topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 821 - 13/08/2012 a 19/08/2012
Arquivos do Correio
Terça, 21 de Agosto de 2012
Recomendar

 

Brasil precisa de políticas sociais de amplitude para sair da mediocridade esportiva

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Desta vez, a desfaçatez de Nuzman não está descendo goela abaixo do governo Dilma. Alguns de seus porta-vozes, como o ministro dos Esportes Aldo Rebelo, já transmitiram sutis, porém certeiros, recados de que alguns parâmetros de formação e gastos serão mudados. Na verdade, apenas um esboço da necessária “ingerência” estatal, visando a construção de política esportiva nacional. Frases como “não tem ninguém no Brasil que entenda mais de esportes que o COB e suas confederações”, proferida pelo diretor da entidade Marcus Vinicius Freire, serão contestadas e provavelmente desmascaradas.

 


 

Política social se enfraquece ao promover desonerações sem rumo

Guilherme C. Delgado

 

alt

 

Parece haver se optado por enfraquecer a política social, retirando-lhe recursos essenciais à complementação das remunerações salariais – pela via dos direitos sociais. Em troca disto, se aposta numa fantasia: ‘despertar o espírito animal’ dos empresários, concedendo-lhes benesses de toda ordem. Mas quando se enfraquece a política social de sentido equalizador, essas benesses despertam muito mais o espírito de captura de rendas financeiras especulativas.

 


 

EDITORIAL

 

Razões do fracasso

 

A causa do mau desempenho olímpico está em nosso sistema escolar. Nossas escolas não dão a menor importância para as aulas de educação física e não cuidam, de modo algum, de estimular a prática de esportes. Aliás, a grande maioria delas nem dispõe de quadras e instalações adequadas para a prática de esportes.

 


 

POLÍTICA

 

Mensalão e corrupção

Adriano Benayon

 

Embora o PSDB não seja palatável para a maioria dos eleitores, a oligarquia conta com o tempo decorrido desde 2002 e com a amnésia ministrada pela grande mídia para fazer esquecer a devastação tucana. E, para ajudar nisso, nada melhor que expor a responsabilidade do PT num grande esquema de corrupção, não porque o PT não esteja atendendo aos interesses do poder mundial, mas porque os concentradores preferem manter viva sua alternativa mais segura, o PSDB.

 


 

Petralhas versus Tucanalhas

Gilvan Rocha

 

É preciso ter bem claro que tanto uma quanto outra vertente da politicagem burguesa representa, apenas, versões de direita, uma vez que nenhuma delas se opõe ao sistema socioeconômico.

 


 

Oligopolização, poluição e agricultura

Wladimir Pomar

 

Os movimentos sociais e a esquerda parecem ainda não se terem dado conta de que, sem a participação das populações urbanas, nenhum movimento rural no Brasil de hoje terá sucesso.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: relacionamento inicial de Obama com questões de Bush

Virgilio Arraes

 

A indicação de Paul Ryan para vice de Romney auxiliará os democratas, uma vez que diminui aos olhos do eleitorado mediano o caráter conservador da gestão de Barack Obama.

 


 

Novas formas de agressão dos EUA

Miguel Urbano Rodrigues

 

As Inovações “revolucionárias” na estratégia militar do imperialismo iluminam bem a ameaça para a humanidade de um sistema de poder monstruoso.

 


 

Mercosul e Venezuela: uma nova perspectiva de integração sul-americana

Lucas de Mendonça Morais

 

A entrada da Venezuela incorpora 900 mil quilômetros quadrados, praticamente as superfícies de França e Alemanha somadas, e consolida a jurisdição e o controle sobre as maiores reservas energéticas, minerais, naturais e hídricas do globo. Com isso, colocará o bloco em um status central no tabuleiro geopolítico das nações e do mercado mundial. Dessa forma, o Mercosul passa a ter as maiores reservas petrolíferas do mundo.

 


 

Rumores: o Irã estaria enganando o Ocidente?

Luiz Eça

 

É possível que Bibi queira recuperar-se, criando um clima de guerra iminente ou mesmo bombardeando o Irã, antes das eleições americanas de novembro, para desgosto de Obama.

 


 

ECONOMIA

 

Kit Felicidade

Paulo Passarinho

 

A presidente não somente evitou a utilização da palavra privatização, como fez questão de destacar que o Estado não está se desfazendo de nenhum patrimônio, para “fazer caixa” ou para abater dívidas. Trata-se de uma explicação que deve ser entendida dentro do universo psíquico do neopetismo, conflitado entre o seu passado de oposição às privatizações e concessões realizadas por FHC e o seu presente, de eficaz gestor do modelo herdado do PSDB e mantido pelos governos de Lula e Dilma.

 


 

A lógica infernal do capital

Guillermo Almeyra

 

Os Estados capitalistas dependentes, que na América Latina têm governos chamados progressistas, estão presos a uma engrenagem que devora os esforços em favor de uma mudança econômica e social.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Ditadura ruralista e os rios intermitentes

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Sem interferência da ciência, desprezando advertências dos técnicos da Agência de Águas, contra a vontade de 80% do povo, a bancada ruralista, numa ditadura via Congresso, fulmina florestas, rios e solapa nossas bases naturais.

 


 

CULTURA

 

Rocky Balboa contra os espartanos

Carlos Carujo

 

Improvável ateniense, Rocky Balboa emerge novamente como o símbolo desejado para derrotar o frio militarismo. A lógica do underdog parece acabar sobredeterminada pela narrativa da democracia ocidental.

 


 

Como ganhar mais medalhas?

Paulo Metri

 

Salvo melhor interpretação desta aplicação de regressão estatística, o alto índice de Gini do Brasil (51,9), que reflete a má distribuição de renda do país, influi para que seja tão baixo o número de medalhas do país.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates