topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 817 - 16/07/2012 a 22/07/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 23 de Julho de 2012
Recomendar

 

 

‘Não foi nem “juízo”, nem “político”; o processo de destituição de Lugo é de nulidade insanável’

Gabriel Brito

 

alt

 

No campo econômico as primeiras medidas dos golpistas são: nenhum imposto à soja, uso de sementes transgênicas e um contrato com a Rio Tinto Alcán, concedendo-lhe subsídio de sete vezes a dívida externa do Paraguai, o que será suportado pelo povo, que assim empobrecerá dramaticamente nos próximos anos”, esclarece Ricardo Canese, membro da Frente Guasú, coalizão de movimentos que elegeu Fernando Lugo, em entrevista ao Correio da Cidadania. O engenheiro também reitera a ilegalidade do processo, sem direito efetivo à defesa, além do teor ideológico. “A acusação critica o ‘socialismo do século 21’ e as ‘juventudes socialistas’, entre outros aspectos, o que está proibido pela Constituição.

 


 

POLÍTICA

 

Corrupção e eleição

Claudionor Mendonça dos Santos

 

Aproximam-se as eleições e vem à tona a grande preocupação: um sufrágio límpido, transparente e no qual sejam escolhidos os melhores candidatos.

 


 

Dona Europa e suas filhas

Frei Betto

 

Corremos o risco de ficar gripados se Dona Europa continuar a espirrar tanto, alérgica ao espectro de um futuro tenebroso: a agonia e morte do deus Mercado.

 


 

Erundina debreou!

Gilvan Rocha

 

Isso, porém, é menos grave se comparado com uma legião imensa de petistas, de matriz pretensamente socialista, que capitularam diante do capitalismo e se passaram, de malas e bagagens, para o lado da burguesia.

 


 

Lições do pedágio

Wladimir Pomar

 

O Estadão publicou que, desde o início da crise, o governo brasileiro abriu mão de 26 bilhões de reais em impostos, ao mesmo tempo, o setor automotivo teria criado apenas 27.753 novas vagas de trabalho, cada uma das quais equivaleria a um custo de cerca de 1 milhão de reais em renúncia fiscal.

 


 

SOCIAL

 

Pedágio metropolitano: quem vai pagar essa conta?

Raquel Rolnik

 

Primeiro se construiu um modelo urbanístico carro-dependente e agora se transforma esse modelo num modelo caro e excludente que dificultará a circulação nestas cidades.

 


 

Doente ou diferente? O crack social

Paulo Silveira

 

As evidências de que esse programa da prefeitura do Rio em momento algum teve a intenção de cuidar de crianças e adolescentes em situação de risco, fossem elas usuárias de drogas ou não, são muitas, diversas.

 


 

Nova onda de violência policial em São Paulo

Guilherme Boulos e Guilherme Simões

 

Alckimin disse que quem enfrentar o Estado vai perder. Sua secretária de Justiça já havia dito no massacre do Pinheirinho que, para ela, a legalidade está acima dos direitos humanos. A senha foi dada, a chacina continua a céu aberto...

 


 

INTERNACIONAL

 

Brasil e Paraguai

Mário Maestri

 

Suspender o Paraguai e incluir a Venezuela no Mercosul trata-se, em todo caso, de uma aposta perigosa. Os USA avançam a Aliança do Pacífico, entre o Chile, Peru, Colômbia, México, claramente em oposição ao Brasil.

 


 

Síria, informação e propaganda

Luiz Eça

 

Depois dessas flagrantes mentiras, ficamos sem saber até onde se pode acreditar no que afirmam os líderes do Ocidente e a grande mídia. Parece evidente que Assad desde o início dos protestos tem usado de meios brutais para conter a oposição. Mas também sabemos que a oposição cometeu atentados à bomba contra edifícios públicos e ações violentas. Afinal, a Al-Qaeda faz parte de sua coalizão.

 


 

Rebeldes sírios se aproximam do maior troféu

Robert Fisk

 

Agora foram na jugular. O cunhado do presidente, o ministro da Defesa, uma bomba de destruição massiva colocada perto, ou talvez dentro dos quartéis militares encabeçados pelo irmão do mandatário. Os assassinatos levam tempo, mas esse foi de escala épica, para se colocar no mesmo nível do banho de sangue que ocorre em toda a Síria.

 


 

China propõe aliança estratégica ao Mercosul: um dragão no quintal

Raúl Zibechi

 

A crise política no Paraguai e suas repercussões na região deixaram a visita do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e a renúncia no principal cargo do Mercosul em um segundo plano da agenda de notícias. A China mostrou que está disposta a jogar pesado, inclusive na principal área de influência dos Estados Unidos. A proposta de Wen Jiabao foi interpretada por seus interlocutores como o que realmente é: uma grande aliança estratégica que inclui também um Tratado de Livre Comércio China-Mercosul.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Bastidores – O processo de licenciamento de Belo Monte

Telma Monteiro

 

Bastidores é uma série de artigos que não tem prazo de encerramento e vai evoluir para contar ao público como enfiaram Belo Monte e outras hidrelétricas goela abaixo da sociedade. Não será um resumo, nem uma análise, mas uma espécie de memória de passagens inusitadas ou curiosas, registradas oficialmente nos milhares de ofícios, pareceres, cobranças, justificativas, notas, questionamentos e, principalmente, em tentativas de dar um "jeitinho" na lei.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Catolicismo: a decadência do poder

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

As últimas pesquisas indicam que o catolicismo brasileiro, nominal, é da ordem de 64,6% da população. Como na Europa, a tendência é se estabilizar por volta de 40%. Deve crescer o número dos indiferentes às igrejas.

 


 

Dom Eugênio Sales era, com todo o respeito, o cardeal da ditadura

José Ribamar Bessa Freire

 

As azeitadas relações com os donos dos jornais e com alguns jornalistas em postos-chave continuaram depois da morte. A defesa de dom Eugênio, na realidade, funciona como uma autodefesa da mídia e do poder.

 


 

Nazismo da torcida alemã na Eurocopa: “um metrô de Lviv a Auschwitz”

Florian Schubert

 

Racismo, antissemitismo e nacionalismo agressivo durante os jogos da seleção alemã pertenceriam ao passado. No entanto, como se sabe, isso não é assim: a UEFA investigou e multou a Federação Alemã de Futebol (DFB) por causa do comportamento incivil e os cantos inapropriados da torcida alemã.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates