topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 781 - 31/10/2011 a 06/11/2011
Arquivos do Correio
Sexta, 11 de Novembro de 2011
Recomendar

 

Melhor distribuição de renda no Brasil é uma ‘construção ideológica, planejada e articulada’

Paulo Passarinho

 

alt

 

Estudos sobre a distribuição de renda, com base nos resultados das PNAD’s, não revelam uma parte importantíssima da repartição de rendas no país, justamente aquela apropriada pelos capitalistas. Fica clara, assim, a construção ideológica, planejada e articulada, em curso no Brasil, por parte de governos, mídia dominante, círculos acadêmicos e os partidos da ordem. As reiteradas notícias e informações sobre a melhor distribuição de renda do Brasil têm a rigor apenas uma meta: legitimar o modelo em curso, as políticas econômicas adotadas para a sua viabilização e a demonização de qualquer alternativa que venha a ameaçar os grandes beneficiários da ordem atual.

 


 

EDITORIAL

 

Mais uma contra o povo

 

A última do governo Dilma foi a redução das prerrogativas do Ibama. De agora em diante, somente infrações previstas em lei federal serão fiscalizadas pelo órgão. As demais serão fiscalizadas por órgãos estaduais. Tradução: não serão fiscalizadas.

 


 

POLÍTICA

 

O caso do oligopólio automotivo

Wladimir Pomar

 

A elevação do IPI protege apenas o oligopólio automotivo multinacional e só protege os empregos no discurso, não de fato. E adiantamos que qualquer revisão da política industrial automotiva que não tenha como meta clara e principal a quebra do oligopólio existente e o estabelecimento de uma concorrência ou competição real entre as fabricantes não levará em conta os interesses nacionais brasileiros.

 


 

‘Guerra civil não declarada’ segue firme, como herança da ditadura militar

Waldemar Rossi

 

A ditadura oficial chegou ao fim deixando várias heranças malditas: a corrupção, a impunidade, a cadeia para os pobres, o rebaixamento do padrão de vida do povo, a entrega da economia nacional para o capital estrangeiro, a Dívida Externa e a Interna e, sobretudo, sua pior herança, a VIOLÊNCIA contra o povo. E o Rio se tornou o centro da ação criminosa impune, praticada por policiais militares e civis, além de políticos envolvidos em corrupção. Em 2008, o deputado estadual do Rio, Marcelo Freixo, do PSOL, presidiu CPI das Milícias, que provocou o indiciamento de 225 pessoas. Desde então, vem sofrendo ameaças de morte, e deverá agora se exilar do país rumo a lugar ignorado.

 


 

Do capital ao social

Frei Betto

 

Erradicar as causas da pobreza significa mexer nas estruturas arcaicas que ainda perduram em nosso país, como a fundiária, a política, a tributária e os sistemas de educação e saúde.

 


 

SOCIAL

 

Declaração do Rio firma compromisso internacional por equidade social e em saúde

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

“Promover a participação da sociedade na formulação de políticas públicas voltadas à erradicação de fatores sociais responsáveis pelo processo de estratificação social”.

 


 

ECONOMIA

 

Crisis? What Crisis?

Raymundo Araujo Filho

 

Neste momento, o Capitalismo está ganhando força, concentrando-se mais ainda nas mãos de menos gente, colocando as relações entre capital-trabalho extremamente favoráveis ao capital, transferindo o grosso da produção industrial para o terceiro mundo (no primeiro ficam só a indústria bélica, bens de capital e petróleo). E colocando a classe média, operários e trabalhadores dos serviços nas ruas "em busca do paraíso perdido" (leia-se capitalismo de pleno emprego e assistência social).

 


 

Primavera brasileira

Paulo Metri

 

A mídia comercial, porta-voz dos detentores de capitais e privilégios, induz a população a seguir o exemplo dado pelo restante do mundo, só que o instigando a aderir a manifestações contra a corrupção.

 


 

CULTURA

 

Há 200 anos: José Artigas e a luta pela terra e liberdade

Mário Maestri

 

A derrota final de José Artigas e de revolução nacional, democrática e social que capitaneou foi construída pelos invasores que, através da oligarquia montevideana, desorganizaram a frente social artiguista quando teria morrido em torno da metade da população pobre do interior.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates