topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 778 - 10/10/2011 a 16/10/2011
Arquivos do Correio
Segunda, 17 de Outubro de 2011
Recomendar

 

 

Belo Monte e as cobras

Rodolfo Salm

 

alt

Toda a questão do enriquecimento inexplicado de Antonio Palocci é pequena se comparada às denúncias envolvendo seu irmão Adhemar Palocci, sempre diretor da Eletronorte. Ele é acusado em uma série de casos de corrupção envolvendo a indústria barrageira, inclusive do recebimento de propina da empresa Camargo Corrêa (segundo o relatório da Polícia Federal na Operação Castelo de Areia). Escândalos que o unem a Walter Cardeal, braço direito da Dilma desde os tempos da Secretaria de Energia do Rio Grande do Sul. Todos esses, apadrinhados de José Sarney, continuam atuando livremente.

 


 

POLÍTICA

 

Globo organiza o partido da despolitização da política

Milton Temer

 

O que move a TV Globo é a conquista de corações e mentes de uma parte fundamental do eleitorado progressista, mas não filiado ou permanentemente ligado às lutas dos movimentos sociais ou dos partidos de esquerda, que não se venderam, nem se renderam, para uma ação organizada de desorganização exatamente dessas correntes de ação e pensamento progressista.

 


 

Conselhos estaduais de educação

Inês do Amaral Buschel

 

A lei vigente por aqui é datada de 1971! Portanto, editada em pleno regime militar autoritário e, conseqüentemente, antes da promulgação da Constituição de 1988, da própria Constituição paulista de 1989 e da atual LDB de 1996! No Conselho paulista não há representação paritária, mas tão somente indicação de profissionais “notáveis” ligados ao ensino público e privado, com nomeação pelo governador e recondução ilimitada.

 


 

Americanos ou estadunidenses?

Duarte Pereira

 

É um adjetivo mais longo e menos eufônico, poderão objetar alguns, mas é o adjetivo correto. Quem reduziria a “Europa” à França, por exemplo, e chamaria os franceses simplesmente de “europeus”?

 


 

A questão do produto nacional bruto

Wladimir Pomar

 

Todos os países que se industrializaram em épocas recentes, contando com fortes investimentos estrangeiros, como os NIC (Novos Países Industrializados) e a China, enfrentaram, ou continuam enfrentando, a questão da diferença entre seu produto interno bruto (PIB) e seu produto nacional bruto (PNB). Nessas condições, o Brasil se confronta com uma contradição que parece ainda não merecer a atenção de seus planejadores.

 


 

Enfrentando a impotência, ainda que tarde

Milton Temer

 

É bom que a CUT desperte, mesmo timidamente. Mas melhor seria que, juntamente com o PT e o MST, atentasse para o que ocorre no mundo e se tornasse vanguarda dos instrumentos sociais de pressão, num contraponto ao crescente poder do grande capital.

 


 

Do fundo do poço

Frei Betto

 

Devemos, pois, nos perguntar se o debate a respeito da liberação das drogas não carece de ênfase nas causas da dependência química e de como tratá-las.

 


 

Viva o povo ianque!

Gilvan Rocha

 

A luta anticapitalista, para ter êxito, é necessário que se processe nos países centrais, localizados na Europa Ocidental, Japão, Estados Unidos e Canadá.

 


 

SOCIAL

 

A injustiça social em Recife: a atuação da polícia

Silvio Profirio da Silva

 

O assassinato de Andre Batista, 18 anos, surpreende bastante no que concerne à legislação atual, ou seja, uma portaria datada de dezembro de 2010, que proíbe o ato de atirar em caso de blitz.

 


 

INTERNACIONAL

 

Síria: uma chance para corrigir os erros

Juliano Medeiros

 

Aqui reside a diferença fundamental entre Líbia e Síria, para a qual devem estar atentos os que viram na agressão imperialista da OTAN a única alternativa para a queda de Kadafi: na Síria a oposição é composta por um amplo leque de partidos, onde existem grupos conservadores financiados e armados desde o exterior, mas também setores claramente nacionalistas e democráticos, que rechaçam a agressão imperialista e lutam para garantir melhores condições para a luta política de massas e uma transição política pacífica.

 


 

O setembro de 2011: o mais violento da história de Goiânia

Frei Marcos Sassatelli

 

Adriana Ribeiro, da Delegacia de Homicídios, reconhece que a nossa sociedade não tem estrutura apropriada para enfrentar a questão e afirma: “Tem de tirar os jovens das drogas, o que se dá através de políticas públicas”.

 


 

A ALBA e seus chanceleres na Síria, desta vez no caminho errado

Pablo Stefanoni

 

Apoiar a ditadura Assad é incompatível com uma esquerda emancipatória e refere-se às velhas teses da guerra fria, sem preocupação com o que pode ser opressivo ao povo se sua posição é, em teoria, “antiimperialista”.

 


 

ECONOMIA

 

Os Sinais da Crise Externa se Aprofundam

Guilherme C. Delgado

 

O capitalismo, sob a égide do capital financeiro, está ele próprio criando rupturas sistêmicas, insuperáveis pela lógica estrita do capital e do dinheiro ou ainda pela ética do utilitarismo social. Coragem para pensar o futuro, com compromisso de reconstruir o País sob nova cultura do desenvolvimento ou adaptar-se ao constrangimento permanente da dependência externa.

 


 

CULTURA

 

Medidores humanos

Gabriel Perissé

 

Medidores antigos e atuais, úteis ou inúteis, que com maior ou menor precisão nos mostram em que medida o homem é de fato a medida de todas as coisas...

 


 

Noite adentro, corpo afora

Ana Beatriz Noronha

 

Enquanto procurava o isqueiro, pensava sobre a condenação insana em que a sociedade supõe e aponta seus marginais, perseguindo tudo que for das minorias, do estranho, do incomum, numa matança animal do valor humano.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates