topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 783 - 14/11/2011 a 20/11/2011
Arquivos do Correio
Sexta, 25 de Novembro de 2011
Recomendar

 

 

‘Rio pacificado é um blefe’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

alt

 

No último dia 31 de outubro, o país foi surpreendido com o anúncio do deputado estadual e pré-candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, de que deixava o Brasil, a convite da Anistia Internacional, para passar um período na Europa e se ver temporariamente livre das incontáveis ameaças de morte que sofre das milícias cariocas. Para tratar do assunto e discutir as polêmicas levantadas pelas ações policiais no Rio, o Correio da Cidadania entrevistou outro parlamentar do PSOL, o deputado federal Chico Alencar.

 


 

POLÍTICA

 

Por um partido socialista de orientação estratégica ofensiva: notas a partir de István Mészáros

Demetrio Cheorobini

 

A atuação no interior do Estado ainda é importante. Esta é a luta defensiva de que fala o filósofo: os combates que, no âmbito estatal, buscam defender direitos dos trabalhadores historicamente conquistados. Mas tais embates precisam ser complementados pela formação das associações coletivas conscientes e organizadas em torno do projeto de auto-regulação do trabalho humano – eis a ofensiva socialista!

 


 

Apelo aos senadores

D. Demétrio Valentini

 

Os pequenos agricultores são um verdadeiro patrimônio imaterial do país. Por tudo isso eles merecem proteção especial no Código Florestal. Este o apelo aos senadores.

 


 

Ameaças de morte na greve da Universidade Federal de Rondônia

Estêvão Rafael Fernandes

 

Aos que não estão acostumados com os jargões amazônicos, a menção a “descer na enchente do rio”, ao qual o bilhete se refere, é uma referência clara ao hábito de se desovar cadáveres nos rios da região.

 


 

SOCIAL

 

Brasileiros ainda adoecem por falta de saneamento básico

Raquel Júnia

 

Estudo realizado pelo IBGE mostra grandes desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso ao saneamento. Nessa situação, persistem doenças como diarréia e febre amarela, decorrentes da falta de serviços de água tratada e esgoto.

 


 

Incidente na USP, com porrete tucano

Otto Filgueiras

 

“A USP é a universidade mais antidemocrática do Brasil. Se os estudantes tivessem voz no Conselho, se essa instância fosse paritária, se o reitor fosse eleito pelo voto direto, certamente não haveria ocupações, greves, paralisações, protestos. Errando ou acertando, o fato é que os estudantes lutam porque as decisões na USP são tomadas por um pequeno círculo que se comporta como se fosse proprietário da USP”.

 


 

Perfil do corrupto

Frei Betto

 

Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.

 


 

PM na USP e pseudo-democracia

Katya Parcianello

 

Por que nossa ditadura disfarçada precisaria contar com uma censura oficial, se na prática as informações já são filtradas, distorcidas e manipuladas? Assim, a defesa dos ideais de uma elite se faz sem que haja grandes reações.

 


 

Você não me quer como aluno da USP

Cleber Pelizzon

 

Sou aluno da FEA. Trabalho durante o dia, 10, 12, até 14 horas por dia. Estudo à noite. Mas você não me quer na USP. Fazendo o que eu faço atualmente, estou simplesmente colocando seu precioso dinheiro no bolso.

 


 

INTERNACIONAL

 

Crise grega: Papandreou é o Jânio Quadros que deu certo?

Raphael Tsavkko

 

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, venceu mais uma no seu teatrinho grego perfeitamente encenado. Conseguiu sua esperada aprovação no parlamento, que reafirmou mais uma vez sua confiança no governante. Uma vitória para ele, para a União Européia e, principalmente, para os bancos.

 


 

Obama e Natanyahu chantageiam a UNESCO

Atilio Boron

 

Assim como para seus antecessores, para os dois a diplomacia é um interminável exercício de extorsão, inclusive congelando contribuições a organismos internacionais que não se ajoelham diante de suas ordens.

 


 

Os resignados: a distopia inglesa

Bruno Garcia

 

Owen Jones parece antecipar as principais discussões após as rebeliões. Primeiro, porque trata especificamente da forma como a classe trabalhadora, imigrantes e minorias étnicas vêm sendo tratados cada vez mais como inimigos internos.

 


 

ECONOMIA

 

A velha mancha colonial

Wladmir Coelho

 

Para garantir os recursos que abastecem os banqueiros, aplica-se uma política econômica que arrocha os salários e os funcionários públicos de Minas Gerais; SP, RJ e o resto do Brasil sabem muito bem disso.

 


 

CULTURA

 

15 de novembro de 1889: a contra-revolução republicana

Mário Maestri

 

A onda reformista do movimento do abolicionismo foi estraçalhada pela nova ordem federalista. O novo Estado assumia uma essência conservadora, federalista, elitista e nulamente republicana, democrática e popular. Quando populações levantaram-se, confusamente, contra uma ordem que compreendiam ser-lhes absolutamente madrasta foram acusadas de barbárie e duramente massacradas.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates