topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 797 - 27/02/2012 a 04/03/2012
Arquivos do Correio
Terça, 06 de Março de 2012
Recomendar

 

 

Comportamento ruinoso dos republicanos contribui para a possível vitória de Barack Obama

Virgilio Arraes


alt

 

Na primeira quinzena de março, define-se o aspirante do Partido Republicano à Casa Branca. Esperam os democratas enfrentar um adversário enfermiço eleitoralmente, por causa do inédito grau de autofagismo republicano em suas prévias.

 


 

Honduras é laboratório dos EUA para novas fórmulas de ditaduras

Gabriel Brito, da Redação;Fotos: Ronnie Huete Salgado


alt

 

Membro da Frente Morazánica de Libertação Nacional, cujo nome alude ao herói da integração centro-americana, Ronnie Salgado tem trajetória de militância na esquerda local e sempre aliou sua profissão à luta por um país mais justo e igualitário. “O que aconteceu em Honduras foi uma nova fórmula de golpismo, que tentava ser silencioso e supostamente legal, mas que conforma o que chamo de ‘ditadura moderna’, isto é, com respaldo judicial e uma forte omissão das informações sobre o que realmente acontece no território”, conta o jornalista, que pela segunda vez se refugiou no Brasil, desta vez com pedido de asilo político já encaminhado em nossa Polícia Federal.

 


 

POLÍTICA

 

O desafio de abolir a miséria na capital da República

Osvaldo Russo

 

As transferências de renda têm sido fundamentais, principalmente para as famílias extremamente pobres que possuem uma relação precária com o mercado de trabalho. Para muitas, a transferência não é suficiente para a superação da pobreza extrema.

 


 

Nariz de pinóquio ou de tucano?

Waldemar Rossi

 

Alguns exemplos: durante a campanha eleitoral de 2010, Alckmin prometeu publicamente que iria decretar a redução nos pedágios nas estradas de rodagem do estado. Porém, autorizou novos aumentos já no ano de 2011. Na área da saúde, vem afirmando com freqüência que o convênio com as OSs melhorou o atendimento. Entretanto, impera o descaso total, sobretudo na periferia.

 


 

Conversas sobre o neodesenvolvimentismo e o projeto democrático-popular (1) Venâncio de Oliveira

 

A estratégia do governo atual não é democrático-popular. O governo é uma coisa e o partido é outra, vão reivindicar muitos militantes do PT, mas a retórica da base alimenta seu contrário no alto. Qual é a efetiva diferença e a relação entre os dois?

 


 

Repressão na USP: uma estratégia eleitoral de Geraldo Alckmin

Alceu Luís Castilho

 

Rodas, Serra e o coordenador do circo, Alckmin, apostam que, em outubro, seus apoiadores serão maioria. Apostam em uma disputa eleitoral rançosa e numa gestão de segurança – e de educação – a reboque. Apostam nos anos 60.

 


 

Estratégias socialistas

Wladimir Pomar

 

Talvez seja duro para os socialistas e comunistas brasileiros, numa situação mundial em que o capitalismo dos países desenvolvidos coloca em evidência suas contradições mais profundas, ouvir dizer que, para o desenvolvimento do Brasil, ainda está colocada na ordem do dia a utilização do capital.

 


 

Fraternidade e saúde pública

Frei Betto

 

48,1% da população brasileira estão acima do peso, e 15% são obesos. As famílias estão substituindo a alimentação tradicional na dieta do brasileiro (arroz, feijão, hortaliças) pela industrializada, com reflexos no equilíbrio do organismo.

 


 

Luta pelo Brasil

Gilvan Rocha

 

A burguesia, contando com a significativa ajuda da esquerda direitosa, lança mão do discurso que signifique não a salvação das fortunas burguesas, mas a salvação da pátria, que corresponde à salvação dos interesses do patronato.

 


 

Duas importantes conquistas da sociedade

Marcos Sassatelli

 

Essas duas conquistas a respeito do CNJ e da Lei Ficha Limpa - uma prova concreta da força que o povo, unido e mobilizado, tem para combater a corrupção na vida pública - fortalecem a esperança e possibilitam nova prática política.

 


 

Manifesto ao povo brasileiro: "Contra a privataria dos aeroportos!"

Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro

 

A privatização inviabiliza todo o sistema de funcionamento da estatal. Só a rentabilidade de Guarulhos, mantinha 12 aeroportos. Se o BDNES tem dinheiro para empresas estrangeiras, por que não poderia aplicar os mesmos recursos na Infraero?

 


 

SOCIAL

 

Quantidade versus qualidade no sistema educacional

Otaviano Helene

 

Neste segundo artigo de uma série voltada à avaliação do nível educacional da população de nosso país comparativamente às demais nações, o professor Otaviano Helene avalia que, na comparação internacional, o objetivo não é fazer um ranqueamento dos países para ilustrar como estamos mal.

 


 

Bicicleta: forma de lazer ou modo de transporte?

Raquel Rolnik

 

As iniciativas de criação de ciclovias e ciclofaixas precisam ter foco e prioridade, ou seja, precisam ser parte de políticas de mobilidade que compreendam a bicicleta como meio de transporte utilizado por milhares de pessoas nas cidades.

 


 

Operação policial na moradia da USP – um novo relato

Estudante expulso(a)

 

Dentro do espaço reintegrado os policias agrediram os estudantes presentes desde o começo. Negaram-se a ler o mandado, não permitiram que os presentes saíssem do prédio e depois as arrastaram violentamente até o ônibus, inclusive a garota grávida.

 


 

Fraternidade e cidadania

D. Demétrio Valentini

 

A Campanha, com seus limites de iniciativa suscitada por motivações religiosas, é  ainda a instância que mais sustenta e articula uma reflexão séria, em cima de dados reais, sobre problemas da sociedade.

 


 

A expulsão de estudantes da moradia da USP

Moradia Retomada USP

 

O Correio da Cidadania publica relato do grupo Moradia Retomada, a respeito da desocupação dos alojamentos da USP promovida pela Polícia Militar na madrugada do domingo de carnaval.

 


 

INTERNACIONAL

 

Os longos ciclos das matérias-primas

Eduardo Gudynas


Nos últimos cem anos se acumulou uma queda de 47% nos preços das matérias-primas – fora os hidrocarbonetos. Assim, o aumento recente de 8% no valor dos minerais não compensa o colapso. Escancara-se que na verdade os governos apelam a itens que agonizam. Essa bonança vai terminar. É necessário aproveitar os recursos financeiros gerados para se investir de maneira criteriosa em setores que permitam superar as futuras limitações.

 


 

Israel: cada vez menos democrata

Luiz Eça

 

As leis criadas pelo governo do primeiro ministro Netanyahu estão tornando Israel um Estado autoritário. Os árabes vêm sendo mais discriminados do que nunca. Mas também os cidadãos de origem judaica são atingidos por leis totalitárias. Uma lei em discussão limita os poderes da Suprema Corte, aumentando o poder do executivo. Para tirar uma simples licença de motorista, a pessoa é obrigada a jurar lealdade ao Estado. Outra lei quer limitar o número de petições que as ONGs; inclusive, as defensoras da paz e dos direitos humanos.

 


 

"Sem diálogo, sem negociação!"

Lahcen el Moutaqi

 

No meio dos acontecimentos da primavera árabe, muitas vezes aparece o slogan: "Sem diálogo, sem negociação" (...) A natureza do levantamento da primavera árabe é vista na sua massa sem uma liderança política.

 


 

Quem está por trás de Yoani Sánchez?

Salim Lamrani

 

A blogueira gasta em Cuba com o Twitter um valor correspondente, caso fosse francesa, a 25 mil euros mensais ou 300 mil euros por ano. Qual a procedência desses recursos para tais atividades? Outras perguntas surgem de maneiras inevitáveis.

 


 

Os antecedentes de Capriles Radonski e o esforço para esquivar-se deles

Carlos Lanz Rodríguez

 

Tratará de esconder sua antiga militância na seita Tradição, Família e Propriedade (TFP); se identificará com Lula, como um conciliador, que quer fazer as coisas para o povo, mas sem conflito, sem luta de classes.

 


 

Baltasar Garzón e a armadilha da Transição espanhola

John Brown

 

Apoiar Garzón é resumir toda a política ao regime e não sair de um sistema que não pode fazer justiça nem ao passado nem ao presente; é renunciar a romper com o regime das valas comuns.

 


 

Síria: por que Assad não cai

Immanuel Wallerstein

 

A ampla burguesia mercantil ainda não se voltou contra o regime. Mas isso é suficiente? Se fosse tudo, duvido que Assad pudesse manter-se por muito tempo. A razão é que aqueles que mais o denunciam não desejam de fato que ele vá.

 


 

ECONOMIA

 

Petróleo e Atlântico Sul

Wladmir Coelho

 

A militarização do Atlântico Sul, efetivada pela 4ª Frota dos EUA, recebe um reforço da Armada Inglesa. Tudo para garantir o controle do petróleo da América do Sul.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 04 de Julho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates