topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 805 - 23/04/2012 a 29/04/2012
Arquivos do Correio
Terça, 08 de Maio de 2012
Recomendar

 

 

‘Planeta Mantega entra no jogo do petróleo, do lado dos lobistas’

Valéria Nader, da Redação; colaborou Gabriel Brito

 

alt

 

O que será que anda acontecendo com o nosso petróleo? Muitos de nós, antenados com as grandes obras que tomam conta da agenda pública, diuturnamente iluminadas pelos veículos de comunicação, podemos estar nos fazendo esta pergunta. Afinal, vieram a nova legislação para o pré-sal, o barulho em torno dos royalties, os vazamentos de óleo no mar, mas, agora, o setor do petróleo anda bem sumido da mídia. No entanto, o barulho em torno do setor, assim como as articulações dos grandes e poderosos lobistas pra fazerem valer seus propósitos para este cobiçadíssimo ‘ouro do futuro’, estão animadíssimos. É o que se pode inferir das colocações de Fernando Siqueira, o ex-presidente da AEPET.

 


 

Repudiada pela classe artística e cultural, Ana de Hollanda se afirma como defensora da velha indústria

Gabriel Brito, da redação

 

alt

 

Área historicamente relegada nas políticas públicas, a cultura é um setor onde se pode dizer que há uma crise ininterrupta desde o início do governo Dilma, sob a batuta de Ana de Hollanda. Irmã de um dos maiores gênios da cultura nacional e também nascida em família da mais alta estirpe intelectual, os Buarque de Hollanda, era uma figura inexpressiva até assumir o Ministério da Cultura e começar a tomar uma série de decisões que causaram enorme contrariedade na grande maioria dos atores culturais do país. Para o professor e pesquisador da USP Pablo Ortellado, a passagem do tempo apenas tornou óbvios os vínculos e interesses defendidos pela ministra.

 


 

EDITORIAL

 

Violência contra os pobres

 

Embora o número de moradias existentes seja suficiente para abrigar todos os que necessitam de uma casa, não dispõe o Brasil como, por exemplo, a Inglaterra, de uma legislação que obrigue o proprietário cujo imóvel permanece ocioso por certo tempo a alugá-lo a quem decida ocupá-lo e por um preço fixado pelo poder público.

 


 

POLÍTICA

 

Vende-se a natureza

Frei Betto

 

O comércio de serviços ambientais ignora a visão dos povos da floresta. Trata-se de um novo mecanismo de mercado, pelo qual a natureza é quantificada em unidades comercializáveis.

 


 

1º de maio, um confronto com o Estado repressivo

Waldemar Rossi

 

As manifestações de caráter classista, em todo o país, denunciam tanta falcatrua e tantos crimes, num amplo movimento de retomada, ainda que modesto, do seu protagonismo em busca de mudanças nas políticas públicas e em defesa dos direitos populares.

 


 

Pós-neoliberalismo: do que se trata?

Fernando Marcelino

 

É correto caracterizá-lo como um período de transição, com duração variável, para a reorganização da economia, a articulação de um novo papel do Estado, emergência de novos atores sociais e superação da retórica dos livres mercados.

 


 

Desindustrialização, um debate torto

Wladmir Pomar

 

O debate sobre a industrialização precisa definir os setores industriais chaves para tornar o Brasil um país economicamente independente. O que só será possível se tiver uma forte indústria de fabricação de máquinas que produzam máquinas capazes de produzir equipamentos.

 


 

SOCIAL

 

Ao I Congresso da CSP – Conlutas

Osvaldo Coggiola

 

A desmobilização das massas, com escassas exceções, foi a tônica dominante nos últimos anos. Mas isso está, agora, mudando. O I Congresso da CSP-Conlutas tem diante de si o desafio de lançar uma campanha nacional pela independência de classe das organizações operárias e populares.

 


 

Sobre os parcos recursos públicos brasileiros

Otaviano Helene

 

A luta por mais recursos para o setor público e a denúncia de quem e que setores se beneficiam com as políticas fiscais brasileiras deveriam estar em uma pauta conjunta de todos os movimentos comprometidos com a educação e demais setores de interesse social e coletivo.

 


 

INTERNACIONAL

 

França: a Reação ganhou da Revolução

Luiz Eça

 

Tanto Hollande quanto Sarkozy podem ser considerados homens do sistema. Sarkozy não pode prometer crescimento, uma vez que, ao lado de Angela Merkel, impôs a austeridade como única saída para a Europa em crise.

 


 

CULTURA

 

O extermínio de MCs na Baixada Santista

Danilo Cymrot

 

As mortes desses ídolos do funk evidenciam descaso ou até a cumplicidade do Estado. Permanecem invisíveis, em virtude da origem social dos MCs e do fato de o funk ser constantemente associado à criminalidade, apesar de mobilizar milhões de jovens em busca de lazer.

 


 

O Ministério da pirataria

Pedro Alexandre Sanches

 

Não sobram dúvidas. Na retaguarda da “caríssima” indústria cinematográfica (a Globo Filmes, por exemplo), parece fazer mais jus a um título do tipo ministra do Entretenimento Corporativo do que àquele que hoje ocupa.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 04 de Julho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates