topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 795 - 13/02/2012 a 19/02/2012
Arquivos do Correio
Qui, 23 de Fevereiro de 2012
Recomendar

‘Sindicalização de servidores de uma nova polícia é a única alternativa para a Segurança Pública’

Valéria Nader, da redação- Colaborou Gabriel Brito


alt

 

Em entrevista ao Correio da Cidadania, a sindicalização de servidores é uma das essenciais alternativas vislumbradas pelo sociólogo Luiz Eduardo Soares. Mas não a sindicalização dos profissionais da PM tal como está dada nas atuais circunstâncias –inclusive, constitucionalmente proibida -, mas de uma polícia de novo tipo, inserida em uma nova arquitetura institucional da segurança pública. Requer-se, para tal, uma estrutura organizacional descentralizada, flexível e que, primordialmente, corte o cordão umbilical que liga as PMs ao Exército, de modo a liberá-las para uma reestruturação profunda.

 


 

Atlântico Sul: do colonialismo do século 19 ao imperialismo do século 20

Rina Bertaccini


alt

 

Nos anos 30 do século 19, a Grã Bretanha, com apoio dos EUA, desalojou a guarnição argentina, menção importante para jogar luz sobre o absurdo da pretensão britânica de apresentar o caso Malvinas como assunto de auto-determinação dos ilhéus. Ao final da guerra de 1982, os EUA conseguiram a construção de uma grande base militar, dando à OTAN o controle das rotas oceânicas do Atlântico Sul.

 


 

EDITORIAL

 

Direito de Greve

 

Qualquer regulamentação do seu exercício constitui uma restrição ao direito conferido. Contudo, os constituintes, em maioria conservadores, optaram pela restrição. Não causou surpresa, tendo em vista a composição daquele corpo legislativo. Surpresa no episódio de Salvador é a conduta do governador Jaques Wagner. Era de se esperar que, como antigo sindicalista, enviasse representantes para dialogar com os policiais.

 


 

POLÍTICA

 

Verde, um bom negócio!

Gilvan Rocha

 

Vê-se que a “elite” soube cumprir seus deveres de casa, enquanto a esquerda direitosa afastou-se, quilometricamente, dos princípios revolucionários para adotar uma seqüência de dogmas, negando todos os princípios da causa socialista.

 


 

O novo fetiche

Frei Betto

 

Diante da crise financeira que afeta o capitalismo e, em especial, direitos sociais conquistados nos últimos dois séculos, é hora de se perguntar: qual será o paradigma da pós-modernidade? Mercado ou a “globalização da solidariedade”.

 


 

Repressão Preventiva, Ovo da Serpente

Léo Lince

 

Barbas de molho, cidadãos. O contubérnio de forças articulados no episódio presente pode ser o ensaio geral do que está por vir. Autorizações judiciais secretas, governos submissos aos ditames da máquina mercante, informação manipulada nos canais da mídia oligopolizada.  O “estado de exceção”, já anunciado como recurso indispensável para o sucesso dos megaeventos esportivos, sempre esteve entre os desígnios permanentes da máquina mercante. Ecos da doutrina Bush, ela é a ante-sala do arbítrio total, o ovo da serpente.

 


 

Não ter pena de bater, não ter medo de apanhar!

Raymundo Araujo Filho

 

Que a polícia se declare contra as milícias, torturas, extorsões, pagamentos régios de rondas e camburões; que reivindiquem a carga horária fixa e o fim dos chamados “bicos”, e se envergonhem do fato de mais de 50% dos crimes no RJ terem a participação de algum policial. Mas se é para continuar assim, que os salários da polícia sejam reduzidos pela metade e que a deputada heroína seja eleita apenas a Rainha da Polícia Militar e dos Bombeiros.

 


 

A ‘engenharia da cooptação’ e os sindicatos no Brasil recente

Ricardo Antunes

 

O primeiro desafio para a retomada de um sindicalismo de classe e de esquerda é criar um pólo sindical, social e político de base que não tenha medo de oferecer ao país um programa de mudanças profundas, capazes de iniciar a desmontagem das causas estruturantes da miséria brasileira e de seus mecanismos de preservação da dominação. É imprescindível, desde logo, romper a política de servidão voluntária que empurrou os sindicatos em direção ao Estado.

 


 

Luta de classes

Wladimir Pomar

 

As camadas que protagonizaram lutas democráticas e populares têm apresentado uma radicalização que, aparentemente, se confronta com a postura do governo federal em não criminalizar nenhuma dessas lutas. O que deveria alertar a esquerda.

 


 

SOCIAL

 

Sete anos do “Sonho Real”: até quando a impunidade?

Frei Marcos Sassatelli

 

A secretaria de Direitos Humanos da presidência da República - presidida atualmente pela ministra, professora Maria do Rosário Nunes - tem a obrigação constitucional e, sobretudo, ética de “federalizar” esses dois crimes bárbaros: o do Parque Oeste Industrial em Goiânia - GO e o do Pinheirinho em São José dos Campos - SP.

 


 

INTERNACIONAL

 

Síria: sem luz no fim do túnel

Luiz Eça

 

Começa a se esboçar uma guerra civil, com a entrada da Irmandade Muçulmana e da Al Qaeda do lado dos rebeldes e a disposição da Arábia Saudita e do Qatar de fornecer armas à revolução.

 


 

Jerusalém, Tel Aviv, Gaza e Sderot: cidades entre muros e fronteiras

Raquel Rolnik

 

Em uma área de menos de 40 mil quilômetros quadrados, numa terra disputada milímetro a milímetro, estas cidades se debatem entre muros e fronteiras.

 


 

A Grécia e a oportunidade da história: o que fazer?

Milton Pinheiro e Sofia Manzano

 

Os trabalhadores gregos fizeram o seu ensaio geral, os ecos do padrão histórico da revolução proletária ressoam por todas as ruas da Grécia carregados pelos turbilhões humanos nas grandes manifestações. A luta chegou a um impasse.

 


 

ECONOMIA

 

Dilemas humanos perante a crise econômica: perspectivas

Guilherme C. Delgado

 

Necessidades humanas básicas quando convertidas em mercadorias impõem à economia política exigências éticas completamente estranhas ao utilitarismo social, fundamento ético da economia capitalista desde Adam Smith.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

O Papa e a Rio+20

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Grande parte dos cristãos espera do Papa muito mais que uma oração ou carta de solidariedade às vítimas de catástrofes. Esperamos algum gesto real em relação à preservação da vida, particularmente diante das Mudanças Climáticas.

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 06 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates