topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Sep   October 2016   Nov
SMTWTFS
   1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

IWA Homenageia o centenário do professor Luiz Antônio Pimentel Imprimir E-mail
Escrito por Raymundo Araujo Filho   
Qui, 05 de Abril de 2012
Recomendar

 

 

Na beira da baia
Maria embala seu filho
sem berço

 

No México, as touradas
São mais humanas:
Todos torcem pelo Touro

 

Hai Kais do professor Luiz Antonio Pimentel

 

A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) foi fundada em 1978. A IWA é a maior entidade literária e artística do mundo composta por mais de 1.600 membros. A presidente da IWA, Teresinka Pereira, mineira, naturalizada norte-americana, ressalta a importância da adesão dos artistas à entidade.

 

A Associação Internacional de Escritores e Artistas (IWA) tem sede em Toledo, estado de Ohio, nos Estados Unidos. Entre seus membros estão escritores, artistas, editores e colecionadores de arte, além de ativistas culturais.

 

A diretoria da entidade é composta de diretores em diversos países como Rússia, Cuba, Estados Unidos, Turquia, Tunísia, Argélia, Coréia, Japão, entre outros. A entidade é também representada na UNESCO.

 

Entre as atividades da IWA estão as menções para o Prêmio Nobel da Paz e para o Prêmio Nobel de Literatura. A IWA apóia a liberdade de expressão e os direitos e liberdades da Declaração Universal dos Direitos do Homem para todos os povos.

 

O professor Luiz Antônio Pimentel, ao completar 100 anos de idade no dia 29 de março de 2012, recebeu o certificado de membro honorário da IWA, por sugestão de Raymundo Araujo Filho (também agraciado com o certificado IWA), acolhido generosamente pela presidente da IWA Teresinka Pereira, que homenageou o escritor centenário, no fim do ano passado, na esteira das homenagens aos artistas centenários, promovidas pela entidade.

 

O professor Pimentel é o jornalista mais idoso e há mais tempo em atividade no Brasil, sendo a sua vida um mosaico de realizações notáveis e farta obra literária. Formado em artes e ofícios, exerceu a carpintaria, é jornalista, foi residente no Japão, onde colaborou estreitamente com Raul Bopp, então cônsul brasileiro na terra do Sol nascente, nos idos dos anos 30, onde aprendeu a língua japonesa perfeitamente, tendo consigo, até hoje, um livro com 70 mil ideogramas, o que o faz declarar que “no Japão, sempre se é um pouco analfabeto”.

 

Lecionou fotografia no SESC por 25 anos, tendo administrado o mais antigo curso de fotografia em Niterói, na Associação Niteroiense de Fotografia. Autor de chankas, contos, novelas e peças de teatro, é a maior sumidade em hai kais no Brasil, e de fama internacional.

 

Homem de esquerda, admirador de Luiz Carlos Prestes, foi amigo e conhecedor pessoal de ilustres artistas como Aporelly (O Barão de Itararé), Cecília Meirelles e Monteiro Lobato, recebendo deste um baita elogio pela sua luta na campanha O Petróleo é Nosso, nos anos 50.

 

É um excepcional contador de causos, com sua extrema e aguçada memória sobre fatos e atos ocorridos no Brasil e no mundo, com ou sem a sua participação.

 

Com dezenas de livros publicados, desde 1933, em vasta obra literária, participou neste mês de inúmeras atividades em sua homenagem, notando-se especial regozijo com aquelas oferecidas pelos seus verdadeiros amigos e entusiasmados discípulos, como o curador e organizador do Escritores ao Ar LIVRO, Paulo Roberto Cecchetti, o professor Aníbal Bragança, o livreiro Carlos Mônaco e este articulista, Raymundo Araujo Filho, seu admirador confesso e declarado - para o qual foi permitida a gravação de documentário, a partir de depoimento do próprio professor Pimentel, sob o título Professor Pimentel Faz Cem Anos – Fragmentos de Sua Vida e Obra (disponível pelo endereço internético moviolapresa(0)yahoo.com.br ).

 

Devido ao mau tempo e a problemas de transportes pela greve dos rodoviários, a homenagem promovida pelo poder público de Niterói, que, perigosamente, foi marcada para um local aberto para a noite do dia 29 passado, foi remarcada para o dia 3 de abril de 2012, no Solar do Jambeiro, bairro do Ingá, Niterói, RJ, onde também está sendo realizada bela exposição da vida e obra do ilustre cidadão de Miracema (RJ) e niteroiense por adoção, desde tenra idade.

 

É um orgulho imenso ter sido o artífice da aproximação do meu amigo querido e centenário professor Pimentel com a IWA, presidida pela prestimosa Teresinka Pereira, minha leitora e interlocutora há quase uma década, e da qual sou admirador e leitor de suas poesias, que sempre me chegam por carta postal ou internet.

 

Abaixo, poema de Teresinka Pereira, homenageando o professor Pimentel:

 

 

Natalício centenário

29 de março de 2012

 

Um genial anúncio

A todos os cometas e luas

Que um sol especial

Vai iluminar as galáxias

E tocar mil violinos

Anunciando um aniversário: O seu

Colega Luiz Antônio Pimentel

Poeta de alto prestígio

Que brilha

Sua pupila par

Sobre o mar

Obrigado por sua presença

Nesta festa

Que é de todos nós!

Muitas felicidades,

Hoje e sempre

 

Teresinka Pereira

IWA

 

Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata, IWA, e sabe que, Sem Arte, a Vida é / Um eterno e gigante / Vazio (Hai kai do poeta, compositor e artista popular itinerante Escaramuça).

 

Recomendar
Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2012
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates