topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 780 - 24/10/2011 a 30/10/2011
Arquivos do Correio
Terça, 01 de Novembro de 2011
Recomendar

 

Kirchnerismo, e seu modelo econômico regressivo, emerge como consenso político

Julio C. Gambina


alt

 

A evolução econômica, com superávit comercial e fiscal, facilitou uma política social que aumentou a população idosa com acesso à pensão e aposentadoria, tanto como a assistência a menores e desempregados. O crescimento remete principalmente à primarização econômica produtiva e exportadora, sendo evidente pela extensão da fronteira agrícola da soja. Junto a isso, o país potencializou nestes anos, por meio da mega-mineração, seu caráter de produtor e exportador. Na indústria, sobressai a automotiva, com recordes anuais de produção e o componente de autopeças nacionais mais baixo da história.

 


 

EDITORIAL

 

A greve dos carteiros

 

O ganho moral significa duas reconhecimento de terceiros da legitimidade do movimento e mostra a consciência dos grevistas de que lutaram por uma causa justa. Tal capacidade de luta só aumentará na hora em que a classe trabalhadora tomar consciência de que não conseguirá melhorar sua condição de vida sem risco, sem coragem. Precisa saber também que o grande instrumento dessa luta é a greve.

 


 

POLÍTICA

 

Entre o necessário e o suficiente

Wladimir Pomar

 

É preciso desnudar a estrutura da indústria existente no Brasil e adotar um programa eficaz, que leve as empresas estrangeiras a internalizarem novas e altas tecnologias, e que recrie ou crie empresas genuinamente nacionais que compitam com as estrangeiras tanto no mercado interno, quanto no mercado internacional.

 


 

Com essa oposição de direita, qualquer governo vira esquerda

Milton Temer

 

A Nova Direita termina por se transformar na Esquerda Possível, tendo em vista o horror da alternativa que a grande mídia fornece, com espaços exclusivos a seus representantes nas "denúncias".

 


 

A praça é do povo...

Frei Betto

 

Todas essas manifestações de rua são positivas, porém insuficientes. Não basta protestar. É preciso propor – uma nova ordem econômica, um novo projeto político, um outro mundo possível...

 


 

SOCIAL

 

Conferências de saúde? Para quê?

Daniel Chutorianscy

 

Se as administrações dos hospitais e Unidades de Saúde serão privatizadas e terão “duas entradas”? Não faz sentido ir a mais uma Conferência. Fui eleito delegado, mas nego-me. Não é preciso conferenciar para entender que o hospital público funcionando adequadamente fecha qualquer instituição privada a sua volta. Portanto, para o modelo capitalista-neoliberal, adoecer e “cancerizar” a instituição pública é necessidade vital.

 


 

INTERNACIONAL

 

A Líbia que eu conheci

Georges Bourdoukan

 

Após o assassinato do coronel Muammar Kadafi, líder da autocracia líbia, o jornalista e ex-diretor do Globo Repórter, Georges Bourdoukan produziu uma série de artigos em seu blog relativos à sua passagem pelo país em 1979, nos festejos de uma década da derrubada da monarquia do Rei Idris – cuja bandeira voltou a ser tremulada nas mãos dos incógnitos rebeldes reforçados pela OTAN. Com leveza e simplicidade, Bourdoukan conta histórias jamais reveladas por nossa mídia, sempre obediente aos posicionamentos, decisões e agressões provenientes da Casa Branca.

 


 

Sem trunfos internos, Obama apela para política externa a la Bush

Virgilio Arraes

 

O governo Obama chega ao fim do terceiro ano com a taxa de desemprego levemente acima de 9%, praticamente um ponto acima da do começo de sua administração em 20 de janeiro de 2009. Três anos depois, a administração Obama lamentavelmente abarcou na medida do possível as medidas do predecessor republicano: sem trunfos internos, ele se socorrerá na política externa.

 


 

Chega de chiclete

Mike Davis

 

Nossa ocupação há 46 anos foi uma incursão de guerrilheiros; a de agora é uma Wall Street sob o cerco dos liliputianos. Também é o triunfo do princípio supostamente arcaico do cara a cara, da organização dialógica. As mídias sociais são importantes, é claro, mas não onipotentes.

 


 

Kadafi e a putrefação moral do império

Atilio A. Boron

 

Essa vitória ocasional, prelúdio de uma infernal guerra civil que comoverá a Líbia e todo o mundo árabe em pouco tempo, não deterá a queda do império. Enquanto isso, como observa o agudo filósofo italiano Domenico Losurdo, o crime de Sirte evidenciou algo impensável até pouco tempo atrás: a superioridade moral de Kadafi em relação aos carniceiros de Washington e Bruxelas.

 


 

A Honra Reconquistada de Muammar al-Kadafi

Mário Maestri

 

Quem abraça o demônio, jamais dirige a dança! Foi o movimento de privatizações, de “austeridade”, de abertura ao capital mundial, de apoio às políticas imperialistas na África etc., sob os golpes da crise mundial, o grande responsável pela perda de consenso social de ordem que, no contexto de suas enormes contradições, realizara a mais ampla e democrática distribuição popular da renda petroleira das nações arábico-orientais.

 


 

ECONOMIA

 

Royalties e a covardia contra os brasileiros

Emanuel Cancella

 

Vamos continuar a brigar internamente para saber quem leva mais dinheiro dos royalties que representam no máximo 15% do petróleo? Enquanto isso, a maior parte do nosso petróleo vai ser exportado.

 


 

VÍDEO

 

O jornal Movimento e a Mídia Alternativa

 

O jornalista Raimundo Pereira, editor do jornal Movimento à época da Ditadura, avalia as perspectivas da mídia alternativa.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates