topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 798 - 05/03/2012 a 11/03/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 12 de Março de 2012
Recomendar

 

‘Está claro, hoje, o caráter político-eleitoral das obras de Transposição do Rio São Francisco’

Gabriel Brito e Valéria Nader,da Redação


alt

Parte fundamental da agenda de grandes obras do país, a Transposição do Rio São Francisco sempre foi um polêmico assunto, que traz à mesa interesses empresariais, eleitoreiros e, o que deveria ser o mais importante, das populações que habitam a bacia do Velho Chico. Atualmente paralisadas e em situação de penúria, as obras voltam a ser alvo da atenção do público, uma vez que foram vendidas como salvação para os “sedentos” habitantes do semi-árido. A fim de aprofundar o debate em torno dessa drástica transformação que se pretende promover na região, o Correio da Cidadania entrevistou Ruben Siqueira, membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Bahia.

 


 

EDITORIAL

 

Agir com energia

 

Ser um general de pijama não diminui a gravidade da insubordinação, porque evidentemente representa pessoas que não podem aparecer. A presidente Dilma está na obrigação de reprimir energicamente esse militar e todos que com ele se solidarizarem. Precisa também prestigiar o titular da pasta da Defesa: o embaixador Celso Amorim.

 


 

POLÍTICA

 

A esquerda marrom

Eduardo Gudynas

 

Parece que o progressismo governante só pode ser extrativista e que esse é o meio privilegiado para sustentar o próprio Estado e enfrentar a crise financeira internacional. Está sendo perdida a capacidade de novas transformações e a obsessão em se manter nos governos os torna. Uma esquerda menos vermelha e muito mais progressista, no sentido de ser obcecada pelo progresso econômico. Esse tipo de contradição explica o distanciamento crescente com ambientalistas e outros movimentos sociais.

 


 

Sete pontos de um programa democrático-popular pós-neoliberal no Brasil: dialogando com Wladimir Pomar

Fernando Marcelino

 

Uma verdadeira política industrial depende de um ordenamento mais flexível que conjuga diversas formas de propriedade: estatal, privada, pública não-estatal, mistas, público-privadas, público-público, público-cooperativas, cooperativo-privadas, economia solidária.

 


 

O papa em Cuba

Frei Betto

 

Bento XVI celebrará, em Santiago de Cuba – histórica cidade do Quartel Moncada, onde Fidel iniciou sua luta revolucionária, em 1953 – os 400 anos da aparição da Virgem da Caridade do Cobre..

 


 

Ainda as estratégias

Wladimir Pomar

 

Há setores do governo de coalizão que parecem ainda não haver entendido que o arrefecimento da economia brasileira diante da crise mundial indica que nosso ambiente macroeconômico não está tão sólido quanto se supõe.

 


 

Rio ou Ria de Janeiro: velha, decrépita e injusta

Raymundo Araujo Filho

 

Esta cidade sofre hoje, na data de seu 447° ano, um dos maiores assédios, que querem chamar de urbanístico, mas é apenas empresarial, promovendo modificações estruturais que, definitivamente, não favorecem a população em geral.

 


 

Educação: dois grandes passos para trás

Otaviano Helene

 

Nesse terceiro artigo da série, Otaviano Helene avalia que, caso não houvesse as crises da década de 1980 e de 2000, poderíamos ter universalizado a conclusão do ensino fundamental e ter um ensino médio que atingisse, pelo menos, a grande maioria da população urbana do país. Entretanto, não foi essa a opção dos governos, em especial dos municipais e estaduais, em cujas escolas está a grande maioria dos estudantes da educação básica.

 


 

SOCIAL

 

Alerta sobre retrocessos sócio-ambientais do governo Dilma

Movimentos sócio-ambientais

 

Ao contrário do anúncio de que a presidente aprofundará as boas políticas sociais do governo anterior, na área sócio-ambiental, contrariando o processo histórico, há uma completa descontinuidade.

 


 

INTERNACIONAL

 

Honduras: a ofensiva da farsa eleitoral

Ronnie Huete

 

A decisão política de organizar o Partido “Liberdade e Refundação”, conhecido sob a abreviação de Livre, é um triunfo da inteligência estadunidense no processo de fortalecimento do regime neofascista em Honduras.

 


 

Mudaram os motivos para bombardear o Irã

Luiz Eça

 

Depois do relatório das 16 agências de inteligência americanas, afirmando que o Irã não tem um programa nuclear atômico, nem tem intenção de iniciá-lo, os falcões d’aquém e d’além mar ficaram sem argumentos. Nem por isso desistiram da idéia de bombardear as instalações nucleares iranianas.

 


 

Sem uma esquerda partidária forte, para onde vai o mundo?

Milton Temer

 

Na Primavera Árabe, não foram os insurgentes progressistas que receberam armas e ajuda da OTAN e dos Estados Unidos, nem recursos e mercenários da Arábia Saudita e do Quatar. Pelo contrário

 


 

ECONOMIA

 

Brasil privatizado e desnacionalizado

Adriano Benayon

 

Apavorada pelo espantalho do comunismo, grande parte da classe média e dos militares deixou-se manipular pelo falso maniqueísmo da Guerra Fria. Em conseqüência, a desnacionalização e a concentração cresceram vertiginosamente até os dias de hoje.

 


 

Bancos e instituições financeiras comemoram a nova fraude previdenciária

Paulo Passarinho

 

O governo Dilma levou à frente na semana que passou o modelo previdenciário preconizado pelos bancos, com a aprovação, na Câmara de Deputados, do projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar dos servidores públicos federais - o Funpresp.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

CODEVASF responde sobre cisternas de plástico

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

Qualquer cisterna de placa de cimento seria rapidamente concertada. A de plástico não, há perda total.Enfim, o governo federal corre o risco de pagar um “mico histórico” se não recuar totalmente de sua decisão.

 


 

 

Pesadelo nuclear de Fukushima não acabou

Heitor Scalambrini Costa

 

Os riscos de acidentes nucleares existem e, quando acontecem, são devastadores. Daí para evitar este risco o caminho é não instalar estas usinas.

 


 

Cisternas de plástico derretem ao sol

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

As cisternas de plástico, para as quais o governo garantiu duração de 15 anos, não resistiram três meses sob o sol e as chuvas do sertão, particularmente em Cedro, Ceará.

 


 

CULTURA

 

A mulher faz o artista, o cinema agradece

Cassiano Terra Rodrigues

 

Fazer novos usos de antigos e quase despercebidos meios de expressão. A arte pode não salvar o mundo, mas o artista pode tomar a si papéis e funções antes inconcebíveis e intervir para mudar um contexto, um papel, um lugar ou um olhar, um gênero, a si mesmo e aos outros. Renovando-se a si mesmo, renova o mundo ao seu redor.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 06 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates