topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 799 - 12/03/2012 a 18/03/2012
Arquivos do Correio
Qui, 22 de Março de 2012
Recomendar

 

 

Saída de Ricardo Teixeira da CBF não promete mudanças nem no futebol, nem na Copa

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O futebol brasileiro se livrou de um de seus piores inimigos, mas seu legado ainda é forte e a mobilização por mudanças, principalmente da parte dos clubes, ainda é decepcionante. Atender à amplíssima rejeição da população e deixar partir o célebre e poderoso Ricardo Teixeira neste momento convém a todos, políticos e grandes empresários, criando uma distração em relação às diversas ilegalidades e violações que os bilionários negócios do porvir trarão, algo muito mais sério, complexo e lucrativo do que os interesses e projetos pessoais de um sub-reptício cartola de futebol e sua medieval confederação.

 


 

Mudanças na Previdência Pública apóiam-se em Meias Verdades e Inverdades

Guilherme Costa Delgado

 

alt

 

Primeira inverdade completa: o FUNPRESP viria para resolver o decantado déficit gigante dos servidores públicos. Isto é puro engodo e desinformação. Pelo menos para os próximos 30 anos os efeitos financeiros deste Projeto, se convertido em Lei, gerariam mais e não menos necessidade de financiamento público. A massa de recursos (receitas previdenciárias públicas) seria desviada para um Fundo de Previdência de caráter privado, cuja regra de ouro é a contribuição previdenciária ser definida e compulsória, mas sem os benefícios definidos ‘a priori’, porque dependerão dos rendimentos futuros de suas aplicações.

 


 

POLÍTICA

 

Quem te viu, quem te vê!

Gilvan Rocha

 

Vê-se, então, que o PT dos anos 80 negou-se a dialogar com o PMDB ideológico, para fazer negócios, trambicagens, com o atual PMDB fisiológico, representado por figuras da pior qualificação política

 


 

Rumo à reforma agrária

Frei Betto

 

Tomara que o ministro Pepe Vargas consiga estabelecer uma articulação para livrar o Brasil da condição de “casa da mãe Joana” das multinacionais da insustentabilidade e da degradação do nosso patrimônio ambiental.

 


 

O Minotauro da dívida

Leo Lince

 

A dívida, no ponto a que chegou, não é mais um problema de mero cálculo econômico, ou de regras contratuais. Virou um problema político crucial e como tal deve ser tratado. Não é um problema técnico, mas expressão concentrada de tudo o que existe de pior no mundo de hoje. Da tirania do capital financeiro. Do domínio absolutista do privado sobre o público. Da soberania do mercado sobre a ordem social.

 


 

Por que precisamos de uma Comissão da Verdade no Brasil?

Inês Virgínia Prado Soares

 

Estamos na fase de escolha, pela presidente Dilma, dos sete membros que integrarão a Comissão de Verdade. Se tudo caminhar bem, com o funcionamento da Comissão teremos mais um espaço público e oficial para iluminar a violência silenciada, afastar o esquecimento, restaurar a dignidade das vítimas e até transformar a opinião pública em relação à tirania do Estado. Uma expectativa de avanço. Se tudo caminhar muito bem...claro!

 


 

Sistema educacional é um importante instrumento a perpetuar a desigualdade

Otaviano Helene

 

Nossas terríveis desigualdades econômicas e sociais entram nas escolas pela porta da frente, com a conivência, apoio e subvenção explícita por parte das autoridades municipais, estaduais e federais, fazendo com que nosso sistema escolar trate de forma extremamente diferente os pobres e os ricos.

 


 

Na linha da mobilização

Wladimir Pomar

 

A presidenta foi explícita em seu apelo à mobilização das mulheres para elevarem sua participação nos bairros, nas cidades e em toda a nação. Aproveitando essa deixa, seria conveniente que os partidos de esquerda entrassem firmes nessa linha de mobilização.

 


 

Dia da mulher. Que mulheres?

Frei Betto

 

Assim como o papa se penitenciou pela Igreja ter condenado Galileu e Darwin, é hora de se aproveitar uma data como 8 de março para reabilitar a mulher na Igreja, permitindo-lhe acesso ao sacerdócio, ao episcopado e ao papado.

 


 

SOCIAL

 

Educação pública estadual: solidariedade aos professores em greve

Frei Marcos

 

Se o direito à educação deve ser assegurado “com absoluta prioridade”, mesmo que faltem verbas para outras obras, nunca deveriam faltar para a educação.

 


 

INTERNACIONAL

 

Marx, mais vivo e atual do que nunca, 129 anos após sua morte

Atilio Boron

 

Quando estourou a nova crise geral do capitalismo, todos correram para comprar O Capital, começando pelos governantes dos capitalismos metropolitanos. É que a coisa era, e é, muito grave pra perderem tempo lendo as bobagens de Milton Friedman, Friedrich Von Hayek .

 


 

ECONOMIA

 

Complexo de yorkshire

Paulo Metri

 

O BNDES irá financiar US$ 1,8 bilhão para a Brittish Petroleum (BP) explorar petróleo no pré-sal. Não se consegue que as empresas de setores extremamente lucrativos não mais usufruam renúncias fiscais ou benefícios.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Os ruralistas e o hidronegócio

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

O lugar de Kátia Abreu é mesmo em Marselha. Só que a prática de quem ela representa é o avesso de seu discurso. A cara de pau da senadora é mais dura que estaca de aroeira.

 


 

Embrapa a serviço da Monsanto e das transnacionais?

Gilvander Luís Moreira

 

É inadmissível que a Embrapa continue com trabalhos de melhoramento na produção agropecuária que fortalecem os projetos das empresas transnacionais, agridem o meio ambiente e adoecem o povo.

 


 

CULTURA

 

Meu caro amigo Lucio, Ciao

Gregório Carboni Maestri

 

Hoje, Dalla representa um pouco a imagem triste da decadência da parte mais bela do país. Na gênese, Lucio Dalla era de esquerda, genial, "malgré lui". Domingo (11) seria seu aniversário. Em Bolonha, milhares de pessoas em frente à Catedral. A Igreja Católica homenageia um homossexual que jamais se declarou oficialmente. Mesmo no amor, não teve a coragem de declarar (e aceitar) o que era no seu eu mais profundo: gay, comunista, fraco, sensível.

 


 

Privacidade no Google

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

Nova Política de Privacidade do Google evidencia fragilidade da aplicação de regras sobre o funcionamento do fluxo de dados na web.

 


 

Ana de Hollanda no país do Ecad

Jotabê Medeiros

 

Documentos emergem dos bastidores do poder e sugerem uma sintonia siamesa. Em dezembro, o Ministério da Cultura emitiu parecer técnico, enviado ao Cade, que é uma das peças mais explícitas de defesa do Ecad.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 06 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates