro compromisso não podia esperar mais tempo, cancelei a consulta e voltei para casa. Duas horas de espera inutilmente! Um colega meu, para ser um dos primeiros a ser atendido, foi à Clínica logo depois do almoço, mas precisou esperar mais de uma hora, antes que iniciasse o atendimento. De todo jeito, nas consultas “por ordem de chegada”, todos têm que esperar, ou antes ou depois do horário marcado para iniciar o atendimento.

 

Reparem! No meu caso, tratava-se de uma consulta marcada pelo plano da UNIMED da ADUFG, que, reconheço, já é uma situação privilegiada. Se houvesse um Sistema de Saúde Pública funcionando bem para todos e para todas, não haveria necessidade de planos de saúde particulares.

 

Enquanto esse sonho não se tornar realidade (precisamos lutar muito para que isso aconteça), o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde deveriam, pelo menos, exigir que todos os médicos – do SUS e dos Planos de Saúde Particulares – atendessem os pacientes com horário marcado. Os médicos, sabendo aproximadamente quantos pacientes podem atender numa tarde ou numa manhã, deveriam marcar os horários das consultas, com pequenos intervalos entre uma e outra, para que eles mesmos pudessem descansar e atender melhor os pacientes.

 

Nos Planos de Saúde Particulares já existem médicos que atendem com horário marcado. Às vezes pode haver imprevistos: por motivos especiais, um paciente entra no horário do outro e torna-se necessário fazer pequenas adaptações. Isso é compreensível e dá para entender. Em alguns casos, chegando um pouco mais cedo e o médico estando livre, acontece até de ser atendido antes do horário agendado.

 

Marcar as consultas médicas, com horário fixado anteriormente, é um sinal de respeito aos pacientes: aos pacientes trabalhadores, que, na maioria das vezes, não têm condições de sair do emprego por um período longo para uma consulta médica e, sobretudo, aos pacientes idosos. Quando esperei na Clínica duas horas sem ser atendido, juntamente comigo (sentados em cadeiras pouco confortáveis) havia diversos idosos.

 

E ainda: os pacientes, usuários do SUS, são desrespeitados também quando, depois da consulta, precisam tirar – na mesma Unidade de Saúde – o chequinho para realizar os exames, pedidos pelo médico, em laboratórios conveniados. Os pacientes precisam enfrentar longas filas e, às vezes, ficar em casa aguardando por muito tempo a liberação de vaga. Quando, pois, a vaga é liberada, na maioria das vezes, isso acontece em laboratórios situados em regiões muito distantes do local onde os pacientes moram, dificultando e até impossibilitando a realização dos exames. E nos casos de urgência, como fica? Quem vai responder judicialmente pelas mortes causadas por falta de atendimento em tempo hábil?

 

No lugar de se preocupar com “a privatização da gestão” da saúde (em referência ao modelo das Organizações Sociais – OSs), o Poder Público deveria assumir a sua responsabilidade, como reza a Constituição Federal.

 

Quando será que a saúde, um dos direitos fundamentais de toda pessoa humana, será tratada como prioridade absoluta pelos poderes públicos federais, estaduais e municipais? Existem muitas promessas, sobretudo em época de eleições, mas quase nada se faz para melhorar o atendimento aos pacientes em geral e, de maneira especial, aos idosos.

 

Leia também:

 

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Um SUS que descarta os Idosos

Assine o Abaixo assinado do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública: “Projeto de lei de Iniciativa Popular sobre o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública Brasileira”: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=saude12 . Não deixe de participar!

 

Frei Marcos Sassatelli, frade dominicano e doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP), é professor aposentado de Filosofia da UFG.

Comentários   

0 #2 CAOS NO SUSJEANINE 20-04-2013 19:04
É UM DESRESPEITO AO PUBLICO DO SUS NOSSO PSTO DA VILA SANTA ROSA EM POA (RS) ESTA UM ABSURDO!!!!
ELES ESTÃO DISTRIBUINDO FICHAS PARA CONSULTAS SOMENTE NAS SEXTAS FEIRAS E AINDA DE QUINZE EM QUINZE DIAS É OU NÃO É UM ABSURDO!!!!! ALÉM DISSO SÃO DISTRIBUÍDAS MÍNIMAS FICHAS E AS PESSOAS MADRUGAM NA FILA CORRENDO ATÉ RISCOS PRA CHEGAR NA HORA DA DISTRIBUIÇÃO
TER QUE VOLTAR PRA CASA SEM NENHUM RESULTADO.. É TRISTE....AGRADEÇO Á TODOS DESDE JÁ E SE TIVER ALGUÉM QUE POSSA ME DAR ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE COMO REVERTER SITUAÇÃO... GRATA
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0 #1 Consultas médicas "por ordem de chegada" : um desrespeito aos pacientesvaléria maurício 27-10-2012 23:36
Companheiros
Infelismente tenho que,concordar com o frei Marcos quando se refere ao desrespeito à saúde e aos brasileros que,precisam dela seja,pelo SUS ou até pelos planos de saúde pagos. É uma brincadeira de mau gosto ser,mau atendido em hospitais e serviços públicos e como se isso não bastasse,os planos de saúde,não cumprirem com o horário marcado,demoram muito para remarcar consultas e exames não se importando com os pacientes.A prefeitura e o governo estadual deveriam cumprir com as suas promessas de campanha!
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