topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Coincidências demais Imprimir E-mail
Escrito por Wladimir Pomar   
Quarta, 25 de Julho de 2007
Recomendar

 

 

Até santo desconfia de coincidências demais. E coincidências tornaram-se corriqueiras nos meses recentes. Desdobraram-se nas inconsistências de cada vazamento dos processos da Polícia Federal. Repetem-se nos entraves burocráticos que impedem ou atrasam as obras de infra-estrutura e de plantas produtivas estratégicas da economia. Multiplicam-se exaustivamente na cobertura da imprensa, que sempre "pauta" os pontos que realcem a "responsabilidade do governo" em qualquer assunto negativo. E tornam-se cada vez mais estranhas nos "acidentes", ou "erros", que ocorrem nos sistemas de controle aéreo.

 

Os vazamentos (não os processos) da Polícia Federal, mesmo que sejam paralisados, certamente causarão rombos nas finanças públicas, se todos os que, acusados sem provas contundentes, entrarem com processos de perdas e danos contra a União. Os entraves burocráticos, dos mais diversos escalões, em geral ao arrepio da lei, além dos danos que impõem aos planos de desenvolvimento do país, também poderão ferir fundo as finanças públicas, se os que vêm sendo prejudicados também apelarem para ações indenizatórias contra o poder público.

 

A cobertura da imprensa, arrogando-se conhecedora das causas gerais e específicas de todo e qualquer acontecimento, inclusive do fator determinante do acidente do avião da TAM, tem conseguido levar a classe média, por exemplo, a culpar o governo Lula, não as companhias aéreas, pela cobiça em vender mais vôos do que suas frotas e tripulações têm capacidade de atender, e em colocar em operação, como parece, aviões que deveriam ter recebido uma manutenção mais responsável.

 

No caso do caos aéreo, a imprensa também tem batido na tecla de que o governo Lula deu mais atenção ao charme dos aeroportos do que à segurança, seja das pistas, seja dos equipamentos de controle aéreo. Talvez por simples coincidência, quase toda a mídia guarda um obsequioso silêncio sobre o fato de que as obras, que modernizaram apenas parcialmente os aeroportos, foram projetadas e iniciadas durante o governo FHC. E ninguém se atreve a dizer que o pecado do governo Lula foi concluí-las, sem fazer uma análise dos desvios estruturais dos projetos de seu antecessor.

 

Aliás, se tivessem sido ouvidas as sugestões de que seria imprescindível realizar uma severa auditoria da era FHC, dando conhecimento à opinião pública das inconsistências de seus projetos e dos estragos causados ao país, a situação poderia ser outra. Não só teria sido possível evitar que bombas de retardamento, plantadas naquele governo, estivessem explodindo agora, como também a classe média estaria em condições de avaliar mais apropriadamente as responsabilidades dos acontecimentos em curso.

 

E, além disso, o país estaria mais preparado para enfrentar as coincidências, tantas que até parecem sabotagens programadas.

 

 

Wladimir Pomar é escritor e analista político.

 

Para comentar este artigo, clique aqui.

Recomendar
Última atualização em Quarta, 25 de Julho de 2007
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates