topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 787 - 12/12/2011 a 22/12/2011
Arquivos do Correio
Terça, 20 de Dezembro de 2011
Recomendar

 

Sufocar o Dieese na esteira da faxina moralista é novo golpe contra população

Gabriel Brito

 

alt

 

Voltou-se a pregar contra as ONGs e seu fácil acesso ao poder. Verdade, pois, com a despolitização dos anos neoliberais, passaram a desfrutar de espaço privilegiado em diversas frentes, ocupando em grande parte das vezes a lacuna deixada pelo setor público.

 


 

Indígenas vêm a SP denunciar genocídio e modelo econômico “agrodestrutivo”

Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Cada vez mais ancorado num modelo primarista e agroexportador, o Brasil tem dado suporte pesado e bilionário ao latifúndio, histórica fonte de injustiça social, violência e depredação ambiental. Assim, mesmo com uma extensão territorial maior que dezenas de países, o solo sul-mato-grossense é cada vez mais alvo de investimentos agro-minerais e pecuários, dos quais se originam violentas disputas territoriais. “O cenário local é de devastação, com terras repletas de empreendimentos. Um pé de cana, uma cabeça de gado, um plantio de soja valem mais que a vida de um índio, valem mais que as crianças que eles matam”, conta o cacique Ládio.

 


 

EDITORIAL

 

Divisão do Pará: irresponsabilidade

 

Felizmente, a população deu uma lição, ao rejeitar, por expressiva maioria, a divisão. Uma boa medida para coibir esse aventureirismo seria obrigar o aventureiro, em caso de recusa do eleitorado, a indenizar o Estado pelos gastos realizados.

 


 

POLÍTICA


Tarso Genro e o desmonte da Escola Pública

Mário Maestri e Florence Carboni

 

Foi uma vitória indiscutível de Tarso Genro sobre o sindicalismo combativo sulino, ao liquidar a greve dos professores da rede pública em apenas duas semanas, sem qualquer concessão. A grande imprensa e o patronato rio-grandenses deleitaram-se com massacre sindical promovido pelo governador de partido que já lutou por país mais solidário, justo e cidadão.

 


 

O lento aprendizado da nossa sociedade

Paulo Metri

 

Apesar do empenho do autor do livro ‘A Privataria Tucana’, só a ponta do iceberg veio à tona e, por esta razão, uma CPI séria das privatizações seria recomendável e muito educativa. Triste povo, o brasileiro, que precisa de vazamentos de informações da potência imperial e de um astuto e corajoso repórter investigativo para a veracidade das informações internas ser minimamente restabelecida.

 


 

Grande palhaçada

Gilvan Rocha

 

Dentre esse conjunto de palhaçadas, que formam as nossas crenças, os nossos saberes, os nossos valores, existem aqueles que se revestem de uma roupagem popular e existem aqueles que se revestem da purpurina da erudição.

 


 

SOCIAL

 

Rebatendo preconceitos: a PL 122 e seus críticos

Hemerson Ferreira

 

A lei enquadra apenas os detratores ofensivos, violentos, humilhantes, injuriadores e desonradores. Religiosos não conseguem realizar seus cultos, rituais e pregações sem atacar a honra daqueles que não pertencem a sua igrejinha?

 


 

A Saúde e a fatia de lucro de empresas automobilísticas

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

Documento defende eliminação de todas as formas de subsídios públicos à comercialização de planos e seguros privados de saúde e de insumos, de modo que o SUS deva ser 100% público.

 


 

INTERNACIONAL

 

Bolívia: uma crítica a Boron

Cesar Sanson

 

Bolívia: um debate democrático e plural É evidente que o governo de Evo Morales é um enorme avanço na história boliviana, mas isso não significa que seja imune a críticas. Rotular a oposição de “esquerda hiper-radicalizada” e com pouco representatividade é um equívoco.

 


 

Bolívia: um debate democrático e plural

Atilio Borón

 

Evo enfrenta o desafio de aprofundar a democracia, facilitando o diálogo horizontal entre governantes e governados, fazendo verdade a consigna zapatista de "mandar obedecendo".

 


 

Inglaterra e Irã: uma velha inimizade

Luiz Eça

 

As relações anglo-iranianas são marcadas pela exploração, humilhação, fome e violências impostas pelo governo de Londres. A invasão da embaixada inglesa pelos estudantes iranianos não passa de uma migalha.

 


 

Nova Guerra Fria? A China como alvo principal da nova ofensiva imperialista dos EUA

Fernando Marcelino

 

A estratégia para dominar a China pode ser a mesma que procura conter a Rússia: cercar, cobrar explicações sobre gastos militares, oferecer “proteção” contra a China, apoio informal a disputas internas. Ao que parece, esta estratégia se concentra em integrar os exércitos do Sudeste Asiático pela via da OTAN. Busca-se enquadrar as relações com a China nos marcos da Guerra Fria, por mais que a China não seja a União Soviética. Essa ambigüidade foi bem expressa por Obama: “A China não é nem nossa inimiga e nem nossa amiga”.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates