topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 804 - 16/04/2012 a 22/04/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 23 de Abril de 2012
Recomendar

 

Política Econômica permanece no reino do curto-prazo

Paulo Passarinho


alt

A alteração substantiva da política econômica passaria pelo rompimento do tripé representado pelo câmbio flutuante/superávit primário/metas de inflação, deixando para trás o esquema das aberturas financeira, comercial e produtiva. Como essa alternativa é hoje impensável, pelos compromissos do governo com o pacto de poder dominante, somente nos resta assistir à administração dos dilemas econômicos atuais em uma perspectiva de curto-prazo, e míope frente ao nosso futuro.

 


 

Investimentos em educação pública computam despesas que nada têm a ver com educação

Otaviano Helene

 

alt

 

São necessárias algumas providências para que possamos saber, com suficiente precisão, quanto efetivamente investimos em educação pública. Além de lutarmos pelos 10% do PIB para a educação pública, precisamos ficar muito atentos para a definição do que pode ou não ser considerado gasto educacional e para denunciarmos, sempre que aparecer, a confusão entre gasto público com educação e gasto com educação pública, confusão essa feita até mesmo na atual proposta de PNE em debate no Congresso Nacional.

 


 

EDITORIAL

 

Um debate apaixonado

 

Poucas questões têm provocado tanta discussão como a decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre a penalização, ou não, do aborto nos casos de feto anencefálico. A decisão do Supremo de descriminalizar o aborto em tal circunstância - tomada, aliás, por grande maioria de votos - parece, pois, a mais correta.

 


 

POLÍTICA

 

Casa da sogra

Frei Betto

 

É possível acabar com a corrupção? No coração humano, jamais. Há, contudo, antídotos objetivos: financiamento público das campanhas, ficha limpa também quanto ao patrimônio familiar acumulado...

 


 

Comissão da Verdade sem ódio II

Paulo Metri

 

Que sejam exigidas verdades e retratações dos militares do passado, entretanto, é preciso que seja apresentada uma proposta para os militares de hoje serem assumidos como membros desejados da nossa sociedade.

 


 

Um tiro no inimigo

Wladimir Pomar

 

Rebaixar os juros, em especial do Banco do Brasil e da Caixa, representou o primeiro tiro no pior inimigo do desenvolvimento econômico e social. A reação inicial do sistema financeiro, embora ainda soft, foi de desfaçatez total, exigindo compensações como se fosse um miserável à míngua.

 


 

O papa e a utilidade do marxismo

Frei Betto

 

O marxismo é um método de análise da realidade. E mais do que nunca útil para se compreender a atual crise do capitalismo. O capitalismo, sim, já não é útil, pois promoveu a mais acentuada desigualdade social entre a população do mundo.

 


 

SOCIAL

 

Que sob a toga dos ministros do STF não se esconda nenhum escravocrata

Dom Enemésio Lazzaris

 

Está em curso uma nova caça aos povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, por um contingente expressivo de escravocratas, que lançam seus tentáculos em diferentes espaços do Estado, com apoio de órgãos da imprensa.

 


 

INTERNACIONAL

 

A Revolução Nacional Boliviana, 60 anos depois

Atilio Boron

 

Foi uma jornada heróica, que culminou quando o exército, cão de guarda da oligarquia mineradora e proprietária de terras, foi derrotado, desarmado e dissolvido pelos mineiros, após dois dias de combates ferozes. Como no México antes, e Cuba depois, a derrota do exército é a marca decisiva de toda revolução. Os acontecimentos na Bolívia impactaram enormemente o jovem Ernesto Guevara, anos antes de se transformar no Che.

 


 

A última chance do Irã e também do Ocidente

Luiz Eça

 

Quando estabelece como condição para deixar o Irã em paz que ele destrua as instalações nucleares subterrâneas de Fordow, o Ocidente está repetindo Hitler.

 


 

Espasmos colonialistas: Espanha, mas qual Espanha?

Atilio A. Boron

 

O argumento mais utilizado pelos desvairados funcionários da Coroa é que qualquer agressão argentina a Repsol-YPF seria um ataque a Espanha e, por tabela, aos espanhóis. Não se deve cair na armadilha. O pleito é com sua burguesia.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Os atingidos pelo Complexo de Suape

Heitor Scalambrini Costa

 

A desocupação deste território pelo Estado tem ocorrido de forma truculenta, sem negociação "amigável" com os moradores. Muitas vezes, recorrendo ao que se denomina na região de "milícias armadas".

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

A culpa é do torcedor

Daniel Cassol

 

A violência nos estádios não tem causas diferentes da violência urbana – até porque os estádios estão dentro das grandes cidades –, os responsáveis são mais ou menos fáceis de identificar, mas a maioria das ações de prevenção e repressão tem tido como único foco o torcedor, considerado o único culpado pela violência nos estádios. Se houve sucesso nesta política, pode ter sido a elitização dos estádios, mas certamente não a diminuição da violência no futebol.

 


 

Hugo Cabret se recusa a não sonhar (2)

Cassiano Terra Rodrigues

 

Não é desprezível que a semelhança entre o autômato e seu criador seja justamente a capacidade de desenhar! Hugo sonha um sonho terrível – teme tornar-se máquina e não ser mais capaz de mudar a própria vida, não poder mais amar.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates