topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Educação: disciplina ou liberdade Imprimir E-mail
Escrito por Guilherme Diniz   
Quarta, 11 de Julho de 2012
Recomendar

 

Um dos maiores problemas da educação apontado na obra Emílio ou da educação, de Jean-Jacques Rousseau, é a formação para uma função social sem a devida atenção à educação moral. Analogamente, o filósofo Immanuel Kant explica no livro Sobre a pedagogia que vivemos em uma época de disciplina, mas não da verdadeira moralidade.

 

Esta crítica à sociedade nos alerta sobre a importância de uma educação moral que, no contexto do iluminista alemão, significa o acesso da humanidade à maioridade. Para ele, o mau caráter surge quando se sobrepõe à educação a disciplina, em detrimento à moralidade. Por isso, seria necessário ensinar as crianças desde cedo o valor da dignidade humana e o valor dos direitos humanos.

 

Todavia, como ensinar conceitos abstratos de dever às crianças? Ora, as crianças não podem fazer a representação do dever, mas podem entender a existência de uma “lei do dever”. Em outras palavras, elas não podem agir livremente pela compreensão dos deveres universais, mas podem ser educadas moralmente segundo a formação do caráter que, para Kant, consiste em aprender a privar-se. Isso significa que as crianças podem aprender as regras morais, e observá-las inicialmente pela disciplina.

 

Não obstante, a finalidade da educação não consiste apenas em ensinar a obediência às normas, mas também em ensinar a lei que reside dentro de si. Só assim é possível a liberdade, pois somente através do fato do dever o homem tem poder para agir.

 

Contudo, não se trata de qualquer dever, mas daquele que expressa a liberdade da vontade, isto é, a não determinação da vontade pela contingência do querer. A autonomia exige a libertação da vontade das leis pragmáticas voltadas unicamente à ação desejada. Só assim podemos afirmar que, pela moralidade, somos educados para a autonomia; e, pela disciplina, para a heteronímia.

 

A educação, porém, deve ser pautada pela necessidade de educar o homem à liberdade, haja vista que sendo este um ser essencialmente racional pode coerentemente agir segundo suas inclinações pessoais sem perder o caráter universal da moral. A disciplina, portanto, é apenas um instrumento inicial; não a finalidade da educação. Caberia aqui, por fim, perguntarmos: o que está se sobrepondo à educação contemporânea, a disciplina ou a liberdade?

 

Guilherme Diniz é filósofo e frade dominicano.

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates