topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 782 - 07/11/2011 a 13/11/2011
Arquivos do Correio
Terça, 22 de Novembro de 2011
Recomendar

 

A USP, a Tropa de Choque da Polícia e a Tropa de Choque da Mídia

Valéria Nader, da Redação


alt


O que de fato aconteceu por estes dias? Para responder a esta pergunta, é preciso primeiro externar, sem complacência, o quão estarrecedor é perceber o teor predominante da informação à qual a população de todo o país tem tido acesso. Quem se dá ao trabalho de ‘navegar’ por aí, e fugir, por pouco que seja, do noticiário do mainstream, vai perceber de fato uma profusão de visões profundamente dissonantes daquela que é bombardeada incessantemente pela mídia corporativa.

 


 

G-20 não dispõe de poder político para impor controle global da circulação financeira

Guilherme Costa Delgado

 

alt

 

Na última Reunião do G-20, em Luxemburgo, houve uma tão forte concentração de atenções e declarações, no sentido de impor “soluções’ da comunidade do Euro à combalida Grécia, que se perdeu oportunidade de analisar com maior profundidade uma sugestão singela, mas muito relevante: a criação de um tributo sobre transações financeiras globais. Como tanto na América como na Europa ainda não se tocou no poder real do sistema privado de criar riqueza fictícia, verdadeiras “cadeias de felicidade” que quando desabam são transferidas à dívida pública dos Estados, não se pode ainda vislumbrar luz no fim do túnel.

 


 

EDITORIAL

 

Sinal de alerta

 

A ignorância é grave. Porém, ainda mais grave é a indisposição de tantos jovens contra os universitários presos. Em algumas mensagens, podem se identificar até laivos de fascismo. Chega-se ao ponto de justificar detenção que atenta contra os direitos humanos, pois os detidos foram trancados em um ônibus, sem alimentação, sem facilidades sanitárias e expostos a um calor insuportável.

 


 

POLÍTICA

 

Resquícios de ditadura

Marcelo Badaró Mattos

 

De fato, a viagem de Marcelo Freixo deve durar menos tempo do que o longo exílio dos perseguidos dos anos 1960 e 1970, mas o fato deve ser suficiente para que questionemos mais uma vez: até que ponto os mecanismos repressivos da ditadura empresarial-militar foram desmontados, ou será que sobreviveram em novas roupagens nos tempos de ditadura de mercado?

 


 

A cidadania desencarnada e o fascismo de mercado

Léo Lince

 

O poder corrosivo do dinheiro é o único “valor” de livre curso entre os mantenedores da ordem dominante. Basta ver a fieira interminável de escândalos que começam em obras superfaturadas e terminam nos tesoureiros de campanha eleitoral. O formato atual de financiamento privado de campanha, elo que articula o absolutismo do mercado com a pequena política, é o fator determinante da corrupção sistêmica e da primazia do poder econômico como soberano da política.

 


 

Tecnocracia

Gilvan Rocha

 

Assim vem se comportando a velha esquerda, particularmente os trotskistas. Não lhe importa o acúmulo conquistado por alguém nas suas andanças, embates, leituras e polêmicas. O que importa é o nível de qualificação acadêmica.

 


 

Beba, mate e fique livre

Frei Betto

 

Nunca tive notícia de acidentes de trânsito, agressão doméstica ou internação psiquiátrica causados pelo vício de fumar. Todos nós, porém, conhecemos casos relacionados ao alcoolismo.

 


 

Entre o inesperado e o inusitado

Wladimir Pomar

 

Da mesma forma que os socialistas e comunistas das revoluções russa, chinesa e outras ficaram confusos, dividindo-se entre os que acreditaram poder construir o socialismo sem passar pelas dores do desenvolvimento capitalista e os que achavam necessária uma aliança de longo prazo com a burguesia nacional para o desenvolvimento das forças produtivas, muitos socialistas brasileiros também estão confusos sobre essas possibilidades.

 


 

Pela volta da Idade Média à USP

Mário Maestri

 

Por razões óbvias não registro o nome da autora da carta. Com minha total solidariedade ao movimento, faço uma derradeira reflexão. Se, na Idade Média, um senhor reitor atirasse pela janela do seu palácio a valiosa autonomia conquistada pela cidade, chamando a polícia para atuar livremente no campus, certamente seria destituído por seus pares.

 


 

INTERNACIONAL

 

O que quer Obama?

Atilio A. Boron

 

Dentro de sua estratégia global, isolar a Argentina do projeto de integração sul-americano é um passo tático da maior importância. Avançar nesse objetivo parece ser o único sentido do convite feito a Cristina Kirchner.

 


 

Palestinos podem processar

Luiz Eça

 

Israel no Tribunal Penal Internacional A entrada da Palestina na UNESCO é o primeiro passo para habilitá-la a chamar Israel à justiça. Para isso, terá, previamente, de aderir ao Estatuto de Roma, que criou o tribunal. Em conseqüência, sendo autoridades israelenses indiciadas, ao viajarem para algum dos países-membros do Tribunal Criminal Internacional, terão de ser forçosamente detidas e entregues ao tribunal.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Pernambuco: o governo da poluição

Heitor Scalambrini Costa

 

Há uma deliberada política de atração de instalações industriais de alto risco. A poluição causa danos reais e mensuráveis à saúde humana. As autoridades precisam levá-los em conta.

 


 

Dilma tratora as cisternas?

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

Dilma, quando entrou, disse que iria acelerar o processo do Programa 1 de Milhão de Cisternas. Sempre ficou a dúvida de qual seria o método para essa aceleração. Anunciou a construção de 800 mil cisternas, como a universalização do Água para Todos. Até aí, tudo ótimo. Mas, repentinamente, a presidente anuncia que vai acelerar a implantação das cisternas através de um reservatório de plástico, comprados de uma empresa. A presidenta nem imagina o estrago que está fazendo. Se soubesse, não é possível que o fizesse.

 


 

A grilagem recorde mundial

Lucio Flavio Pinto

 

A maior propriedade rural do mundo deixou de existir legalmente na semana passada. O juiz Hugo Gama Filho, da 9ª vara da justiça federal de Belém, mandou cancelar o registro imobiliário da Fazenda Curuá, que consta dos assentamentos do cartório de Altamira, no Pará. O imóvel foi inscrito nos livros de propriedade como tendo nada menos do que 4,7 milhões de hectares.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

“Roubado é mais gostoso”: Itaquera e a Copa dos Bons Amigos

Wellington Fontes Menezes

 

Vale como um salutar exemplo da fantástica máquina da corrupção e da demagogia política. Itaquera se transforma numa grande farsa dos bons amigos da Copa do Mundo.

 


 

A Esperança que move Casaldáliga

Roberto Malvezzi  (Gogó)

 

Enquanto achamos esses tempos difíceis e cruéis, ele os acha “raríssimos e belos”. Ainda mais: “mantenhamos a esperança. Pode falhar tudo, menos a esperança”.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates