Correio da Cidadania

O príncipe virou um sapo

0
0
0
s2sdefault

 

Em 1984, houve a emancipação de um distrito chamado Icapuí, que pertencia ao município de Aracati. Logo após a emancipação, deram-se as eleições, graças ao empenho da população, sob a liderança do então vereador José Ayrton. Esperava-se que no Ceará se efetivariam todas as esperanças de uma administração do tipo “modo PT de governar”.

 

Ora, a maioria dos eleitores de Icapuí, do Brasil e quiçá do mundo não tem a menor noção da diferença existente entre governo e poder. Imaginam que governar é um ato de querer, quando o certo é ter claro que governar é cometer atos subalternos ao poder, e o poder não é colocado nas disputas eleitorais.

 

Não se elegem as carreiras de Estado, dizendo melhor, não se elegem as forças armadas, policiais, o aparelho judiciário, a máquina administrativa, e são essas instituições que detêm o poder. Quando o governo quer extrapolar o seu mandato, o poder o depõe, e a história está cheia desses exemplos.

 

Pouco valem as intenções dos que aceitam a balela do “modo PT de governar”. A verdade é que a administração da cidade de Icapuí, assim como a de Fortaleza e, posteriormente, de São Paulo, seguindo-se uma lista de prefeituras petistas, deixaram claro que governar não é um ato de querer; seria, sim, um ato de poder.

 

Esses chamados atos de querer podem ser dotados de boa fé, mesmo assim o que mais se vê é que o “modo petista de governar” municípios, estados e a própria Federação tem exposto os mais explosivos episódios de corrupção.

 

Vê-se quão esperta é a burguesia. Através de uma seqüência de mentiras, consegue manobrar a sociedade de forma a lhe permitir conquistar grandes lucros à custa da exploração da classe trabalhadora.

 

Vale refletir, entretanto, que a burguesia mente por dever de ofício. Sem a mentira, não se sustentaria de pé. Triste é ver o papel do PT, PSB, PCdoB, acalentando tais mentiras, contribuindo para a sustentação de um capitalismo exaurido. E foi assim que o príncipe Icapuí, de velhas datas, transformou-se em um pútrido sapo.

 

Gilvan Rocha é militante socialista e membro do Centro de Atividades e Estudos Políticos.

Blog: www.gilvanrocha.blogspot.com

0
0
0
s2sdefault