topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 808 - 14/05/2012 a 20/05/2012
Arquivos do Correio
Terça, 22 de Maio de 2012
Recomendar

 

 

Euforia com mega-eventos pode manter intactos retrocessos da era Teixeira

Gabriel Brito

 

alt

 

Cerca de dois meses após a renúncia de Ricardo Teixeira da presidência da CBF, absolutamente nada no futebol brasileiro oferece sinais de mudança. Ficou até fácil seus asseclas, em tom de gratidão, exaltarem o “legado” e o “brilhantismo” de sua gestão. Não faltaram exemplos da mídia, capitaneada pela Globo, ressaltando os títulos conquistados pela seleção em todas as categorias, e o esquecimento, nada inocente, das variadas formas de devastação que Teixeira e sua turma promoveram em nosso futebol. Cabe, portanto, uma análise a respeito do que foram, de fato, os anos de Ricardo Teixeira à frente do futebol nacional e sua verdadeira herança.

 


 

Ou aceleramos a recuperação da natureza ou mudamos o modelo do crescimento

Telma Monteiro

 

alt

 

O Correio da Cidadania publica o primeiro artigo da nova integrante de sua equipe de colunistas, a ativista sócio-ambiental e pesquisadora Telma Monteiro. Responsável por seu próprio blog, especializado em projetos infra-estruturais na Amazônia, a também pedagoga publica há anos artigos críticos ao modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil. Em sua estréia no Correio, Telma trata exatamente da necessidade premente de preparar o país para um novo modelo de crescimento, com vistas a frear a exploração irresponsável dos recursos naturais, oportunidade que aparentemente será jogada fora na Rio+20.

 


 

EDITORIAL

 

Há sinceridade nisso?

 

Se a presidente Dilma deseja mesmo acelerar a reforma agrária, como diz, basta assinar um decreto que está na sua mesa de trabalho há tempos, dizendo que, uma vez decretada pelo juiz competente a desapropriação de um imóvel rural, o Incra, com ou sem contestação, fica automaticamente investido na posse do imóvel, podendo, portanto, iniciar imediatamente o assentamento.

 


 

POLÍTICA

 

O caso do mensalão: até quando ficará impune?

Frei Marcos Sassatelli

 

Infelizmente - embora dos 38 réus, 22 respondam por formação de quadrilha -, por ter o crime prescrito, nenhum dos 'mensaleiros' poderá ser condenado. O STF precisa tomar consciência de que protelar julgamento de prática de corrupção é outra corrupção.

 


 

Desafios sociais e ambientais

Frei Betto

 

Para se ajustar aos Objetivos do Milênio, nosso país clama por reformas: política, judiciária, agrária e tantas outras que corrijam os desmandos que ainda imperam, resquícios de uma mentalidade colonialista.

 


 

Dá para acreditar?

Gilvan Rocha

 

O “Custo Brasil”, nas mãos do PT, tem sido oneroso, pois muito se gasta para manter as organizações populares em silêncio, engessadas. Entretanto, isso se tornou um bom negócio para a burguesia, precisa “cuidado”.

 


 

A quem interessa industrializar

Wladimir Pomar

 

Setores médios, e a maior parte das pequenas e micro empresas, tanto privadas quanto solidárias, enfrentam dificuldades na elaboração de projetos, no acesso a novas tecnologias e a financiamentos públicos, na concorrência desleal e nos tributos.

 


 

Terrorismo de Estado

Mário Maestri

 

Nos milhares de martirizados, feriram-se profundamente as carnes da população brasileira, expropriada fortemente em seus direitos e conquistas, não raro para sempre. Tudo em proveito dos eternos donos das riquezas e poder do país.

 


 

SOCIAL

 

Muitos projetos, nenhuma solução

Otaviano Helene

 

Os exemplos incluem projetos de diferentes épocas, abrangências e níveis governamentais e ilustram que os projetos educacionais não são capazes de alterar nossa realidade educacional. As razões pelas quais muitos programas educacionais não tiveram o sucesso esperado são evidentes.

 


 

1º de Maio Popular em Goiânia A região

Frei Marcos Sassatelli

 

Noroeste realizou um 1º de Maio autônomo (do povo) e não um 1º de Maio pelego e atrelado aos interesses do capital. Todos que fizeram uso da palavra defenderam a Saúde e Educação públicas como direitos fundamentais e dever do Estado.

 


 

INTERNACIONAL

 

Militarização crescente no Atlântico Sul

Grupo São Paulo

 

Assistimos agora aos primeiros capítulos de um acirramento de posições. Por sua legislação aberta à participação estrangeira na exploração e exportação de petróleo, o Brasil ainda não está diretamente envolvido neste embate. Até quando?

 


 

Na omissão do governo, vítimas paquistanesas dos drones vão à justiça

Luiz Eça

 

É muito estranho que os EUA bombardeiem um país aliado. Não se pode aceitar o uso de uma arma que esteja tirando a vida de civis inocentes, apesar de sua apregoada “precisão cirúrgica”. O espaço aéreo paquistanês é parte do território nacional. Os drones de Obama só poderiam invadi-lo com autorização. Pelo jeito, ela existe, e o governo não tem coragem, ou interesse, ou ambos, em negá-la. Caberá à justiça paquistanesa resgatar a honra nacional e retirar a permissão para os EUA seguirem bombardeando um país amigo e seu povo.

 


 

Estados Unidos: o caminho esquecido dos democratas

Virgilio Arraes

 

Com a desistência dos oponentes, à exceção de Ron Paul, Mitt Romney já se enfronhou na disputa presidencial. A diferença entre ele e Obama reduz-se, o que fez com que os democratas finalmente assumissem a campanha. A idéia de aplicar o chamado smart power não prosperou. Diante da falha dos democratas, o preocupante seria a recuperação pelos republicanos da proposta de utilizar em primeiro plano a força sem meias medidas.

 


 

ECONOMIA

 

Petróleo é poder

Paulo Metri

 

A economia mundial viciada em petróleo terá uma sobrevida, se hipoteticamente o Pré-Sal abastecesse sozinho o mundo, de três anos. O Iraque foi invadido por causa de uma reserva não muito diferente, de 115 bilhões de barris. Hoje, 28% da área do Pré-Sal já foi leiloada, com o pior dos modelos, o da lei das concessões. Se existe algum interesse público nos congressistas atuais, esta lei deve ser substituída, rapidamente, pelo menos por uma análoga à lei dos contratos de partilha.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

A Transposição e a seca

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

A Transposição continua semi-paralisada, a um custo que já supera R$ 8 bilhões, sem colocar uma gota d’água a quem quer que seja. Ao contrário, destruiu açudes e cisternas por onde os canais já passaram, aumentando a penúria da população.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates