topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 784 - 21/11/2011 a 27/11/2011
Arquivos do Correio
Terça, 29 de Novembro de 2011
Recomendar

 

‘Barulho’ de Cabral em torno dos Royalties é ‘biombo’ pra proteger cartel do petróleo

Valéria Nader, da Redação

 

alt

A crise econômica mundial vem demonstrando os métodos cada dia menos dissimulados de apropriação de riquezas por parte de pessoas, grupos ou países. A distribuição de royalties no país é caso notório. “O barulho do Sergio Cabral era para dificultar a aprovação do contrato de partilha. Como já foi aprovado, agora quer evitar a supressão do segredo mais bem guardado da República: a emenda que devolve, em petróleo, às empresas, os royalties pagos em dinheiro”. E ele estaria também interessado em esconder benefícios da Lei Kandir. É o que afirma com sua costumeira contundência o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Fernando Siqueira.

 


 

‘Imprensa de idéias tem que buscar sua vanguarda entre os trabalhadores, os estudantes, o povo’

Valéria Nader, da Redação

 

alt

Conversar com o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira é como reviver os tempos de um outro jornalismo, autêntico e, ao mesmo tempo, efervescente, primordialmente movido pelo espírito investigativo e corajoso, e cujo objetivo essencial era buscar uma informação relevante para o público. Quesitos que estão a cada dia mais distantes das redações, em um mundo em que a função social do jornalismo parece já ocupar um lugar remoto. Nesta entrevista exclusiva para o Correio da Cidadania, também reproduzida em vídeo em nossa página, Raimundo discorre sobre a experiência do Jornal Movimento, do qual foi editor à época da ditadura, e fala sobre a mídia alternativa atualmente e sua relação com o poder.

 


 

EDITORIAL

 

Impunidade

 

É inaceitável a conduta da presidenta Dilma em face das irregularidades encontradas no Ministério do Trabalho. Esconder a corrupção que pragueja o seu governo é hoje o principal objetivo do governo – um governo, aliás, paralisado.

 


 

POLÍTICA

 

Heróis condenados

Frei Betto

 

“Os últimos soldados da guerra fria” é fruto de exaustivas pesquisas e entrevistas realizadas por Fernando Morais em Cuba, EUA e Brasil; o livro comprova por que Cuba resiste há mais de 50 anos.



 

Um mundo hipócrita e perigoso

Wladimir Pomar

 

O mundo parece haver ingressado naqueles tipos de hipocrisia e perigo que antecederam as duas grandes guerras mundiais. Mas há sinais crescentes de que os povos dos países desenvolvidos voltam a despertar.

 


 

Ainda a USP e a Mídia – pequena nota

Valéria Nader, da Redação

 

Criticada por um dos representantes do pensamento conservador cabal e assumido, veiculando, ademais, tal crítica em sua edição, a Folha cria uma chancela bem oportuna para prosseguir com seu conservadorismo mais sorrateiro.

 


 

“Se eu encontrar dez justos na cidade não a destruirei” (Gn. 18, 32)

Waldemar Rossi

 

O que nos alimenta novas esperanças é perceber que a cada ano maior número de pessoas se dá conta do descalabro reinante, vai perdendo antigas ilusões quanto ao sistema e até mesmo quanto a organizações ultrapassadas.

 


 

Os honoráveis bandidos e o holocausto brasileiro

Cláudio Ribeiro

 

Como Hitler na Alemanha, que içou bandeiras contra judeus e comunistas, no Brasil a bandeira do anticomunismo foi erguida apenas para esconder o verdadeiro holocausto brasileiro, a implementação de uma política econômica de subtração de rendas das classes trabalhadoras.

 


 

Amazônia: um imenso pasto

Frei Betto

 

Para preservar a Amazônia, melhor que códigos florestais e fiscalizações seria a reforma agrária adaptada ao seu grandioso ecossistema, de modo a impedir a atividade predatória do agronegócio, do latifúndio e de empresas de mineração.

 


 

Crise européia e momento brasileiro

Wladimir Pomar

 

O tucanato propõe a velha receita neoliberal e aposta que o governo Dilma será incapaz de enfrentar a crise, cuja profundidade e extensão deve ser ainda mais grave, em especial porque se conjuga com a dos EUA.

 


 

SOCIAL

 

A São Paulo demo-tucana é uma cidade triste e sucateada

Francisco Bicudo

 

Depois de omissões e desmandos demo-tucanos, São Paulo precisa urgentemente se redescobrir - e se reinventar. Não para reforçar a tese de "locomotiva da nação", que só faz enraizar comportamentos arrogantes e excludentes.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: atualizar a política externa

Virgilio Arraes

 

Desponta à sociedade americana a seguinte inquietação: diante de tanto desgaste nos últimos anos, seja castrense, seja diplomático, não seria o momento de alterar lá o norte da política externa, uma vez que não há modernidade na prática, aferroada ainda ao período da Guerra Fria?

 


 

Egito: o povo está vencendo

Luiz Eça

 

Os militares farão de tudo para cooptar a Irmandade Muçulmana, de olho na grande massa de egípcios que ela passa a representar. Seus 30% de votos darão forças para assumir reivindicações da Praça Tahrir. Como a Irmandade emergiu dos cárceres de Mubarak moderada, é de se supor que aceite concessões. No entanto, a decisão final não estará nas mãos dela. O povo terá a palavra final. É mais crível que a verdadeira revolução começou agora.

 


 

Na Espanha, Rajoy e o PP ganharam: governarão os mesmos

Carlos Gutierrez

 

Portanto, os especulares, os financistas, os tecnocratas da União Européia que ninguém elegeu, serão os que continuarão tendo em suas mãos o destino dos cidadãos do Estado espanhol.

 


 

Direito Fundamental ao Crédito: Presente de Grego!

Thiago Arcanjo Calheiros de Melo

 

É hoje (amanhã será outro) a própria Grécia que faz tocar as trombetas do segundo momento de trojan horse, que (lembremos!) não passa de mais uma manifestação terrena do grande Zeus-Mercadoria...

 


 

Europa: múltiplas formas de reagir à crise econômica

Grupo de São Paulo

 

Sobretudo após o atentado de 11 de setembro, a Europa vem sendo a protagonista, em decorrência de diretrizes da política externa estadunidense, de um incansável combate ao extremismo islâmico.

 


 

Crise atinge o coração da Europa

Altamiro Borges

 

Os últimos fatos políticos confirmam que o agravamento da crise resultou numa guinada à direita na Europa, hoje totalmente sob o comando da ditadura do capital financeiro.

 


 

Nicarágua: eleições fraudulentas e uma ditadura institucional

María López Vigil

 

Pela primeira vez na breve história eleitoral da Nicarágua (desde 1984), essas eleições tiveram violentos distúrbios em 80 dos 153 municípios às vésperas da votação e depois dela. Pela primeira vez a oposição não reconheceu os resultados nas primeiras horas.

 


 

Estratégias Imperialistas Contemporâneas: ciberguerra e empresas militares privadas

Fernando Marcelino

 

Estamos no limiar de transformações radicais no exercício da violência. O próximo período deve ser marcado por tentativas cada vez mais escabrosas de censura virtual em larga escala e controle social por segurança privada.

 


 

ECONOMIA

 

Chevron: elas atacam de novo

Paulo Metri

 

A Petrobrás é a empresa que mais compra equipamentos e serviços, inclusive desenvolvimentos tecnológicos, no Brasil. Recebendo a incumbência, ela é capaz de levar o país para um novo período de crescimento, com uso do poder de compra originado pelo Pré-Sal. Assim, já passou da hora de se criar uma nova lei do petróleo em que toda a área do Pré-Sal ainda não leiloada seja entregue sem leilão somente à Petrobrás.

 


 

Manifesto pelo veto ao “SuperCADE”

Fundação Brasileira de Direito Econômico

 

O sistema deve se referir à defesa da ordem econômica e não à defesa da concorrência, como parece sugerir a denominação utilizada na proposta.

 


 

O preço do petróleo deve ser calculado em vidas

Wladmir Coelho

 

A atual crise econômica criou a “necessidade” de aumentar a tributação dos mais pobres, e pagando preços ainda mais altos para as petrolíferas ficam garantidos os recursos para abastecer os bancos.

 


 

CULTURA

 

Zumbi, general de homens livres

Mário Maestri

 

Nzumbi foi o último grande chefe político-militar da confederação dos Palmares, nascida da federação dos quilombos da região, que unificaram suas forças diante dos incessantes ataques escravistas.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates