Correio da Cidadania

Rasga Trapo

0
0
0
s2sdefault

 

 

O nome dele era realmente José Benedito da Silva. Não sabemos por que recebeu esse apelido de Rasga Trapo. A verdade é que quase por toda vida não foi chamado pelo seu verdadeiro nome. Isso, porém, é de pouca importância, o fato é que Rasga Trapo celebrizou-se por sua coragem física. Não era perverso.

Era destemido, temerário. Muitos foram os episódios de sua vida em que a coragem quase suicida foi posta à prova.

 

Entretanto, Rasga Trapo tremia de medo de assombração. Temia qualquer fantasma dos muitos que povoavam sua mente. Pouco adiantava, ou melhor, era inútil dizer para àquele homem que fantasmas não existiam e que, na absurda hipótese de existirem, ele era incapaz de promover qualquer tipo de agressão além de assustar pessoas. Rasga Trapo continuava irredutível. Enfrentava um batalhão, mas fugia de qualquer presumido fantasminha.

 

Há uma semelhança extraordinária entre Rasga Trapo e grande parte de nossa esquerda. Esta, em diversos momentos, enfrentou heroicamente os esbirros e torturadores do sistema, embora negasse desfazer-se das crendices impostas pela burguesia. Mostra-se incapaz de encarar as inúmeras inverdades construídas pelo sistema vigente, cuja característica é a divisão da sociedade em classes e camadas sociais.

 

Ora, uma sociedade que impõe uma cruel desigualdade que castiga uma imensa maioria não poderia manter- se de pé não fosse a construção e manutenção desse imenso Império da Mentira. Ele contém as mais descabidas cretinices que vão desde a popular condenação da cobiça à sofisticada propalação de um chamado Estado de direito tão festejado pelos bacharéis e políticos da burguesia.

 

Temos repetido que o Estado é um instrumento de classe. Ele existe para impor os interesses de uma classe sobre outra. Assim sendo, o Estado burguês não passa de um Estado de direita, essa é uma das verdades que devia ser encarada pelas esquerdas ditas socialistas ou comunistas. Essa coragem, porém, tem faltado e assim como Rasga Trapo essa esquerda continua cultivando fantasmas.



Gilvan Rocha é membro do CAEP - Centro de Atividades e Estudos Políticos
Blog: www.gilvanrocha.blogspot.com/

0
0
0
s2sdefault