topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 818 - 23/07/2012 a 29/07/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 30 de Julho de 2012
Recomendar

 

Olimpíadas mostram um mundo esportivo próspero e alheio à crise financeira mundial

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O evento terá uma das marcas dos tempos modernos, a despeito de velhos “lemas olímpicos”, que apesar de iniciados na Grécia Antiga não escapam do culto ao “deus” contemporâneo, o mercado. Medidas de exceção foram tomadas para preservar os interesses comerciais dos patrocinadores oficiais. Além do mais, não faltará cobertura midiática. Pela primeira, e provavelmente única, vez na história a Rede Globo não transmitirá o maior evento do esporte mundial, ao lado da Copa do Mundo. Rompendo definitivamente com certas ilusões, a terceira Olimpíada londrina não dará contribuição alguma, a não ser moral, “espiritual”, na complicada conjuntura econômica britânica.

 


 

A solução de “um Estado e meio”

Luiz Eça

 

alt

 

É evidente o objetivo de reduzir ao máximo a população palestina, em favor do aumento da israelense. Com êxito: o número de palestinos na Área C encolheu para 150 mil, ou 6% da população da Margem Oeste. Na semana passada, o governo começou a fazer exigências proibitivas para impedir a ação da ONU que vem apoiando os palestinos na exploração agrícola. Ao mesmo tempo, foi anunciado que a polícia de imigração estava autorizada a expulsar ativistas estrangeiros da Cisjordânia. Enquanto de um lado reprimia quem se opunha à expulsão dos palestinos da Área C, de outro lado o governo fundou a Universidade de Ariel – a primeira universidade num assentamento.

 


 

EDITORIAL

 

Expectativas melhores

 

Finalmente uma notícia boa. Contrariando as expectativas, inclusive a deste jornal, o Senado cassou o mandato de um senador enredado em negócios escusos com um bicheiro. Já não era sem tempo.

 


 

POLÍTICA

 

Canalhas por canalhas

Gilvan Rocha

 

A esquerda direitosa, linha auxiliar de sustentação do capitalismo nesses últimos 90 anos, procura hoje, no Brasil, nos induzir a erros políticos. Procuram dizer que existem em disputa dois projetos.

 


 

Mentiras, verdades e silêncio sobre a política de insegurança pública

Givanildo Manoel (Giva)

 

O que assistimos neste momento com a recente onda de mortes praticadas por policiais no estado de São Paulo nos leva a crer que há uma dificuldade desses setores do governo administrarem a sua própria política de aliança com setores que alegam combater. Diferente do que o senso comum impregna, aparentemente, não se trata de um conflito entre Estado versus crime, mas de um desacerto na aliança estabelecida entre esses dois atores. Ambos criminosos.

 


 

Em defesa da Globosfera, Serra põe o bico na janela

Leonardo Severo

 

Infelizmente, para o tucano, os tempos são outros. Ainda que certos anúncios publicitários continuem favorecendo a mordaça e a lambança, contra a mudança, a verdade é tesouro e tesoura a cortar as asas das aves de mau agouro.

 


 

Síria, uma questão democrática?

Wladimir Pomar

 

Além de não haver qualquer questão democrática realmente envolvida, a ação combinada dos Estados Unidos e de suas ditaduras aliadas contra a Síria tem como alvo principal o Irã.

 


 

A leitura na fonte única é atraso na vida política

Waldemar Rossi

 

Pois não é que fazemos o mesmo em relação às orientações políticas, sindicais e religiosas? Só gostamos de ler o que nossos chefes nos indicam e pronto. Só neles acreditamos e os colocamos acima de quaisquer suspeitas.

 


 

SOCIAL


Mais um incêndio em favela deixa 400 desabrigados. Enquanto isso, CPI chegará ao fim sem ter ouvido ninguém...

Raquel Rolnik

 

De acordo com a reportagem, na madrugada de hoje, mais um incêndio aconteceu. Desta vez foi na favela Humaitá, que fica na zona oeste da cidade, onde 400 pessoas estão desabrigadas.

 


 

Caixa de Pandora

Jean Hermógenes Saibro

 

A Lei de Acesso à Informação não pode ser um instrumento para perseguir e execrar os servidores, mas sim dar visibilidade aos atos do administrador público e corrigir distorções históricas.

 


 

INTERNACIONAL

 

Saara Ocidental, tarefa difícil de cobrir pela imprensa

Lahcen el-Moutaqi

 

Quando a mídia vai poder falar dos diferendos regionais e do Saara Ocidental, sem se expor tanto à interferência tanto dos dirigentes como da oposição à Frente Polisario?

 


 

Espanha: a sombra do caudilho

Mário Maestri

 

Para fazer frente às necessidades das províncias, o governo deverá pedir a compra de sua dívida soberana pelo Fundo de Resgate europeu. O que transformará a Espanha, oficialmente, em uma espécie de semi-colônia do grande capital.

 


 

Fórum de São Paulo: balanço de Caracas

Atilio Boron

 

Não podemos opor apenas a abnegação militante e o grito que denuncia a desumanidade do capitalismo, ignorando alegremente a problemática decisiva da organização.

 


 

O interminável conflito da mineração peruana em meio ao deserto político

Eduardo Gudynas

 

Conga e outros casos (por exemplo, no Equador) mostram um novo tipo de conflitos que resistem à ideia que evita anular os impactos e que pretende compensá-los ou indenizá-los. De maneiras similares, foram caindo uma atrás da outra as tentativas de apaziguar o protesto em Cajamarca. Acossaram-se as organizações sociais e cidadãs, voltou-se a declarar Estado de emergência e até levaram à prisão um dos líderes locais, espancando-o fortemente na frente das câmeras. Chegou-se assim a uma situação quase limite, com a perda da legitimidade política do governo central. Muita gente não acredita mais em Humala, nos partidos políticos mais conhecidos, na empresa, nos técnicos universitários.   

 


 

Inauguração da primeira usina da África de medicamentos anti-Aids

Lahcen El Moutaqi

 

O Brasil assistiu ao lançamento da produção da usina, os medicamentos fabricados no país serão embalados em Moçambique, certificados e distribuídos para os moçambicanos, bem como a outros países com os quais possui acordo.

 


 

Estados Unidos: a persistência do legado de George Bush

Virgilio Arraes

 

Em 2013, um dos maiores desafios ao próximo presidente será o de coordenar a renovação do sistema econômico global, abalado desde 2008. E um tema menosprezado no governo de George Bush: o México.

 


 

ECONOMIA

 

A história da dívida pública europeia: como os bancos privados enriqueceram às custas da população (Salim Lamrani)

 

O sistema de crédito que se estabeleceu na França desde 1973 e que foi sancionado nos tratados de Maastricht e de Lisboa tem apenas um objetivo: enriquecer os bancos privados às custas dos contribuintes. É lastimável que não se abra um debate sobre as origens da dívida pública da França na mídia ou no Parlamento. No entanto, bastaria devolver ao Banco Central a exclusividade da criação monetária para resolver o problema da dívida.

 


 

Por que o Brasil se atrasa (Adriano Benayon)

 

Se a indústria não for realmente nacional, jamais terá chance de ser competitiva. O mesmo se aplica à infra-estrutura econômica e à social. Há que desmercadorizar os serviços públicos e eliminar as agências “reguladoras”.

 


 

Paraísos fiscais e a privataria tucana (Altamiro Borges)

 

O Brasil é o quarto país do mundo em recursos desviados para os paraísos fiscais. A conclusão é de uma pesquisa encomendada pela Tax Justice Network, que comprova que de US$ 21 a US$ 32 trilhões sumiram de seus países de origem.

 


 

CULTURA


Relatos de Guernica, 75 anos depois (Amy Goodman)

 

O objetivo do projeto Astra é converter a desativada fábrica de armas da cidade em um centro cultural onde sejam ministrados cursos de arte, vídeo e meios audiovisuais em geral.

 


 

Quino e Mafalda: criador e criatura (Maria Clara Lucchetti Bingeme)

 

Nesta celebração de seus 80 anos, cabe agradecer de coração o traço, imaginação e sensibilidade de Quino, que nos deu uma personagem tão encantadora e consciente, que nos faz rir, certamente, mas principalmente pensar.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates