topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Caso de polícia Imprimir E-mail
Escrito por Claudionor Mendonça dos Santos   
Quarta, 15 de Junho de 2011
Recomendar

Há, desde os anos 30, postura oficial no sentido de que as questões sociais, no Brasil, constituem-se em caso de polícia. E os organismos policiais brasileiros, realmente, assimilaram tal postura, como se verifica nas situações de greve e de cumprimento de mandados judiciais em ações que se referem a áreas ocupadas por pessoas que não possuem teto para morar.

 

Assim, a busca da criminalização de toda atividade provinda de setores da comunidade que, ao largo dos anos, foram totalmente marginalizados vai ao encontro de tal cultura. A crise social que marginaliza setores da sociedade seria a causa do aumento da criminalidade, segundo a elite brasileira que manifesta profundo desprezo pelo setor carente da população, jogando-o no protesto violento que se vê pela mídia manipuladora.

 

Tais manifestações, ao contrário do que se busca mostrar, não se constituem em atividade criminosa, nem mera desordem social. Ao contrário, tal camada da população, cansada do descaso das autoridades constituídas e unida pela busca de solução de seus problemas, preserva, apesar de todo o sofrimento, a solidariedade, a fraternidade e espírito de luta, na esperança de que sua situação seja atenuada.

 

Necessário frisar que nem toda crise social gera criminalidade, levando-se em consideração a meta a que visam os setores que atuam de forma contundente, diante do total abandono no que se refere às políticas públicas trombeteadas em períodos eleitorais e imediatamente esquecidas logo após as eleições.

 

A vida social para ser respeitada deve ser fomentada por princípios mínimos de justiça e de equidade demonstrados pelos ocupantes do Poder que não podem ser temidos. As organizações estatais criaram desespero e revolta nas chamadas massas deserdadas, com aprofundamento da injustiça social e da iniqüidade, criando regiões paupérrimas e desamparadas ao extremo. Ao lado disso, ocorreram escândalos que permaneceram impunes. O atraso na reforma agrária armou a mão da guerrilha dos latifundiários com o assassinato de lideranças camponesas, provocando, ainda, o inchaço das grandes cidades, para onde correm migrantes, tangidos pela violência do campo.

 

É tempo, portanto, de se lutar pela transformação da sociedade, capaz de restaurar a confiança e a esperança no seio das comunidades carentes, através de um projeto político que somente atingirá seus objetivos se contar com a participação popular, garantindo-se, conforme ensinava o saudoso Hélio Pellegrino, que "a indignação e a inconformidade do povo possam formular-se em termos de pensamento político, de modo a poderem integrar-se no circuito de intercâmbio social, fazendo parte do progresso e da liberdade".

 

Liberdade e progresso que não podem se constituir em mero enunciado.

 

Claudionor Mendonça dos Santos é Promotor de Justiça e 1º secretário do Movimento do Ministério Público Democrático.

 

 

Recomendar
Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2011
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates