topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 827 - 24/09/2012 a 30/09/2012
Arquivos do Correio
Qui, 04 de Outubro de 2012
Recomendar

 

 

Conclusão do Julgamento do Mensalão pode dar início a uma reconfiguração da luta política no país

Paulo Passarinho

 

alt

No fundo, o que os signatários do manifesto parecem temer é o avanço de conclusões essenciais para a compreensão de toda a cadeia de comando real do Partido dos Trabalhadores. Cadeia que fez com que o partido da transformação brasileira, que era o antigo PT, se transformasse no partido da ordem dos bancos e das multinacionais, no principal partido do status quo, badalado e festejado pela imprensa mundial dominante. Comando político que somente os ingênuos, ou mal intencionados, podem desvinculá-lo dos esquemas de financiamento logístico da sigla.

 


 

‘Por causa do marketing, a eleição virou uma competição de produtos’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

Mais uma vez o calendário eleitoral girou e volta a se fazer presente. Saturados por praticamente duas décadas de tucanato no estado, com forte hegemonia também na capital, os paulistanos irão às urnas em 7 de outubro eleger vereadores e votar o primeiro turno da disputa pela prefeitura. Em entrevista ao Correio da Cidadania, Ivan Valente, deputado federal pelo PSOL (a bancada mais bem avaliada da Câmara Federal), qualificou os atuais processos eleitorais como “uma competição artificial de propostas, sem aquelas que seriam mais elaboradas e situadas numa realidade concreta”.

 


 

POLÍTICA

 

PT gaiato

Gilvan Rocha

 

O petismo desfigurado, fisiológico, bem merece um lugar na História, e não existe lugar mais apropriado para eles do que as penitenciárias superlotadas pelos delinquentes pobres.

 


 

Assim é a vida, os lutadores também se vão

Waldemar Rossi

 

Raymundo Araújo, leitor assíduo do Correio e colaborador da redação com vários textos nestes últimos anos, partiu precocemente neste último final de semana. Prestamos aqui, com o texto de Waldemar Rossi, conhecido e amigo de Raymundo, nossa homenagem a este que foi um grande lutador.

 


 

É possível sonhar!

Paulo Silveira

 

Raimundinho se foi. Perdemos um ser solidário, que nos mostrou que era possível sonhar, mesmo aquele sonho que nos parece impossível. Que sonhar alimenta a alma, o espírito, a vida, independentemente de sua realização. Não se foi ninguém famoso, nenhuma celebridade, mas alguém que conseguiu reunir em sua despedida desde o agricultor mais simples ao intelectual de destaque.

 


 

República do coração indomado

Paulo Barroso

 

O Correio publica, em homenagem a Raymundo Araujo, leitor assíduo e colaborador do Correio, que se foi no último dia 23 de setembro, a poesia que seu amigo Paulo Barroso fez para ele. “Tive na vida uns dois ou três amigos como ele, sempre muito intensos em tudo. Trocando socos com a vida o tempo todo. Raymundo foi um deles. Fiz para eles uma música, mando aqui os versos como último carinho pra mais esse que se foi".

 


 

Islã e liberdade de expressão

Frei Betto

 

E se o filme mostrasse Obama sendo sodomizado por Bin Laden ou a Estátua da Liberdade transando com Abraham Lincoln, qual seria a reação do governo e do povo dos EUA? Respeitar a liberdade de expressão?

 


 

A empulhação da classe média

Wladimir Pomar

 

Não é preciso criar números de empulhação, nem mudar o foco principal do governo, voltado fundamentalmente para o combate à miséria e à pobreza, que ainda assola a maior parte da população brasileira, ao contrário do que pensa a SAE.

 


 

INTERNACIONAL

 

Renúncia de Abbas trará resistência civil

Luiz Eça

 

Do fundo de uma penitenciária israelense, onde cumpre pena de prisão perpétua, Marwan Barghouti poderá, por fim, se fazer ouvir. Ele é, sem dúvida, o mais importante líder palestino, o único respeitado pelos rivais Hamas e Fatah. Em fins de março deste ano, Barghouti enviou um manifesto ao seu povo, no qual dizia: “nem a luta armada dos jihadistas, nem a cooperação de Abbas, o caminho que nos resta é a resistência civil”.

 


 

ECONOMIA

 

A depressão mundial e o Brasil

Adriano Benayon

 

As panaceias do Ocidente são impotentes para debelar a depressão, porque o sistema de poder quer reforçar a tendência estrutural de maior concentração. Nos EUA, premidos pela profundidade da depressão, o FED mais uma vez recorre à expansão monetária. Vai resgatar de títulos do Tesouro e hipotecários, no montante de US$ 40 bilhões por mês (que mensalão!). Sobem as cotações das ações na Bolsa e alimenta-se a procura especulativa por commodities, mas tudo está fadado a ruir abruptamente.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Código Florestal: derrota humilhante

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

Com essa mudança legal, não só “consolidam” a área agrícola, como eles dizem, como não pagarão uma única multa dos crimes ambientais que cometeram. É uma vitória arrasadora sobre nós e sobre as gerações que virão nesse país.

 


 

Mineradoras valem ouro nos projetos hidrelétricos do Tapajós e Teles Pires

Telma Monteiro

 

Os projetos de implantação de hidrelétricas nas bacias do rio Tapajós, Teles Pires e Juruena por si só estão induzindo a ocupação de áreas protegidas da Amazônia. Explorar Cuiú Cuiú (província mineral do Tapajós) é apenas a ponta do iceberg e vai abrir o caminho para um filão de centenas de bilhões de dólares: um cinturão de granitos e rochas vulcânicas que começa no distrito de Alta Floresta do norte do Mato Grosso, passa pela região do Tapajós no oeste do Pará, continua para o norte em Rondônia, e termina no sul da Venezuela-Guiana.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates