topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 828 - 01/10/2012 a 07/10/2012
Arquivos do Correio
Terça, 09 de Outubro de 2012
Recomendar

 

 

20 anos do Carandiru mobiliza população pelo fim da tortura e dos massacres

Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

“Este não foi o primeiro e nem o último massacre na nossa história. Queremos com esse ato estabelecer um diálogo entre todo o histórico de massacres e genocídio, utilizando como gancho o aniversário do Carandiru,” afirmou Talita, 26, da Rede 2 de Outubro, uma união de diferentes movimentos e organizações que se juntaram há um ano para organizar este evento. Talita ainda protesta contra a aceitação deste massacre, em especial pela sociedade paulistana. “Ao invés de responsabilizarem os executores dessa matança, o governo do estado acabou premiando estes assassinos”, disse.

 


 

“Campanha no Rio conseguiu impor a politização do debate eleitoral”

Valéria Nader e Gabriel Brito

 

alt

 

Após anos de luta pelos direitos humanos, notabilizada pela quase solitária denúncia das milícias paramilitares que controlam diversas regiões da capital carioca, a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) causou comoção no meio progressista e tenta agora fazer frente à poderosa coalizão em torno de Eduardo Paes (PMDB). Para discutir os significados dessa surpreendente campanha, o Correio da Cidadania conversou com o Milton Temer, ex-deputado federal pelo PT e membro do partido de Freixo. “Vejo a campanha carioca muito marcada pela disputa de esquerda versus direita, com caracterização de conceitos quase marxistas de luta, embora não explicitados”.

 


 

EDITORIAL

 

Nota dez e nota zero

 

A circunstância de não estar sendo vigiado é essencial para a configuração da conduta ética. Por isso, todos os elogios devem ser dados aos alunos do Colégio Rio Branco, que protestaram contra a instalação de câmeras nas salas de aula. Tal medida, típica das situações de desconfiança, deteriora completamente as relações de respeito recíproco.

 


 

POLÍTICA

 

Faça bom uso de seu voto

Frei Betto

 

Serão eleições livres e democráticas as de domingo? Ainda não. Porque estarão condicionadas pelo poder econômico. Candidato que mereceu robustos recursos financeiros se tornou mais conhecido que os demais.

 


 

Eleitor e eleitora: qual é o seu projeto político?

Frei Marcos Sassatelli

 

Eleitor(a), qual o projeto que você escolhe e quer? Quais os partidos políticos (mesmo pequenos) que hoje (e não no passado) apóiam e lutam pelo Projeto Popular? Quais candidatos se identificam com tal projeto?

 

 


 

Direita? Que direita?

Gilvan Rocha

 

Como, diante do quadro real de nossa conjuntura política, podemos imaginar que existe uma disputa entre direita e esquerda? É evidente que existe uma acirrada disputa entre um setor da direita explícita contra outro setor de direita.

 


 

20 anos após o Massacre do Carandiru, polícia militar continua genocida e impune

João Gabriel Vieira Bordin

 

A natureza homicida da polícia de São Paulo se reproduz, apesar das piedosas e falsas declarações do comando da PM e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de que pretendem “humanizar” a polícia do estado.

 


 

A desconstrução política

Frei Betto

 

A questão de fundo da conjuntura reside na cultura (a)política que respiramos nesse clima de neoliberalismo. Nenhum candidato questiona o sistema. Já não se fala em aproveitar a eleição para “conscientizar e organizar a classe trabalhadora”.

 


 

Massacre do Carandiru: é melhor esquecer?

Inês Virgínia Prado Soares e Paula Bajer Fernandes Martins da Costa


As ruínas do presídio (conservadas assim: como velhas ruínas!) não contam nada sobre o passado. A única pista que dão é que tudo aconteceu há muito tempo atrás. Uma pista equivocada, aliás... Não faz tanto tempo assim: nem para esquecer nem para dizer que é tarde para adotar as medidas de recordação.

 


 

Que fazer?

Wladimir Pomar

 

O atual processo, que o STF julga como mensalão, independentemente dos possíveis crimes serem ou não de outra natureza, ou de não haver crimes, está condenando quase todos os réus através de procedimentos que modificam completamente a legislação penal brasileira.

 


 

SOCIAL

 

Cidade Grande, nova Casa Grande; periferias, novas Senzalas

Gilvander Luís Moreira

 

O grau máximo dessa violência se dá quando não se reconhece a humanidade do outro. Mais: o projeto dominante de cidade, hoje, busca alargar cada vez mais os espaços privados e reduz os espaços públicos. Exemplos não faltam.

 


 

INTERNACIONAL

 

Chávez, porque nada é perfeito

Luiz Eça

 

A Venezuela é hoje o país com menor desigualdade social em toda a América Latina. A inversão do foco da economia venezuelana, das classes mais favorecidas para as mais pobres, como era natural, desagrada aos beneficiários do status quo anterior. No entanto, acreditamos que, mais um a vez, Chávez deve vencer. Contra certa afirmação capciosa de que ele foi bom para o povo, mas mal para a Venezuela, pois não aperfeiçoou as instituições públicas, parece discutível dissociar “povo” de “Venezuela”.

 


 

7 de outubro na Venezuela: a nova Batalha de Ayacucho

Atilio A. Boron

 

A oposição anti-chavista não está composta de competidores leais que comungam com o jogo democrático. O próprio Capriles foi um dos energúmenos que tentou tomar de assalto a embaixada de Cuba em Caracas, quando do golpe de 2002, para justiçar chavistas ali refugiados, algo que nem Videla e nem Pinochet se atreveram a fazer durante duas ditaduras. É difícil que uma coalizão cujo líder possui tais qualidades aceite com fidalguia a previsível derrota eleitoral. Por isso, haverá de se estar muito preparados, dentro e fora da Venezuela.

 


 

Montevidéu já foi uma cidade negra

Mário Maestri

 

Entre as conferências apresentadas destacou-se uma sobre os "Seqüestros, tráfico e escravização de afro-fronteiriços" orientais, por estancieiros rio-grandenses, em 1850-80, do historiador uruguaio Eduardo Palermo.

 


 

América Central se remilitariza para a "guerra contra as drogas" imposta por Washington

Giorgio Truchhi

 

Torna-se cada dia mais evidente que a administração do presidente Obama está impulsionando e desenvolvendo sua fórmula para um novo modo de guerra norte-americano. Segundo o site TomDispatch, é preciso se esquecer das invasões em grande escala como as do passado recente.

 


 

Estados Unidos: atuação desgastada no Afeganistão

Virgilio Arraes

 

Indiferentemente à existência de filmes ocidentais negativos ao islamismo, os norte-americanos auxiliam seu próprio desgaste naquela vasta extensão territorial.

 


 

Butão e a agricultura orgânica

Marcus Eduardo de Oliveira

 

O objetivo agora, depois do inovador método de medir a qualidade de vida por critérios holísticos e psicológicos baseados nos valores budistas, é alcançar, até 2020, 100% de agricultura orgânica.

 


 

ECONOMIA

 

Não aos leilões de petróleo!

Emanuel Cancella

 

Quando o petróleo era um sonho, fomos protagonistas de uma das páginas mais marcantes de nossa história: a campanha O Petróleo é Nosso. Como poderíamos imaginar que, depois de tudo isso, no momento em que o petróleo brasileiro se torna realidade, há quem ouse defender os leilões?!

 


 

Falta de sustentabilidade da 11a rodada de leilões do petróleo

Paulo Metri

 

Toda propaganda recente a favor da 11a rodada feita pela mídia do capital foi com o objetivo de garantir um lucro excepcional para as empresas estrangeiras e petróleo para os países desenvolvidos.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Dia de São Francisco

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

No lançamento de um livro de professores, inclusive da Universidade do Vale do São Francisco, falando da riqueza da biodiversidade da caatinga, os autores fizeram um veredicto fatal sobre nosso rio: está condenado à morte.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates