topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo: Presente! Imprimir E-mail
Escrito por Raymundo Araujo Filho   
Sábado, 03 de Dezembro de 2011
Recomendar

 

Neste ano de 2011 tivemos em São Paulo dois eventos políticos de grande importância, os dois referentes ao Movimento Operário de São Paulo, denominado Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSMSP), de grande particularidade e influência no Brasil nos anos 70, 80 e 90. Agora, parece ressurgir com certa força no cenário político, a partir do resgate de sua história e ideologia, através das homenagens, documentários e estudos sobre os seus principais militantes (vivos e já mortos – alguns deles assassinados pela ditadura militar), além da referência aos produtos de suas ações políticas, notadamente no âmbito do Sindicalismo Autônomo e combate à ditadura militar e à estrutura sindical acoplada ao Estado, inspirada na Carta Del Lavoro, do fascista Mussolini, imposta a nós pelo ditador Getúlio Vargas.

 

No dia 15 de outubro de 2011, na esteira do Dia Mundial de Lutas Anticapitalistas, estimulado e promovido majoritariamente pelas forças políticas mais independentes da institucionalidade, e que reuniu muitas centenas de milhares (alguns poucos milhões, segundo alguns) de pessoas em todos os quadrantes do planeta, tivemos uma homenagem à OSMSP no Memorial da Resistência (antigo DOPS de São Paulo, de triste memória), onde cerca de 500 pessoas lotaram o salão e as dependências das antigas masmorras, hoje um belo museu, para que a memória destes tempos não se apague jamais, como uma vacina permanente contra os desmandos, a perseguição política e o terrorismo de Estado, seja de que forma ou indumentária for.

 

Estavam presentes neste evento histórico simpatizantes, amigos e companheiros dos militantes mais antigos que fizeram e fazem a história da verdadeira e basista Oposição Sindical, combatentes contra a ditadura militar e o sindicalismo pelego, que ainda produzem grandes ensinamentos para os momentos atuais que vivemos. Não citarei nenhum aqui, por receio de omitir personagens históricos, o que seria injusto. Mas o Projeto Memória da OSMSP- IIEP SP cuidou para que TODOS (ou quase) fossem homenageados, em bela exposição fotográfica dos lutadores deste país, em caderno de muito boa qualidade gráfica, à disposição no IIEP-SP (Intercâmbio, Informação, Estudos e Pesquisa) (http://www.iiep.org.br), além de outros materiais históricos.

 

Esta jornada foi filmada e será, certamente, disponibilizada pelo projeto Memória da OSMSP – IIEP-SP, em documentário que todos nós aguardamos com muita expectativa.

 

O segundo evento deste ano realizou-se dia 1 de dezembro, na sede da APEOESP (Associação dos Professores do Estado de São Paulo - gentil e graciosamente cedida, com equipamentos), com a projeção do Documentário “Waldemar Rossi e Maria Célia Vieira Rossi: a história por quem a fez”, no qual é documentada a vida e militância destes dois grandes ativistas da OSMSP, das Pastorais Operárias e Movimentos Comunitários de São Paulo, cujas experiências ganharam o Brasil, em diversas regiões.

 

Foram pouco menos de cem pessoas reunidas em um ambiente fraterno e generoso, com a projeção do documentário (cerca de 60 minutos) e quase duas horas de debates e considerações, em um (re)encontro de militantes e companheiros, alguns que não se viam de longa data, além de jovens que se achegam a esta perspectiva militante. Depois, é lógico, comes e bebes para todos, pois a pajelança é sempre uma boa oportunidade para o bom convívio.

 

A produtora do Documentário, a Moviola Presa Produções Cinematográficas Independentes, disponibiliza cópias DVD, ao custo de R$20,00 cada uma + Frete Postal, sendo que os pedidos podem ser feitos ao moviolapresa(0)yahoo.com.br" target="_blank">moviolapresa(0)yahoo.com.br. São apenas 250 cópias numeradas e autografadas pelos protagonistas, dinheiro apenas para cobrir os custos financeiros da produção, que teve a mão-de-obra doada ou cobrada muito abaixo do mercado pelos técnicos envolvidos.

 

O motivo da divulgação do documentário APÓS a Sessão Prévia é que as instalações da APEOESP não comportariam uma grande afluência de interessados, o que de fato se comprovou, tendo esta sessão sido feita com a casa praticamente lotada. Mas nada impede que se façam novas projeções, com debates deste documentário, bastando uma comunicação prévia e convite, por parte dos que desejem promover novas sessões.

 

Raymundo Araujo Filho é médico veterinário e ativista social.

Recomendar
Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2011
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates