topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 791 - 16/01/2012 a 22/01/2012
Arquivos do Correio
Segunda, 23 de Janeiro de 2012
Recomendar

 


EUA-Israel-Irã: as opções estão saindo da mesa

Luiz Eça


alt

 

Por enquanto, não foram desmentidas as declarações de Barak, em novembro, quando ele preveniu o Ocidente de que, num prazo de seis meses, Israel poderia atacar, pois a ação do Irã, dispersando em várias regiões suas instalações nucleares, logo tornaria ineficiente seu bombardeio. Dificilmente isso acontecerá antes de Netanyahu ter certeza de que os EUA participarão do ataque, ou ao menos apoiarão. Batalhará por sua causa grande parte da mídia, especialmente a rede Fox, além da maioria dos deputados dos dois partidos, financiados pela AIPAC. Todos clamarão que, tendo falhado o boicote, a única opção é o bombardeio. Talvez não seja verdade.

 


 

Operação policial na Cracolândia: fracasso (e negócios) à vista

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

Subjugada pelo Reich tucano há duas décadas, desta vez São Paulo não tardou nada para começar o novo ano sob o signo da barbárie e da desumanidade, invariavelmente voltada contra os pobres e excluídos, isto é, os “vencidos” pelo modelo de sociedade individualista e de mercado que assola nossos dias.

 


 

POLÍTICA

Pauta 2012

Frei Betto

Os próximos meses terão, como pauta prioritária, as eleições municipais. De novo, muita baixaria vai rolar... O importante é o eleitor não torcer o nariz. Quem tem nojo de política é governado por quem não tem.

 


 

A prática da corrupção na vida pública

Frei Marcos Sassatelli

Estamos em situação estruturalmente imoral, que revela a iniqüidade do sistema capitalista neoliberal e clama por justiça. Os fatos que comprovam tal situação são muitos. Lembremos alguns.

 


 

Fórum Social Mundial 2012

Frei Betto

Porto Alegre abrigará, de 24 a 29 deste mês de janeiro, o FSM (Fórum Social Mundial) centrado no tema “Crise capitalista – justiça social e ambiental”. O evento é uma das atividades preparatórias da Cúpula dos Povos da Rio+20, que se reunirá na Cidade Maravilhosa entre 20 e 21 de junho de 2012.

 


 

Reina o fisiologismo

Gilvan Rocha

O curioso é que o PT fez questão de se afastar do velho MDB ideológico, para processar o mais íntimo casamento com a corja dos políticos fisiológicos e com eles dividir as benesses, os favores e a corrupção.

 


 

SOCIAL

As enchentes e a falta de planejamento

Raquel Rolnik

 

“Ocupações irregulares precárias” e “falta de fiscalização” aparecem como sinônimos da tal “falta de planejamento”. Assim, imediatamente identificamos os dois culpados: “invasores” e “políticos”. Nada mais equivocado e simplista!

 


 

A luta pela moradia em Florianópolis

Elaine Tavares

Florianópolis deve ser um lugar de grandes condomínios, prédios de alto luxo, hotéis de cinco estrelas. A terra não pode ser usada para abrigar gente pobre. Ela é mercadoria de alto padrão e precisa ser usada apenas por quem pode pagar.

 


 

Terrorismo na USP: tentaram mandar o Sintusp pelos ares

Celso Lungaretti

As ocupações militares da USP e da cracolândia são as duas faces da mesma moeda: a tentativa de reabilitar o recurso abusivo à força como solução para tudo e dissuasivo a ser empregado contra todos.

 


 

INTERNACIONAL

O percurso do Partido Republicano

Virgilio Arraes

Os republicanos não informam à opinião pública que a insubsistência temporária dos governos europeus decorre de destinações cada vez mais amplas do orçamento para o pagamento de juros da dívida pública, utilizada para financiar o próprio endividamento, não o benefício das sociedades. Resta saber se os cidadãos ainda se encantam pelo canto neoliberal. Os democratas intuem não, e lançam aos eleitores mensagem social-democrata, ainda que hesitantes.

 


 

Os desaparecidos do Império

Atilio Boron

Esta constelação de crenças - racista e classista até a medula - presidiu o fenomenal despojo de que foram objeto os povos originários e libertou os devotos cristãos, que perpetraram o massacre, de qualquer sentimento de culpa. Na realidade, as vítimas eram humanas só na aparência. Essa ideologia reaparece em nossos dias, claro que de forma transfigurada, para justificar o aniquilamento dos selvagens contemporâneos, fomentando a indiferença popular diante dos crimes cometidos pelo imperialismo em terras distantes.

 


 

Saara Ocidental: uma independência por conquistar

Juliano Medeiros

É preciso tornar o mais conhecida possível a causa Saharauí e expondo as condições desumanas a que são submetidos os milhares de refugiados que ainda esperam pelo dia de regressar ao seu lar.

 


 

Racismos, incêndios e ditaduras

Tito Tricot

A mudança que o governo pretende realizar nos textos escolares para suprimir o termo ditadura e trocá-lo por regime militar não é algo inocente. É um perigoso giro ideológico que busca bloquear a memória e seguir escondendo ferozes segredos das classes dominantes.

 


 

ECONOMIA

Classe C, endividamento e desaceleração do crescimento.

Venâncio de Oliveira

Inadimplência é o crime que está freando o milagre econômico da era lulista: pessoas com dívidas não podem mais consumir para salvar a economia como em 2009. Até quando a estratégia de inserção de mercado, sem mudanças profundas, gerará frutos?

 


 

MEIO AMBIENTE

Pernambuco: pólo de geração de energia limpa?

Heitor Scalambrini Costa

Ante o desastroso anúncio da instalação da maior e mais suja termelétrica do mundo no território pernambucano, verifica-se agora que os gestores do crescimento predatório mudaram o discurso. Marketing instantâneo.

 


 

CULTURA

Rede Globo, poder e corrupção: tudo a ver

João Gabriel Vieira Bordin

A ficha policial da Rede Globo é extensa, embora muita coisa esteja ainda escondida debaixo dos tapetes. De fato, ela já nasce fecundada pelo projeto ideológico imperialista estadunidense.

 


 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates