topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 766 - 18/07/2011 a 24/07/2011
Arquivos do Correio
Terça, 26 de Julho de 2011
Recomendar

 

 

 

Escândalo Murdoch reitera que mídia comercial jamais terá serventia pública e cidadã

Gabriel Brito, da Redação

 

Imagem

 

 

 

 

 

 

Murdoch não é exceção, e sim o padrão de empresário da mídia. Não à toa, não se vêem editoriais enérgicos e as matérias tratam apenas de relatar as delinqüências dos subalternos. Seu caso virou manchete internacional por conta da sordidez de suas “investigações jornalísticas”, jamais imaginadas pela vasta maioria de seu público consumidor. Resta ao governo inglês conseguir abafar o caso e seguir a vida, aos demais governos esconderem melhor suas relações espúrias com barões da comunicação, aos Murdoch continuar tocando seus negócios. E aos que ficam fora disso, seguir na construção de outra mídia.

 


 

POLÍTICA

 

Direito à memória, à verdade e à justiça; dez pontos sob reflexão

Sergio Muylaert

 

Trata-se de um direito clássico para as conquistas que devem pavimentar o futuro das nações e dos povos e que aperfeiçoa o rol dos direitos humanos por meio da proclamada justiça de transição.

 


 

O juiz, o bispo e a forte onda reacionária

Francisco Bicudo

 

Penso que não há como negar: o sinal amarelo de alerta e perigo medievais se anuncia nas esquinas. É preciso reconhecer que os "argumentos" usados pelo juiz e pelo bispo alcançam forte apoio popular e encontram ressonância nas mais diferentes instâncias do tecido social. A rede libertária e as novas tecnologias são importantíssimas para o exercício de resistência iluminista e chamamento da sociedade à racionalidade.  

 


 

Problemas e soluções concretas

Wladimir Pomar

 

As supostas propostas sindicais mais avançadas do que as dos partidos de esquerda deveriam ser comprovadas com exemplos mais precisos. Isto, para que se possa entender melhor porque o PT, e não as centrais sindicais, é o alvo principal dos ataques da direita e dos setores reacionários da burguesia.

 


 

Rasga Trapo

Gilvan Rocha

 

Uma sociedade que impõe cruel desigualdade à imensa maioria não poderia manter-se não fosse a construção e manutenção de imenso Império da Mentira.

 


 

Ustra: o torturador vai ao banco dos réus

Celso Lungaretti

 

Já declarado torturador pela Justiça paulista noutro processo, Brilhante Ustra agora poderá ter oficializada a condição de assassino.

 


 

SOCIAL

 

Submergir é preciso

Lucio Carvalho

 

Os sites de compras coletivas surgem como nova febre no país, mas já reproduzem o mesmo corte de classe de outros segmentos, com distinção de tratamento entre os consumidores.

 


 

Atenção Primária em Saúde não dispõe de orçamento específico no Brasil

Rodrigo de Oliveira Andrade e Samuel Antenor

 

Entre os fatores que realimentam suas deficiências e impedem seu aperfeiçoamento estão a falta de capacidade técnica-gerencial, principalmente em municípios menores, e baixo financiamento público.

 


 

Muita terra nas mãos de poucos

Cláudio Marques

 

A reforma agrária se tornou uma questão-chave da problemática rural, urbana e ambiental. Porém, é um desafio e tanto, pois afeta o modelo econômico brasileiro. 

 


 

A tragédia da fome e os números do governo

Aldo Santos

 

Por mais "caridosa e justa" que seja a campanha para amenizar o sofrimento dos famélicos brasileiros, essa é mais uma saída eleitoreira, paliativa e transitória.

 


 

INTERNACIONAL

 

Afeganistão: todos querem, mas a paz não vem

Luiz Eça

 

Barack Obama, que já chamou essa guerra de “necessária”, bem que gostaria de chamar seus soldados de volta logo. Mas simplesmente sair poderia ser catastrófico para suas pretensões de reeleição. Além de ganhar o ódio eterno dos militares (o que não é nada saudável), abriria seu flanco para ataques possivelmente mortíferos da oposição.

 


 

Em terras zapatistas

Antonio Julio de Menezes Neto

 

Entre maio e junho de 2011 estive Chiapas, para conhecer as conquistas e lutas zapatistas. Com toda certeza, é um dos fenômenos mais complexos e ricos das lutas socialistas de nossa América Latina.

 


 

Entrevista com Alejandro Buenrostro: o México e os zapatistas de ontem e de hoje

Guga Dorea

 

Tenho escrito há tempos sobre a relevância de conhecer os zapatistas no Brasil, além de textos referentes aos cem anos da Revolução Mexicana. Por isso, optei por fechar o ciclo realizando essa entrevista com o sociólogo.

 


 

ECONOMIA

 

Os oligopólios controlam o petróleo do Brasil

Wladmir Coelho

 

Vejam a importância de Sir Chapman para a economia inglesa. Sua honraria medieval foi concedida poucos dias antes do anúncio oficial de fantásticas "descobertas" petrolíferas na bacia de Santos no Brasil.

 


 

Governo Dilma ainda terá que reconhecer inviabilidade do atual modelo econômico

Guilherme Delgado

 

É necessário questionar seriamente o padrão de crescimento econômico ora em curso, não pela ótica conservadora da estabilização monetária pura e simples, mas pela ótica das necessidades básicas dos trabalhadores e da população em seu conjunto, cujos empregos, direitos sociais e outras formas de participação no bolo econômico ficam seriamente comprometidas.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Incêndio criminoso

Telma Monteiro

 

A ativista ambiental Telma Monteiro, que faz seguidas denúncias dos projetos hidrelétricos brasileiros, sofreu atentado em seu sítio neste fim de semana.

 


 

A cruel honestidade do presidente do IBAMA

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Se quisermos manter um pingo de dignidade humana, devemos nos afastar não só da direita, mas também das esquerdas que aceitam o sacrifício humano em nome do “desenvolvimento”.

 


 

CULTURA

 

Ciência, tecnológica e educação

Silvio Profirio da Silva

 

A inserção das TICs na educação acarreta não só novas possibilidades de cunho metodológico, mas, acima de tudo, uma transformação social nos papéis e nas funções de dois atores sociais: professor e aluno. 

 


 

Caça à palavra

Gabriel Perissé

 

Bem sabia eu que não haveria sinônimos ou substitutos para aquela palavra. O texto e o contexto não permitiam outra palavra. Certamente encontrara outros autores e a eles se entregara.

 


Recomendar
Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates