topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 829 - 08/10/2012 a 14/10/2012
Arquivos do Correio
Terça, 16 de Outubro de 2012
Recomendar

 

 

Império segue à espreita de novas ‘mentiras’ para acossar Chávez, face à cabal lisura do processo eleitoral

Atilio Boron

 

alt

 

Na Divina Comédia, Dante Alighieri descreve com minúcia artesanal os diferentes círculos do Inferno. São nove, mas nos interessa o oitavo porque é o que está destinado a castigar os mentirosos, entre os quais sobressaem os maus conselheiros, os charlatões e os falsários, gente que mente conscientemente e sem escrúpulo algum. Se o grande florentino tem razão em suas descrições, as recentes eleições venezuelanas somaram uma enorme quantidade de candidatos a penar para sempre neste círculo infernal.

 


 

Hidrelétricas estatais poderão ser novamente prejudicadas com redução das tarifas elétricas

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Dias antes das eleições municipais, Dilma Rousseff anunciou uma rara benesse econômica ao conjunto da população. Trata-se da redução das tarifas de energia elétrica (16% para consumidores residenciais e 19,7% a 28% para setores industriais), através da MP 579.  Para comentar o assunto, o Correio da Cidadania entrevistou Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás no início do governo Lula. Pingueli considera a notícia em si como positiva, mas concorda com a aventada hipótese de que tal queda nas tarifas pode refletir também em cortes de funcionários capacitados e de investimentos em manutenção, além de impactar fortemente no orçamento e desempenho das hidrelétricas estatais.

 


 

EDITORIAL

 

Um primeiro balanço das eleições municipais

 

É necessário observar que até aqui o julgamento do mensalão não influi tanto assim no voto. Aliás, pouco influi se considerarmos que, pela primeira vez, em eleições municipais, o PT foi o partido mais votado do país. De outro lado, houve o significativo crescimento, ainda que numa parcela minoritária do eleitorado, de um voto crítico.

 


 

POLÍTICA

 

A farra das Câmaras Municipais: até quando?

Frei Marcos Sassatelli

 

Que o Congresso tome as providências legais e constitucionais necessárias para extinguir a remuneração dos vereadores em todos os municípios. Os vereadores precisam viver de seu trabalho profissional e não do mandato político.

 


 

Afinal, quem venceu?

Wladimir Pomar

 

As eleições municipais de 2012, a rigor, não terminaram. Em 22 cidades com população acima de 200 mil habitantes, incluindo 8 capitais, haverá segundo turno. Apesar disso, a grande imprensa, num bloco uníssono, já proclamou o PSB como o grande vencedor das eleições.

 


 

Formação e deformação

Gilvan Rocha

 

Na maioria dos casos, os chamados trabalhos de formação, ao invés de formar militantes verdadeiramente socialistas, terminam por construir legiões de beatos, meros seguidores de diversos credos.

 


 

Um milhão de crianças fora da escola

Frei Betto

 

Os dados do IBGE são alarmantes: 3% das crianças brasileiras de 6 a 14 anos estão fora da escola. Incluindo o contingente de 4 e 5 anos e de 15 a 17, o percentual aumenta para 8%, ou seja, 3,8 milhões de crianças e adolescentes.

 


 

INTERNACIONAL

 

A falência do direito humano em Honduras

Ronnie Huete

 

Que os desperdícios milionários dos politiqueiros de antes e pseudo-revolucionários de hoje, para chegar a um falso poder previamente dominado, sirvam para se começar a negar esses falsos processos democráticos.

 


 

Doutrina Obama e a guerra na Síria (1)

Pedro Otoni

 

O aparente distanciamento em relação às guerras na Líbia e na Síria, colaborando com os rebeldes sem, contudo, utilizar de invasão terrestre oficial, já é indício que a Casa Branca procura formas mais eficazes de manutenção de seu poder no cenário mundial.

 


 

ECONOMIA

 

Sair da “Crise”

Adriano Benayon

 

Depois do colapso financeiro  originado nos derivativos, em vez de se liquidarem os bancos metidos neles - como de direito, se as sociedades tivessem governos a seu serviço -,  os colossais prejuízos decorrentes da especulação foram transferidos para os Estados, que passaram a ser os grandes endividados. A partir das dívidas públicas assim engendradas, as políticas sob o comando dos bancos levam à falsa austeridade e às privatizações favorecedoras dos carteis dos oligarcas.

 


 

15 anos de equívocos do setor elétrico

Heitor Scalambrini Costa

 

É inegável o papel e a importância para o país do setor elétrico brasileiro no desenvolvimento e soberania nacionais, além da qualidade de seus técnicos. Todavia, urge a democratização deste setor.

 


 

CULTURA

 

Hobsbawm (1917 – 2012)

Osvaldo Coggiola

 

Poucas mentes do século XX mereceram, como a sua, viver mais de cem anos. Hobsbawm, bem ou mal, enfrentou todos os problemas de nossa era, deixando-nos uma obra ímpar, que deve, contudo, ser criticada e superada. Por historiadores, certamente, por direções políticas e culturais à altura das tarefas da nova fase histórica, pelas centenas de milhares de jovens que o lêem em todo o mundo, pelo movimento consciente e autêntico da crítica radical e incessante da realidade.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates