topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 826 - 17/09/2012 a 23/09/2012
Arquivos do Correio
Terça, 25 de Setembro de 2012
Recomendar

 

 

‘Mais Direito Penal tem representado mais criminalidade’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Em meio aos intensos e polêmicos acontecimentos em torno do mensalão, das próximas eleições municipais e até mesmo do Código Florestal, a reforma do Código Penal não tem encontrado espaço à altura de sua importância na mídia. Como resultado, um código que permeia todas estas discussões, e tantas outras estruturantes de nossa sociedade, poderá ser agora modificado de forma pouco transparente, diante da sua escassa visibilidade. Mais grave ainda, poderão decorrer graves retrocessos na reestruturação da Legislação Penal. Para comentar o assunto, o Correio entrevistou o Juiz de Direito Marcelo Semer, ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia.

 


 

Solução do conflito colombiano pela via da negociação política é a única possível

Pietro Alarcón

 

alt

 

Há que fechar espaços às vozes que, de maneira simplista e irresponsável, argumentam que a negociação entre o governo e a guerrilha é a negociação entre o Estado democrático e o narcotráfico. Primeiro, porque essas opiniões não resistem a uma análise séria, com fundamento histórico e que retrate a evolução dos atores do conflito, as diversas fases do Estado colombiano e a maneira como o negócio do narcotráfico impactou e se introduziu na sociedade. Tais vozes, descompromissadas com o império da paz, estão consciente ou inconscientemente atreladas a uma visão parcial e inconsequente da realidade, propiciando as condições para a continuidade da guerra a partir da desinformação e da falta de critérios.

 


 

EDITORIAL

 

Desperdício

 

Você pode escolher qualquer jornal de país desenvolvido que não encontrará nenhum anúncio de página inteira. Aqui em nosso país, anúncio de página inteira é coisa corriqueira. Todos sabem que a fabricação do papel exige o sacrifício de árvores. Uma página de jornal significa, portanto, um dano ecológico importante, que não pode ser feito de forma irresponsável.

 


 

Um abuso injustificável

 

Despertar pessoas que não partilham a fé católica constitui evidente violação do seu direito de acordar na hora em que bem entendam. Não é só aí que a Igreja Católica comete abusos. Dentre estes, convém assinalar o afã de colocar crucifixos e outros símbolos religiosos em prédios públicos.

 


 

POLÍTICA

 

O conservadorismo paulistano abraçou Russomanno

Chico Bicudo

 

Por vias tortas, parece que Lula será mesmo ator político fundamental e decisivo na definição do futuro prefeito de São Paulo – no entanto, talvez o escolhido da população não seja o abençoado pelo líder petista.

 


 

As bravatas de Dirceu

Gilvan Rocha

 

Lembramos muito bem, ele dizia: “O PT precisa aprender a fazer política”. Não pretendia com isso que a agremiação se esmerasse em levar adiante um projeto de natureza socialista. O seu discurso tinha outro viés, que consistia em buscar chegar ao governo a qualquer custo. Dessa forma, foi ele o grande articulador e operador do infame processo de capitulação do partido.

 


 

Na contramão

Wladimir Pomar

 

Infelizmente, ainda na mesma linha de preocupação com os preços, o ministro nada falou sobre medidas efetivas para elevar a produção de alimentos e garantir preços baixos e seguridade alimentar para o país. A quebra da safra americana vai estimular o agronegócio a ampliar suas áreas de plantio de commodities, à custa das áreas de plantio de alimentos da agricultura familiar, representando um sério risco à política de controle inflacionário.

 


 

De golpe em golpe, a Casa Grande se perpetua

Paulo Metri

 

Até que enfim o Brasil está destravando. Agora, vai ser para valer. Depois do julgamento do mensalão, teremos o do mensalão mineiro, aqueles derivados das operações Satiagraha, Castelo de Areia, Vampiro... Neste ponto do sonho, me acordam e jogam contra mim a dura realidade.

 


 

Dirceu e o Supremo Jiló

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Até agora o PT não perdeu eleição por razões éticas. As razões pragmáticas do povo, como comida, água e energia, são mais decisivas. Mas, como um equilibrista, o PT parece dançar na boca do abismo.

 


 

Os candidatos são todos iguais?

Frei Betto

 

Deixe de lado a emoção e pense com a razão. As instituições públicas são movidas por políticos e pessoas indicadas por eles. Todos os funcionários são nossos empregados. A nós devem prestar contas.

 


 

SOCIAL

 

Eldorado Parque: memória permanente da barbárie

Frei Marcos Sassatelli

 

A barbárie do despejo de quase 14 mil pessoas, em menos de duas horas, cinicamente chamada “Operação Triunfo” (depois da “Operação Inquietação”), pode ser considerada uma verdadeira operação nazista de guerra.

 


 

Não só de hóstias

Julio Cesar de Castro

 

As novas gerações da zona leste, após a próspera experiência de D. Angélico em São Miguel Paulista, sobrevivem em condições melhores, com a certeza de que, se há muito por lutar, sabem que a igreja tem o seu papel social.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos e a desatenção com a Ásia emergente

Virgilio Arraes

 

Embora o mundo muçulmano chame de forma constante a atenção estadunidense, Obama, desde o início do mandato, tenta dedicar mais tempo a outros aliados – ou parceiros econômicos – na Ásia, especialmente Japão, Coreia do Sul, China e Índia. Não se pode esquecer de que é a região de maior crescimento econômico do globo, malgrado a crise persistente. Três anos mais tarde, a meta de Barack Obama relativamente àqueles países não logrou êxito.

 


 

15 de setembro: um “abril de gente” nas ruas de Portugal

Carlos Carujo

 

Entre 750 mil a um milhão de pessoas, num país com cerca de onze milhões de habitantes, responderam veementemente ao anúncio da transferência direta das contribuições dos trabalhadores para os bolsos do patronato.

 


 

Os americanos não aprendem

Luiz Eça

 

Com a Rússia e a China bloqueando qualquer resolução contra o governo Assad, restarão dois caminhos para os EUA: ou unir-se aos países que desejam um acordo de paz, ou lançar a força militar da OTAN contra o governo.

 


 

ECONOMIA

 

Nuclear em desuso

Heitor Scalambrini Costa

 

Depois da histórica decisão do governo alemão em abandonar em definitivo a energia nuclear, agora são os governos do Japão e da França que vão rever os planos relativos ao uso do nuclear.

 


 

CULTURA

 

Expressão ideocultural de uma independência manipulada: Abraham Lincoln, o caçador de vampiros

Lucas Alecrim

 

Lembrar da independência estadunidense na independência brasileira vem ao encontro da falsidade de nossa liberdade, comemorando um grito falso e silenciando o grito dos excluídos que todos os anos sai às ruas.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates