topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
O percurso do Partido Republicano Imprimir E-mail
Escrito por Virgilio Arraes   
Sexta, 20 de Janeiro de 2012
Recomendar

 

2012 é ano de eleição presidencial nos Estados Unidos. Há quase quatro anos, originou-se lá a severa crise econômica por que ainda dobram os sinos em todo o mundo. Naquela época, o Partido Democrata, após dois mandatos fora da Casa Branca, aparentava ter renovada vontade para desfazer a herança deletéria da gestão de George Bush.

Nos dias atuais, não é mais possível ao presidente Barack Obama negar a acolhida de boa parte das diretrizes do predecessor, principalmente na política externa, ao demorar muito para executar a retirada dos efetivos do território iraquiano e ao não definir outro padrão de conduta na atuação do país em solo afegão, através da liderança de uma coligação militar cada vez menor.

O processo de escolha de um candidato de um grande partido à Casa Branca é complicado, longo e caro, porém é mais democrático porque cada estado escolhe a forma de seleção, em decorrência da preservação do princípio federativo. Em algumas unidades, o primeiro colocado obtém a soma de todos os votos; em outras, a destinação deles é proporcional. Em uns, todo eleitor pode votar; em outros, apenas os filiados a uma determinada agremiação.


Nascida no Wisconsin, a realização - hoje, consolidada - de prévias é fruto do progressismo político da primeira metade do século passado, com o propósito de reduzir o crescente caciquismo nos partidos. Gradativamente, outros estados acolheram a inovadora proposta e, em poucos anos, o processo se legitimaria em todo o país.

Se Mitt Romney vencer as duas últimas prévias de janeiro - Carolina do Sul, local em que tem apoio da governadora, e Flórida - ele provavelmente se consagrará candidato do Partido Republicano. Caso contrário, o ungido será conhecido na chamada Super Terça, a ocorrer no dia 6 de março, data em que dez estados efetivam a escolha de pouco mais de 400 delegados.

Em sendo indicado como o nome de preferência republicana, por quais caminhos poderia ele trilhar, com o propósito de diferenciar-se do opositor democrata? Barack Obama tardiamente acena para a classe média, desamparada e desesperançosa nos últimos anos, ao evocar de maneira enevoada a responsabilidade social do Estado.


Por seu turno, Romney prega de modo simplista o encolhimento do Estado, à moda neoliberal do setor privado: a diminuição dos quadros funcionais significaria menos despesas e, portanto, mais lucros. Na transposição inadequada desta visão para o setor público, se houvesse menos funções, ou seja, menos burocracia, existiria menos empecilhos e, por conseguinte, mais eficiência.

 

Na comunicação aos eleitores céticos, e por que não aos mais desinteressados politicamente, o aspirante republicano menciona que o adversário desejaria transformar os Estados Unidos em uma nova Europa, marcada por uma crise econômica, por sua vez, derivada de supostos gastos públicos generosamente voltados para o bem-estar imediato da população.


O modelo europeu seria inviável no médio prazo, de sorte que se ofertaria uma miragem aos norte-americanos mais desvalidos. Desta maneira, o presidente seria inimigo do país, por tentar desviar-se dos verdadeiros princípios norte-americanos, em especial a livre iniciativa.

De maneira consciente, os republicanos não informam à opinião pública que a insubsistência temporária dos governos europeus decorre de destinações cada vez mais amplas do orçamento para o pagamento de juros da dívida pública, utilizada, por sua vez, para financiar o próprio endividamento, não o benefício cotidiano das sociedades de lá.

Resta saber se os cidadãos estadunidenses ainda se encantam pelo canto neoliberal da sereia, de tão poucos resultados para eles desde os anos 90. Os democratas intuem não e, deste modo, lançam aos eleitores mensagem de cunho social-democrata, ainda que hesitantes.

Diante da lenta recuperação da economia norte-americana, os mercadólogos políticos de Obama perceberam que falas de alto teor social podem atrair para o atracadouro do Partido Democrata, ao menos até novembro, os milhões de náufragos da persistente crise.

 

Virgílio Arraes é doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e professor colaborador do Instituto de Relações Internacionais da mesma instituição.

Recomendar
Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2012
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates