topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Fogo nos malfeitos governo, mas também nos fariseus Imprimir E-mail
Escrito por Milton Temer   
Sábado, 13 de Agosto de 2011
Recomendar

 

A queixa por "denuncismo" da imprensa, como justificativa pela limitada Ideli Salvatti para as crises atuais do governo Dilma, é absurda. Mas também é verdade que a fúria investigativa atual da mídia conservadora só encontra paralelo na oficialismo leniente com que tratou o governo FHC. O que denota uma clara ideologização hipócrita do combate à corrupção, tanto dessa mídia quanto da parceria PSDB-PFL e seus subprodutos, como se nada tivessem a ver com fenômenos semelhantes promovidos durante o mandarinato de FHC. Só para citar como exemplo, imaginemos o que teria ocorrido nas manchetes caso a emenda da reeleição, valendo para o próprio mandato, tivesse ocorrido em outro governo que não o de FHC.

 

Mas há muito mais, e tão grave quanto.

 

A crítica, hoje universal, aos governos que privatizaram o lucro e socializaram prejuízos dos banqueiros ianques e europeus na crise de 2008, "generosidade" que tem muito a ver com a crise atual das dívidas públicas das potências capitalistas, deveria ter tido alvo pioneiro no Brasil.

 

Estou me referindo ao Proer, instrumento gerado pelo BC presidido por Gustavo Loyola, e por onde se entregaram R$ 40 bilhões a banqueiros brasileiros, preferencialmente os mais próximos das caixas de campanha tucano-pefelistas, sem nunca ter merecido uma investigação jornalística.

 

Muito pelo contrário, o que se escreveu foi um apoio quase incondicional da grande mídia, embora ainda corram processos promovidos pelo Ministério Público contra alguns dos responsáveis pela medida. Responsáveis públicos de então, mas hoje convertidos em "consultores" e diretores de grandes bancos, ou até em importantes banqueiros privados. Sem nada antes, de capital inicial, a não ser a passagem pelo serviço público.

 

Nesse contexto, é preciso estar atento, a partir de um olhar crítico da esquerda combativa, tanto nos movimentos sociais quanto nas esferas institucionais. Nenhuma concessão à bandalheira posta em prática pelos que privatizam o Estado de forma criminosa pode ser desculpada. Mas nenhuma concessão pode ser feita aos fariseus que, quando no poder, foram tão ou mais predadores do que os que agora tentam alvejar com suas versões "ético-moralistas".

 

É fundamental atacar de forma contundente as concessões feitas pelo governo Dilma, na esteira do lulo-pragmatismo, o "polulismo", que destrói de forma perigosamente irreversível a alma geradora do PT como partido de luta. Mas sem permitir que passem em brancas nuvens as semelhanças entre os malfeitos atuais e os que foram protegidos pelos que hoje, de forma ilegítima, os atacam pela simples razão de não estarem se locupletando na mesma esbórnia.

 

Milton Temer é jornalista.

Recomendar
Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2011
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates